Copa Hyundai HB20 faz história com as 2H de Cascavel sob chuva intensa

A Copa Hyundai HB20 viveu um fim de semana inédito e bem-sucedido na sua história. Em jornada iniciada na última quinta-feira e concluída no sábado (1º de novembro), a categoria realizou as 2H de Cascavel, com formato único e que teve a união entre pilotos titulares e convidados valendo pela sétima e penúltima etapa da temporada de 2025. Desafiadora, a prova aconteceu com muita chuva ao longo da tarde e no início da noite no Autódromo Internacional Zilmar Beux. Dividida em dois estágios, a prova teve vitórias da dupla formada por Adilson Jr. e Cesinha Bonilha no primeiro segmento, enquanto Felipe Malinowski, em parceria com Rick Heidrich, terminou na frente na conclusão do evento no Oeste do Paraná.

Foto: Duda Bairros/Divulgação

Em formato diferenciado neste fim de semana, a classificação foi dividida em duas fases. Na primeira, somente os pilotos convidados foram à pista para a definição do grid de largada para primeiro estágio, enquanto os titulares das duplas aceleraram na sequência da tomada de tempos para determinar a ordem de partida para o segundo segmento. A classificação rendeu pontos para os cinco primeiros colocados entre os titulares e também entre os convidados.

Piloto da casa e com incríveis sete vitórias na Cascavel de Ouro, Edgar Favarin, parceiro de carro de Arnaldo Glavam (Super), aproveitou toda sua experiência e, com a pista molhada, virou a melhor marca da primeira sessão classificatória: 1min28s809. Gustavo Magnabosco, referência em tração dianteira e convidado do atual campeão, Marcus Índio, foi o mais rápido na PRO. Na Elite, o melhor colocado foi o catarinense Gabriel Moura, dupla de Bruno Massa.

Já na tomada de tempos para os titulares, quem brilhou foi Felipe Malinowski, que compartilhou o volante do Hyundai HB20 #43 com Rick Heidrich. Na sessão, o piloto garantiu o direito de partir da ponta no estágio 2 ao registrar 1min28s678, condição que o ajudou muito a levar a vitória horas mais tarde. Na Elite, quem largou na frente foi Igor Vacari, que formou dupla com o convidado cascavelense Gui Sirtoli, enquanto na Super o primeiro lugar o grid coube a Rafael Silva, que compôs tripulação com o curitibano Ale Xavier.

Cada uma das provas teve duração 40 minutos cada — divididos em dois stints [períodos na pista] de 20 minutos, intercalados por um intervalo de cinco minutos para a troca de pilotos —, com um intervalo de meia hora entre elas para troca de pilotos e reabastecimento.

A pontuação levou em conta o formato habitual da Copa Hyundai HB20: o estágio 1 rendeu a pontuação referente à corrida sprint — tradicionalmente disputada aos sábados —, enquanto o segundo segmento entregou a distribuição dos pontos correspondentes à corrida principal, que geralmente é realizada aos domingos.

Emoção (e muita água) na pista

Momentos antes da largada, a chuva voltou a dar as caras em Cascavel para uma etapa especial e única no cronograma oficial da Copa Hyundai HB20. A água desabou com gosto no início do estágio 1 e desafiou os pilotos, que tiveram de dosar a velocidade para evitar incidentes no momento inicial da disputa.

Mesmo em um cenário bastante complicado por conta da chuva forte, os competidores mantiveram seus carros na pista, e muitos deles conseguiram fazer ultrapassagens importantes para evoluir ao longo do estágio.

Na última volta antes da troca de pilotos, Gustavo Magnabosco fez belíssima manobra para superar de uma só vez Xande Bastos e Edgar Favarin, que liderou praticamente toda a prova. Mas o catarinense escapou logo após a última curva do traçado e viu o cascavelense Favarin fazer a ultrapassagem perto da reta dos boxes e vencer com apenas 0s144 de vantagem para Magnabosco. Pedro Bürger (parceiro de Renato Lima) foi o terceiro, seguido por Juninho Berlanda (dupla de André Bragantini) e Xande Bastos (do time de Rodrigo Vieira).

A chuva seguiu bastante forte para a sequência do primeiro estágio. Marcus Índio logo assumiu a liderança do segundo stint em meio a muitas disputas na pista de 3.058 metros e sete curvas. Em uma delas, três carros ficaram lado a lado: Rodrigo Vieira, Lucas Bornemann e Bruno Massa.

Traiçoeira, a pista molhada não perdoou erros. Marcus Índio escapou da pista e viu a liderança ficar nas mãos do carro #81 de Adilson Jr. e Cesar Bonilha, dupla que venceu o primeiro estágio da prova depois de ter iniciado o estágio na zona intermediária do grid. O #31 de Renato Lima e Pedro Bürger finalizou em segundo lugar e venceu na Super, enquanto a terceira posição ficou com Bruno Massa, parceiro de Gabriel Moura no carro #20, triunfando na classe Elite. Dupla de Leo Martins, Bernardo Cardoso foi o quarto, e o #31 de Lucas Bornemann e Odair dos Santos fechou o top-5.

Emocionado, Adilson Jr. não conteve as lágrimas e viu dos boxes o triunfo do parceiro de carro. “Deu tudo certo! Vencemos largando de 16º para vencer. Muito gratificante. Estou muito feliz”, disse o piloto de São Caetano do Sul.

“Só tenho de agradecer ao Adilson Jr. Ele mostrou que o carro era competitivo no momento dele na pista, então foi só manter e esperar os acontecimentos”, complementou o experiente Cesinha Bonilha, natural de Londrina.

Chuva aperta para parte final

O segundo estágio das 2h de Cascavel teve início com ainda mais chuva na pista. Dupla de Felipe Malinowski, Rick Heidrich puxou a fila para largar na frente, tendo ao seu lado Marcus Índio na primeira fila, seguido por Juninho Berlanda e Cesinha Bonilha, que seguiu no carro #81 para o início da nova prova, enquanto Murilo Fiore (parceiro de Bruno Testa) partiu do quinto lugar.

Atual campeão da PRO, Índio tomou a liderança no início, mas desta vez teve jornada bem menos tortuosa e liderou praticamente todo o seu stint para finalizar na frente antes de entregar o carro ao convidado Magnabosco. Rick Heidrich concluiu a prova em segundo e Cesinha Bonilha, o terceiro, mantendo o #81 forte em Cascavel. O stint foi encerrado com safety-car na esteira do forte acidente sofrido por Odair dos Santos após disputa com Edgar Favarin. A batida provou a segurança do Hyundai HB20, uma vez que o piloto se mostrou bem pouco depois da ocorrência.

A conclusão da prova foi realizada diante do sistema de iluminação artificial no anoitecer em Cascavel. Aí foi a vez de Magnabosco assumir o carro de Índio para largar na frente, seguido por Felipe Malinowski e Adilson Jr., enquanto Rodrigo Vieira veio em quarto e Renato Lima, quinto.

Ainda na primeira volta do último stint, Magnabosco escapou depois de percorrer a Curva do Bacião. O catarinense não chegou a bater, mas perdeu posições importantes, caindo para o quarto lugar. Malinowski assumiu a primeira posição, logo à frente de Adilson Jr. no momento em que outras batalhas ganhavam corpo na pista molhada como o incrível duelo roda a roda entre os convidados Rafa Reis (dupla de Uli Dias) e Bernardo Cardoso (parceiro de Leo Martins), ambos da Elite, ao longo de praticamente uma volta inteira.

Em meio a um temporal nas voltas finais, Malinowski abriu ampla vantagem para levar o carro #43 à vitória no segundo estágio das 2h de Cascavel. Adilson Jr. confirmou o grande sábado e concluiu em segundo lugar, enquanto Magnabosco cruzou a linha de chegada em terceiro com o #21 de Marcus Índio. Na Elite, a vitória ficou com Bernardo Cardoso, parceiro de Leo Martins, enquanto na Super o melhor colocado foi Pedro Bürger, dupla do titular Renato Lima.

Passadas as emoções deste fim de semana no Oeste do Paraná, a Copa Hyundai HB20 começa a se preparar para a grande final da temporada 2025 em pouco mais de um mês, no fim de semana de 6 e 7 de dezembro no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.

Fonte: Imprensa Copa Hyundai HB20 - Bruno Vicaria

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Foresti Sports triunfa em Santa Cruz do Sul e mantém viva a luta pelo título da P1

Próximo
Próximo

Gabriel Casagrande é o destaque do fim de semana na Special Edition da Nascar Brasil no Velocitta