Retrospecto é trunfo de donos da casa para virar o jogo no TCR Brasil Banco BRB no Velocitta
Paralelamente à disputa do TCR South America Banco BRB, o Autódromo Velocitta receberá neste fim de semana (4 a 5 de outubro) a segunda etapa da temporada 2025 do TCR Brasil Banco BRB. Em um campeonato de ‘tiro curto’, com apenas quatro rodadas e oito corridas, cada prova é uma decisão, e estar em um terreno conhecido pode ser bastante benéfico. Este é o trunfo dos brasileiros para virar o jogo após uma jornada mais favorável aos pilotos argentinos na abertura do campeonato nacional no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), no mês de agosto.
Foto: Magnus Torquato/Vicar
Mesmo correndo fora de casa, os argentinos fizeram a festa no interior de Minas Gerais. Tiago Pernía (Honda YPF Racing) desbancou os brasileiros ao cravar a pole position e vencer a corrida 1 da etapa a bordo do Honda Civic Type R FL5. O jovem de 22 anos nascido em Dallas (EUA) ainda foi o maior pontuador do fim de semana, chegando a 68 tentos, quatro a mais em relação a outro argentino, Juan Ángel Rosso (Paladini Racing), que triunfou na etapa complementar com o Lynk & Co. 03 #16.
O piloto da casa melhor colocado no TCR Brasil Banco BRB é Raphael Reis. O brasiliense chegou a 59 pontos em Curvelo depois de marcar um terceiro e um quarto lugares com o Cupra León VZ #77 da equipe carioca W2 ProGP. Reis está dois tentos à frente de outro brasileiro, Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino), segundo colocado na corrida inaugural do campeonato.
Destaque também para o jovem Léo Reis, de 21 anos. O paulistano da W2 ProGP estreou no conceito TCR justamente em Minas Gerais e terminou com um quinto lugar na Corrida 1 e um segundo na disputa complementar no Circuito dos Cristais para alcançar 55 pontos.
Retrospecto positivo
Em etapas válidas pelo conceito TCR, Raphael Reis ostenta o melhor histórico no Velocitta. Correndo pelo TCR South America Banco BRB, o piloto com mais largadas na história da categoria continental tem duas vitórias e três poles. Pelo certame brasileiro, Reis largou na frente duas vezes, triunfou em 2023 e no ano passado terminou a Corrida 1 em segundo lugar no seletivo traçado de 3.443 metros no interior paulista.
Atual campeão do TCR Brasil Banco BRB, Pedro Cardoso tenta recuperar terreno no campeonato depois de ter enfrentado problemas em Curvelo. Mas o brasiliense da PMO Racing tem como trunfo o histórico favorável no Velocitta para pegar o elevador e sair da nona posição na tabela. Pole position no ano passado, Cardoso tem três pódios — um segundo e dois terceiros lugares em Mogi Guaçu.
Nelsinho Piquet fará sua primeira etapa no Velocitta correndo com seu Honda Civic Type R FL5 do conceito TCR, mas recentemente viveu um grande momento no interior paulista ao vencer a corrida principal da etapa da BRB Stock Car Pro Series, em julho, depois de levar a melhor em duelo de tirar o fôlego contra Gaetano Di Mauro.
Copa Trophy
Além do campeonato principal em disputa, o TCR Brasil Banco BRB tem em jogo o título da Copa Trophy. O certame também é liderado por um piloto argentino, Adrián Chiriano (Honda YPF Racing), que venceu uma das provas em Curvelo e soma 23 pontos.
Vencedor da Corrida 1 em Minas Gerais, o paulistano Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport) está a apenas dois pontos de Chiriano e aparece como principal oponente do argentino na luta pelo título.
Mas, além de Enzo, o Brasil luta pelo título da Trophy com Fernando Croce, que vai disputar a reta final da temporada pela equipe catarinense Porthack Racing. O paulista marcou dois terceiros lugares em Curvelo e tem 14 tentos, enquanto a catarinense Maria Nienkötter, única mulher no grid e segunda colocada na Corrida 2 em Minas Gerais, tem nove pontos no campeonato. A novidade é a volta de Marcos Regadas ao grid. Baseado no Maranhão, o piloto regressa ao TCR com a equipe campeã PMO Racing.
Agenda cheia
Em fim de semana de muita ação no Velocitta, que vai receber também a oitava etapa da BRB Stock Car Pro Series e a quarta rodada da BRB Fórmula 4 Brasil, o conceito TCR terá uma programação diferente da que vem sendo adotada desde o início da temporada. As atividades no Velocitta tiveram início na sexta-feira, quando foramrealizados um shakedown e três treinos livres.
Os pilotos da “Libertadores do Automobilismo” regressam ao exigente traçado interiorano no sábado, às 12h05, para a sessão classificatória que vai determinar o pole position da etapa e o grid de largada da Corrida 1. Com 25 minutos mais uma volta de duração, a prova será disputada na tarde do mesmo dia, a partir de 16h15. Perto da reta final do campeonato, as categorias sul-americana e brasileira encerram a programação no domingo, às 10h10.
O TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB têm transmissão ao vivo por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.
Sábado, 4 de outubro
10h55 – Visitação aos Boxes
12h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
16h15 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
Domingo, 5 de outubro
10h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
11h05 – Visitação aos Boxes
Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.