Turismo Nacional estreia em Campo Grande com grid cheio e disputas decisivas pelo título Sprint

Pouco mais de um mês e meio depois da etapa de Cascavel, a Turismo Nacional está pronta para voltar a acelerar. A sexta rodada da temporada 2025 será disputada entre 24 e 26 de outubro e vai representar a ida da categoria dos carros mais vendidos do Brasil a um novo destino em sua História: pela primeira vez, a TN vai correr no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, compartilhando o evento com a BRB Stock Car Pro Series. Será mais uma oportunidade para a competição que traz o “automobilismo raiz” no seu DNA desfilar seu grid lotado, com aproximadamente 40 carros.

Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar

Embora a pista sul-mato-grossense de 3.443 metros e nove curvas seja uma novidade na categoria, muitos pilotos já aceleraram no Orlando Moura correndo por outros certames para carros de tração dianteira, o que deve acirrar ainda mais as disputas em meio a um campeonato completamente aberto e imprevisível.

A rodada deste fim de semana vai marcar a disputa da quinta e penúltima etapa do campeonato Sprint, formado pelas corridas curtas do calendário. Uma vez que a rodada final vai render pontos em dobro, não há a hipótese de os campeões sprint serem definidos em Campo Grande, de modo que muitos competidores devem avançar à decisão na condição de finalistas.

Já no campeonato Overall, que compreende a soma absoluta dos pontos obtidos nas etapas Sprint e Endurance, o protagonista na categoria A é o catarinense Alexandre Bastos, que já venceu oito provas Sprint e uma Endurance na temporada. O piloto da Roger Racing soma 400 pontos e tem vantagem importante para o restante do pelotão. João Cardoso (Auto Racing) é o vice-líder, com 319 tentos, seguido de perto pelo catarinense Gabriel Moura (G Racing Motorsport), que soma 313. Murilo Fiore (GS Sports) está em quarto, com 268 e Alberto Cattucci (CAR Racing), o quinto, com 237.

O grande atrativo do campeonato Overall A está nas premiações oferecidas para campeão e vice. Como primeiro degrau da escala evolutiva desenvolvida pela Vicar, o futuro dono do título geral poderá optar entre seguir sua jornada nas pistas da Stock Light, no Brasil, ou então no TCR South America Banco BRB, tendo a prioridade na escolha,, além de receber uma bolsa mensal ao longo de 2026.

O protagonista do campeonato Overall na categoria B é Augusto Sangalli. Dono de oito vitórias em 2025, o paulista de 18 anos da Pein Competições, que no Velocitta fez sua estreia na Stock Light, lidera o certame na Turismo Nacional com 350 pontos, enquanto seu oponente mais próximo é Nico Dall’Agnol (AGB Preparações), com 265. O “rookie” brasiliense Luiz Veras (G Racing Motorsport) é o terceiro, com 245, seguido pelo também estreante Adilson Jr. (CAR Racing) e pelo paranaense Ale Xavier, também da CAR Racing, com 238 e 235 pontos, respectivamente.

Programação

Em fim de semana mais que especial em Campo Grande, que terá também o retorno da BRB Stock Car Pro Series ao Autódromo Internacional Orlando Moura depois de seis anos, a jornada da Turismo Nacional na capital do Mato Grosso do Sul começa em uma sexta-feira intensa com a realização de três treinos livres e, a partir das 16h40 locais (17h40 pelo horário de Brasília), com a sessão classificatória para a categoria A e, logo em seguida, para os pilotos da classe B, para a definição dos respectivos poles e do grid de largada da primeira prova da etapa.

O sábado será igualmente movimentado com a disputa de quatro corridas, sendo duas pela manhã, a partir de 9h55 (horário local), e outras duas no período da tarde, iniciando às 13h25. O domingo fecha a programação com a disputa da Corrida 5, largando às 7h55 locais (ou 8h55 de Brasília), enquanto o complemento da quinta rodada do campeonato Sprint está marcado para 13h05 (horário local, ou 14h05 pelo horário de Brasília).

A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo no BandSports, no próprio canal da categoria no YouTube e também no canal Esporte na Band no YouTube.

Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Arthur Leist busca consolidar seu crescimento na Stock Car na sua estreia em Campo Grande (MS)

Próximo
Próximo

Na ELMS, Pietro Fittipaldi completa temporada em quarto lugar e Enzo é sexto