Na F1600, Lucas Monteiro e Edu Dias conquistam títulos em Interlagos

A etapa final da Fórmula 1600, a maior categoria de fórmula do Brasil revelou os campeões das divisões Light e Master de maneira emocionante: os dois títulos precisarem ser decididos utilizando o critério de desempate. Na divisão Light, Lucas Monteiro (Alfia Racing) só dependia de si mesmo para conquistar o título contra Edson Schimidt (Rosset Racing), e assim tratou de fazer na pista, vencendo as duas corridas válidas pela 10ª etapa da temporada. Porém o carro #22 do piloto paranaense foi desclassificado após vistoria técnica, perdendo todos os pontos da etapa.

Foto: Divulgação/Agência Bay

Schimidt que cruzou a linha de chegada da corrida 1 na segunda colocação herdou a vitória do adversário, mas durante a última corrida realizada no domingo (21) acabou se envolvendo em um acidente com outro competidor e abandonando a corrida sem pontuar.

Nesse novo panorama, Monteiro e Schimidt terminaram o campeonato com a mesma pontuação já aplicando os descartes previstos em regulamento: 210 pontos. A decisão então ficou pelo primeiro critério de desempate, o número de vitórias – 7 para Monteiro contra 5 de Schimidt durante a temporada, confirmando o título para o paranaense.

O jovem Dante Monteiro (San Race) de apenas 14 anos de idade conquistou sua terceira vitória na temporada, encerrando seu ano de estreia na terceira colocação, atrás de Gabriel Souza (Juka Motors), terceiro colocado.

Mais um empate, agora na Master

Líder durante boa parte da temporada na divisão Master, Rogério Teixeira (ART Racing) só precisava chegar à frente de Edu Dias (Old Monkey Racing) para conquistar o bicampeonato, porém uma falha de motor tirou o piloto do fórmula #4 das duas corridas do final de semana.

Com isso, Edu Dias conseguiu fazer o que precisava: vencer as duas corridas em que seu adversário não pontuara. Com as duas vitórias de Dias e aplicando todos os descartes previstos em regulamento, os dois pilotos fecharam a temporada com os mesmos 230 pontos, sendo novamente o título decidido pelo número de vitórias – 5 vitórias de Edu Dias contra 4 conquistas de Rogério Teixeira. Na categoria desde os primeiros anos de fundação, Edu Dias chega ao seu primeiro título paulista pela divisão Master.

Decisão na geral e também no campeonato de equipes

Se o título da divisão Super já tinha sido decidido em favor de Marcel Fachini (Juka Motors) por antecipação, no último final de semana da temporada seria conhecido o campeão geral – ou overall como é chamado nos últimos anos.

Além de Fachini, JP Morato (Fênix) mantinha viva a chance de conquistar o caneco, fazendo seu papel durante todo o final de semana ao vencer as duas corridas da 10ª etapa, além da corrida atrasada que substituiu a corrida 2 que deveria ter sido realizada no Velocitta, válida pela 9ª etapa.

Fachini somou os pontos necessários para ficar com mais esse título: terminou a prova de reposição na 4ª colocação, além de ser terceiro colocado na corrida 1 e segundo na corrida 2, após travar ótima batalha com JP Morato e Oscar Moraes (Gara Competition) durante todo o final de semana; resultado final, 249 pontos para Marcel contra 242 de JP Morato que teve um excelente primeiro ano na Super após ter vindo da divisão Light onde ficou com o campeonato em 2024.

Entre as equipes, Juka Motors ficou com o título de campeã, seguido pela Fênix e Alfia Racing, a terceira colocada.

Calendário e novidades para 2026

A Fórmula 1600 através da sua Associação confirmou o calendário com 10 etapas para a temporada 2026, estreando mais uma vez como preliminar do tradicional GP Cidade de São Paulo 1000 Milhas (24 e 25 de janeiro). A grande novidade da temporada é o retorno da Copa Brasil de F1600, um campeonato paralelo que em 2026 será composto por 4 etapas, sendo três delas fora de São Paulo (Brasília, Cascavel e Goiânia), sendo a última em Interlagos durante a grande final.

As três praças fora do estado também farão parte do Campeonato Paulista de Automobilismo; a Copa Brasil terá pontuação separada e será a chance de novos pilotos de outros estados conhecerem a categoria, além de uma disputa paralela reconhecendo àqueles que farão a diferença em outros circuitos nacionais.

A categoria realizou a Copa Brasil de F1600 em outros anos, onde jovens pilotos foram campeões deram seguiram suas carreiras brilhando em importantes categorias do automobilismo brasileiro e internacional: Gabriel Lusquiños em 2015 (Brasileiro de Marcas, Stock Light, TCR South America e Internacional) e André Moraes em 2016 (Endurance Brasil e recém contratado na Stock Car).

A Fórmula 1600 tem o apoio de Forza Sport, Zeus Consultoria, ABTEC Engenharia e Lindoya Brasil.

CALENDÁRIO 2026 – FÓRMULA 1600

ETAPA 01 – 23 e 24/01 – Interlagos/ SP (Paulista)
ETAPA 02 – 21 e 22/02 – Interlagos/SP (Paulista)
ETAPA 03 – 21 e 22/03 – Brasília/DF (Paulista e Copa Brasil)
ETAPA 04 – 18 e 19/04 – Interlagos/SP (Paulista)
ETAPA 05 – 16 e 17/05 – Interlagos/SP (Paulista)
ETAPA 06 – 06 e 07/06 – Interlagos/SP (Paulista)
ETAPA 07 – 11 e 12/07 – Cascavel/PR (Paulista e Copa Brasil)
ETAPA 08 – 01 e 02/08 – Interlagos/SP (Paulista)
ETAPA 09 – 20 e 21/09 – Goiânia/GO (Paulista e Copa Brasil)
ETAPA 10 – 19 e 20/12 – Interlagos/SP (Paulista e Copa Brasil)


Fonte: Vitor Garcia | VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Próximo
Próximo

Super Turismo RS e Gaúcho de Endurance definem seus calendários em 2026