Nelsinho Piquet vence pela primeira vez na "Libertadores do Automobilismo"

Nelson Piquet Jr. enfim é um vencedor de corridas no TCR South America Banco BRB. Em sua temporada de estreia na categoria continental promovida pela Vicar, o piloto da Squadra Martino lutou muito e ficou bem perto do triunfo em várias atividades, mas o encontro com o topo do pódio a bordo do Honda Civic Type R FL5 #33 ficou para a quente manhã deste domingo (5) no Autódromo Velocitta, na mesma pista onde venceu na BRB Stock Car Pro Series em julho. Em Mogi Guaçu (SP), Nelsinho também faturou a vitória no TCR Brasil Banco BRB.

Foto: Magnus Torquato/Vicar

Foi um fim de semana ditado pelos brasileiros no interior paulista. No sábado, o atual campeão, Pedro Cardoso (PMO Racing), venceu a primeira corrida de sábado nos certames sul-americano e brasileiro, enquanto o companheiro de equipe Marcos Regadas foi o primeiro colocado da Copa Trophy no campeonato continental e Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport) triunfou no TCR Brasil Banco BRB entre os pilotos da Trophy.

No domingo, além do primeiro lugar obtido por Piquet Jr., Pedro Cardoso levantou o Troféu Driver of the Weekend by Ademicon, entregue ao maior pontuador da etapa. O brasiliense somou 69 tentos no fim de semana. Enzo Gianfratti voltou ao topo do pódio na Copa Trophy no TCR South America e no campeonato brasileiro do conceito na jornada que marcou sua estreia com o Cupra Leon VZ.

Entretanto, o campeonato se mostra muito bem encaminhado a Leonel Pernía. O líder do campeonato foi segundo colocado no sábado e colocou uma mão e meia na taça depois de finalizar novamente no pódio, em terceiro, nesta manhã, após finalizar logo atrás do compatriota Fabián Yannantuoni (Paladini Racing). O piloto da Honda YPF Racing pode inclusive conquistar o título continental por antecipação na próxima etapa do campeonato, entre 15 e 16 de novembro.

Como foi a corrida — Horas depois do triunfo de Pedro Cardoso no sábado, a inversão do grid em relação aos dez primeiros colocados da classificação colocou outro brasileiro para puxar a fila: em jornada dupla, correndo na BRB Stock Car e também no TCR, Nelsinho Piquet largou na frente, tendo ao seu lado o compatriota Enzo Gianfratti. Em terceiro, outro brasileiro, Marcos Regadas. Três marcas diferentes nas três primeiras posições: Honda, Cupra e Peugeot.

O calor entregou um grande desafio aos pilotos. Com temperatura ambiente acima dos 30ºC logo pela manhã, o clima quente exigiu muito dos pilotos e dos carros, enquanto os pneus foram igualmente exigidos em razão da abrasividade do asfalto do Velocitta.

A largada foi bastante favorável a Piquet Jr., que manteve a dianteira. Em contrapartida, Gianfratti e Regadas enfrentaram problemas e perderam posições. Quem se deu bem foi Pedro Cardoso, que de oitavo na sua posição original de partida avançou para o terceiro lugar, somente atrás de Nelsinho e Fabián Yannantuoni. E Leonel Pernía posicionou-se em quarto, à frente de Raphael Reis.

Foi uma corrida bastante quente, cheia de embates por posição e também alguns incidentes, como o que envolveu Regadas e Juan Ángel Rosso. Mariano Pernía duelou com o compatriota Genaro Rasetto no pelotão intermediário.

A grande disputa da prova aconteceu no pelotão da frente e teve Yannantuoni se defendendo com propriedade da pressão imposta por Cardoso, que por sua vez era seguido muito de perto por Pernía e Raphael Reis. Voltas depois, o líder do campeonato deixou o atual campeão para trás e assumiu o terceiro lugar.

Na frente, Nelsinho ‘desfilou’ na pista. Sem ser incomodado, o piloto da Squadra Martino impôs seu ritmo, abriu contundente vantagem, neutralizou qualquer ameaça e liderou de ponta a ponta para vencer pela primeira vez na “Libertadores do Automobilismo”.

Como estão os campeonatos — Leonel Pernía está muito próximo do título do TCR South America Banco BRB. O argentino chegou a 531pontos na tabela depois deste fim de semana e tem vantagem confortável de 123 para Pedro Cardoso, que reassumiu a vice-liderança. Somando cinco tentos a menos que o atual campeão, Nelson Piquet Jr. está em terceiro, seguido por Raphael Reis, matematicamente ainda com chances de título.

Com 170 pontos em disputa até o fim da temporada — 85 por etapa —, Leonel Pernía pode sagrar-se campeão do TCR South America Banco BRB com uma rodada de antecipação.

Em contrapartida, a disputa pelo título do TCR Brasil Banco BRB está completamente embolada. Com problemas logísticos, o vencedor e maior pontuador em Curvelo, Tiago Pernía, não participou da etapa. Tal cenário abriu caminho para os donos da casa, que agora ocupam as quatro primeiras posições da tabela. Raphael Reis assumiu a ponta e tem agora 123 pontos, seis a mais que Nelsinho Piquet. Léo Reis é o terceiro, com 113, à frente de Pedro Cardoso e Fabián Yannantuoni, com 98 e 95 tentos, respectivamente.

A próxima jornada da “Libertadores da América” terá palco anunciado em breve e vai ser disputada no fim de semana de 15 e 16 de novembro.

Fonte: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Na Stock Car, Gabriel Casagrande vence no Velocitta após punição de Rafael Suzuki

Próximo
Próximo

Theo Manna domina Santa Cruz do Sul, com superpole, recorde e vitória nas duas corridas