Fórmula 4 Brasil encara calor intenso no Velocitta com treinos extras antes da 4ª etapa
A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA abriu os trabalhos da 4ª etapa da temporada 2025, que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Nesta quinta-feira (2), os pilotos da categoria-escola participaram de três treinos extras sob forte calor, enfrentando temperaturas de até 32ºC. As diferenças nos tempos foram mínimas, com destaque para Murilo Rocha (Starrett Bassani F4), vice-líder do campeonato, que terminou o dia na frente.
Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar
Os tempos registrados durante os treinos extras tiveram diferenças bastante apertadas entre os pilotos. No primeiro treino, realizado diante de temperatura ambiente na casa dos 26ºC, os três primeiros colocados ficaram separados por menos de 0s1 (um décimo de segundo). Depois de registrar 1min27s027, Murilo Rocha foi seguido por um dos seus companheiros de equipe, Pedro Lins, enquanto Cadi Baptista (TMG Racing) foi o terceiro, 0s014 atrás do piloto do carro #24 da Starrett Bassani F4.
O treino extra 2 foi liderado por Pedro Lima. Vencedor no último fim de semana, o paulista é mais um representante da equipe liderada por Eduardo Bassani. O adolescente de 15 anos virou 1min27s078 em sua melhor passagem na pista de 3.443 metros e 12 curvas em Mogi Guaçu. A Starrett Bassani fez dobradinha com Murilo Rocha em segundo, enquanto Alceu Feldmann Neto colocou a Cavaleiro Sports no top-3 no Velocitta.
No mais exigente treino do dia, a BRB Fórmula 4 Brasil viu Filippo Fiorentino quebrar a sequência da Starrett Bassani e liderou com a TMG Racing. O duas vezes vencedor nesta temporada no Velocitta cravou 1min27s306. Alceu Neto novamente andou bem e foi o segundo colocado, enquanto Pedro Lima foi o terceiro, em top-3 formado por três equipes diferentes. Somente 0s047 separaram os três primeiros.
No limite
Ao término das atividades da quinta-feira no Velocitta, os pilotos deram o tom do que vai ser o fim de semana, sobretudo em termos de desgaste físico. Pedro Lima contou como pretende abordar a etapa, que terá duas corridas pela manhã e uma, de sábado, no período da tarde.
“Como as etapas são muito próximas, não consegui me preparar fisicamente muito mais do que já estava pronto, mas acho que estou bem e vou conseguir aguentar. O maior desafio que vamos enfrentar será a Corrida 2 porque será mais à tarde. Neste dia já vamos ter enfrentado uma prova e então teremos um desgaste natural, mas vamos colocar à prova nosso preparo físico”, explicou.
A sessão de treinos extras serviu como mais uma etapa da preparação de Fabrício Fogaça. O ribeirão-pretano de 14 anos acelerou novamente o carro #133 da Cavaleiro Sports e teve outra amostra do que terá pela frente quando pretende ingressar no grid da BRB Fórmula 4 em 2026.
“Foram dias muito bons, de muito aprendizado e muita experiência. Nunca havia sentado em um carro de corrida antes, somente no kart. Foi muito proveitoso. Agora já tenho um pouco mais de noção de como funciona o carro na pista, o comportamento dos pneus… E deu para ver como o calor pode ser um desafio, como hoje e como será nesse fim de semana. Faço 15 anos em fevereiro do ano que vem, e espero estar com tudo pronto para fazer a temporada”, declarou Fogaça.
Programação e transmissão
O cronograma oficial da quarta etapa do campeonato começou nesta sexta-feira com bastante movimentação no treino livre 1 e 2, seguido da classificação para determinar o pole position da etapa.
O sábado traz duas corridas da categoria-escola promovida pela Vicar. A primeira começa às 8h25, com 30 minutos mais uma volta, enquanto a segunda prova, com grid invertido em relação aos oito primeiros colocados da disputa matutina, tem largada às 15h10 e 20 minutos mais uma volta. A terceira e última corrida do fim de semana da BRB Fórmula 4 Brasil acontece na manhã de domingo, novamente às 8h25, também com 30 minutos.
A BRB Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, na TV por assinatura pela emissora BandSports e no canal Esporte na Band no YouTube.
Programação no Velocitta
Sábado, 4 de outubro
08h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
10h55 – Visitação aos Boxes
15h10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Domingo, 5 de outubro
08h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
11h05 – Visitação aos Boxes
Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.