Turismo Nacional estreia em Campo Grande com grid cheio e disputas decisivas pelo título Sprint
Pouco mais de um mês e meio depois da etapa de Cascavel, a Turismo Nacional está pronta para voltar a acelerar. A sexta rodada da temporada 2025 será disputada entre 24 e 26 de outubro e vai representar a ida da categoria dos carros mais vendidos do Brasil a um novo destino em sua História: pela primeira vez, a TN vai correr no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, compartilhando o evento com a BRB Stock Car Pro Series. Será mais uma oportunidade para a competição que traz o “automobilismo raiz” no seu DNA desfilar seu grid lotado, com aproximadamente 40 carros.
Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar
Embora a pista sul-mato-grossense de 3.443 metros e nove curvas seja uma novidade na categoria, muitos pilotos já aceleraram no Orlando Moura correndo por outros certames para carros de tração dianteira, o que deve acirrar ainda mais as disputas em meio a um campeonato completamente aberto e imprevisível.
A rodada deste fim de semana vai marcar a disputa da quinta e penúltima etapa do campeonato Sprint, formado pelas corridas curtas do calendário. Uma vez que a rodada final vai render pontos em dobro, não há a hipótese de os campeões sprint serem definidos em Campo Grande, de modo que muitos competidores devem avançar à decisão na condição de finalistas.
Já no campeonato Overall, que compreende a soma absoluta dos pontos obtidos nas etapas Sprint e Endurance, o protagonista na categoria A é o catarinense Alexandre Bastos, que já venceu oito provas Sprint e uma Endurance na temporada. O piloto da Roger Racing soma 400 pontos e tem vantagem importante para o restante do pelotão. João Cardoso (Auto Racing) é o vice-líder, com 319 tentos, seguido de perto pelo catarinense Gabriel Moura (G Racing Motorsport), que soma 313. Murilo Fiore (GS Sports) está em quarto, com 268 e Alberto Cattucci (CAR Racing), o quinto, com 237.
O grande atrativo do campeonato Overall A está nas premiações oferecidas para campeão e vice. Como primeiro degrau da escala evolutiva desenvolvida pela Vicar, o futuro dono do título geral poderá optar entre seguir sua jornada nas pistas da Stock Light, no Brasil, ou então no TCR South America Banco BRB, tendo a prioridade na escolha,, além de receber uma bolsa mensal ao longo de 2026.
O protagonista do campeonato Overall na categoria B é Augusto Sangalli. Dono de oito vitórias em 2025, o paulista de 18 anos da Pein Competições, que no Velocitta fez sua estreia na Stock Light, lidera o certame na Turismo Nacional com 350 pontos, enquanto seu oponente mais próximo é Nico Dall’Agnol (AGB Preparações), com 265. O “rookie” brasiliense Luiz Veras (G Racing Motorsport) é o terceiro, com 245, seguido pelo também estreante Adilson Jr. (CAR Racing) e pelo paranaense Ale Xavier, também da CAR Racing, com 238 e 235 pontos, respectivamente.
Programação
Em fim de semana mais que especial em Campo Grande, que terá também o retorno da BRB Stock Car Pro Series ao Autódromo Internacional Orlando Moura depois de seis anos, a jornada da Turismo Nacional na capital do Mato Grosso do Sul começa em uma sexta-feira intensa com a realização de três treinos livres e, a partir das 16h40 locais (17h40 pelo horário de Brasília), com a sessão classificatória para a categoria A e, logo em seguida, para os pilotos da classe B, para a definição dos respectivos poles e do grid de largada da primeira prova da etapa.
O sábado será igualmente movimentado com a disputa de quatro corridas, sendo duas pela manhã, a partir de 9h55 (horário local), e outras duas no período da tarde, iniciando às 13h25. O domingo fecha a programação com a disputa da Corrida 5, largando às 7h55 locais (ou 8h55 de Brasília), enquanto o complemento da quinta rodada do campeonato Sprint está marcado para 13h05 (horário local, ou 14h05 pelo horário de Brasília).
A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo no BandSports, no próprio canal da categoria no YouTube e também no canal Esporte na Band no YouTube.
Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.