Foresti Sports triunfa em Santa Cruz do Sul e mantém viva a luta pelo título da P1

A sétima etapa do Endurance Brasil, realizada no sábado (1º) no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS), foi marcada pela vitória da Foresti Sports na classe P1 e pela definição antecipada do título na GT4. O trio Victor e Lucas Foresti e Rafa Martins conduziu o protótipo da equipe ao topo após quatro horas de prova, enquanto Jacques Quartiero e Alan Hellmeister asseguraram matematicamente o tricampeonato da categoria.

Foto: Bruno Terena/MS2 Comunicação

"Foi no limite, até fisicamente”, destacou Martins, escalado de última hora para pilotar no último stint da prova, depois que Lucas Foresti sentiu uma indisposição durante o turno de pilotagem anterior. “O Lucas acabou passando mal no stint dele e eu o substituí. Não era o plano, mas somos um time. Todo mundo está aqui para ganhar a corrida. Duas horas no carro em Santa Cruz do Sul não é fácil, mas estou muito feliz com o resultado", comemorou o piloto, que travou uma batalha no cronômetro na hora final de prova contra a Ligier #117 de Gaetano Di Mauro/Arthur Pavie/Gabriel Koenigkan, que se mantém na liderança do campeonato.

O clima de festa foi geral na categoria GT4. O Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR de Ramon Alcaraz, William Freire e Chico Horta venceu pela primeira vez na categoria. Eles foram seguidos do modelo idêntico pilotado por Márcio Kumruian, Marcelo Figueiredo e Rogério Rodrigues, que conquistaram seu melhor resultado na categoria. Em seguida, veio o Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Jacques Quartiero, que conquistou, por antecipação, seu terceiro título seguido na categoria, o segundo na sequência com seu companheiro Alan Hellmeister.

“Valeu a pena o reforço para esta etapa”, comemorou Ramon, em referência às presenças de Horta e Freire, que competiram pela primeira vez no ano. “Eu não conhecia essa pista, é minha primeira vez na pista. Dei sorte no Rio Grande do Sul”, salientou. “Aqui em Santa Cruz do Sul, obtive minha primeira vitória no automobilismo. Agora, veio o terceiro título, o segundo ao lado do ‘Hellmonstro’. Foi uma corrida difícil, mas que bom que deu certo”, emendou Quartiero. A festa da Stuttgart Motorsport ficou completa com a sétima vitória em sete provas na GT3, com o Porsche 911 GT3 R de Marçal Müller, Marcel Visconde e Ricardo Maurício, que já haviam confirmado matematicamente o título na etapa passada.

A última etapa da temporada acontece em Brasília (DF), no dia 6 de dezembro, em que serão conhecidos os últimos três campeões de 2025. Na P1 e na geral, a liderança ainda está nas mãos de Pavie/Di Mauro, seguidos, pela ordem, pelas Ligier de Foresti/Foresti/Martins, Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb e André Moraes Jr./Daniel Lancaster/Flávio Abrunhoza, que apesar da vitória de Victor Foresti em Santa Cruz do Sul, ainda é o líder do Troféu Legends.

 Confira o resultado final da etapa de Santa Cruz do Sul:

  1. Lucas Foresti/Victor Foresti/Rafa Martins (Ligier JS P320 #42/Foresti Sports - P1) - 170 voltas em 4h02min04s806

  2. Gaetano di Mauro/Arthur Pavie/Gabriel Koenigkan (Ligier JS P320 #117/BTZ Motorsport - P1) - a 5s947

  3. André Moraes Jr./Daniel Lancaster/Flávio Abrunhoza (Ligier JS P320 #22/GForce Autosport - P1) - a 3 voltas

  4. Fernando Poeta/Cláudio Ricci/Andersom Toso/Cole Loftsgaard (Ligier JS P320 #18/FTR Motorsport - P1) - a 4 voltas

  5. Ricardo Maurício/Marçal Müller/Marcel Visconde (Porsche 911 GT3 R #55/Stuttgart Motorsport - GT3) - a 7 voltas

  6. Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb (Ligier JS P320 #88/Foresti Sports - P1) - a 12 voltas

  7. Christian Rocha/Henrique Assunção/Fernando Ohashi (AJR #75/FTR Motorsport - P1) - a 20 voltas

  8. William Freire/Ramon Alcaraz/Chico Horta (Porsche 718 Cayman GT4 #718/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 20 voltas

  9. Marcelo Figueiredo/Rogério Rodrigues/Márcio Kumruian (Porsche 718 Cayman GT4 #982/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 21 voltas

  10. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 #21/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 22 voltas

  11. Henry Visconde/Cícero Nasser/Tiel Andrade (BMW M2 Clubsport #15/Eurobike-MC Tubarão - GT4) - a 32 voltas

 

Não completaram:

  1. Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 #44/Stuttgart Motorsport - GT4) - a 56 voltas

  2. Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (Mercedes AMG GT4 #10/GForce Autosport - GT4) - a 63 voltas

  3. André Negrão/Kim Camelo/Enzo Visconde (BMW M4 GT4 #64/Eurobike-MC Tubarão - GT4) - a 75 voltas

  4. Pedro Queirolo/David Muffato (AJR #35/TMG Racing - P1) - a 92 voltas

  5. Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (AJR #128/JLM Racing - P1) - a 104 voltas

  6. Gustavo Kiryla/Renan Guerra/Marco Pisani (Ligier JS P320 #31/GForce Autosport - P1) - a 132 voltas

  7. Enzo Elias/André Rosário/Miguel Rosário (Mercedes AMG GT3 #8/Scuderia Chiarelli - GT3) - a 161 voltas

Fonte: MS2 Comunicação - Texto: Geferson Kern

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Campeonato Brasileiro de Kart Rotax revela os campeões de 2025 no Kartódromo Granja Viana

Próximo
Próximo

Copa Hyundai HB20 faz história com as 2H de Cascavel sob chuva intensa