Capacete de Ouro 2025 celebra os grandes nomes do automobilismo brasileiro

Criado em 1997 pela revista Racing, sob o comando de Isabel Reis, Venício Zambeli e Thomas Bento, o Capacete de Ouro é a mais tradicional premiação do automobilismo nacional. A edição de 2025, realizada nesta terça-feira (4), reuniu grandes nomes da Fórmula 1 e das principais categorias do país, além de promotores, dirigentes, patrocinadores, especialistas e jornalistas.

O prêmio é resultado da votação de um júri especializado, formado por mais de 60 profissionais do setor. Seu propósito é valorizar o automobilismo brasileiro, reconhecendo talentos e iniciativas com credibilidade e a isenção editorial que marcaram sua história.

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, da equipe Sauber de Fórmula 1, marcou presença no evento para receber o troféu em reconhecimento à sua excelente temporada de estreia na modalidade. Na ocasião, ele também foi homenageado por Alan Mosca, da Sid Special Painting, em parceria com a revista Racing, com um Capacete de Ouro Especial folheado a ouro, que traz o desenho estilizado de sua pintura tradicional.

Na categoria Top, o vencedor foi Eduardo Barrichello. Como estava competindo no WEC, ele foi representado pelo pai, Rubens Barrichello, que também subiu ao palco para receber seu próprio Capacete de Ouro na categoria NASCAR Brasil. A celebração em família continuou com Felipe Bartz, sobrinho de Rubinho, premiado na categoria Stock Light.

Na categoria TCR, o vencedor foi Nelsinho Piquet, ex-piloto da Fórmula 1. Lucas Moraes, recém-coroado campeão mundial do Rally-Raid W2RC 2025, também marcou presença para receber seu troféu na categoria Off-Road. Já Rafael Câmara, campeão da FIA Fórmula 3 2025, foi o destaque na categoria Internacional, mas receberá seu troféu durante do Grande Prêmio São Paulo de Formula 1. 

Atual líder da temporada da Copa Truck, Felipe Giaffone conquistou seu nono Capacete de Ouro. Na categoria Turismo Nacional, o prêmio ficou com Alexandre Bastos, enquanto André Bragantini Jr. foi o mais votado na Copa Hyundai HB20. Heitor Dall Agnol venceu na Fórmula 4, e na categoria Rally, a dupla Juliano e Rafael Sartori levou o troféu para casa.

Marçal Muller, representado por Dener Pires, da Porsche Cup, conquistou o Capacete de Ouro na categoria Nacional. Já Felipe Fraga foi o vencedor na Stock Car Pro Series, com o troféu recebido por Glauce Marques, gerente de Patrocínios e Eventos da Eurofarma.

O piloto Nicolas Guth foi o vencedor do Kart Revelação e recebeu o troféu das mãos de Gabriel Bortoleto. Na modalidade Kart, o Capacete de Ouro ficou com o 15 vezes campeão Olin Galli, homenageado por Binho Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK) da CBA.

Conheça todos os vencedores do Capacete de Ouro na Temporada 2025

Fórmula 1: Gabriel Bortoleto

Top: Eduardo Barrichello

Internacional: Rafael Câmara

Stock Car Pro Series: Felipe Fraga

Stock Light: Felipe Bartz

Turismo Nacional: Alexandre Bastos

Fórmula 4 Brasil: Heitor Dall Agnol

TCR: Nelsinho Piquet

Copa Truck: Felipe Giaffone

NASCAR Brasil: Rubens Barrichello

Copa HB20: André Bragantini Jr.

Nacional: Marçal Muller

Rally: Juliano Sartori / Rafael Sartori

Off Road: Lucas Moraes

Mitsubishi Cup: Bruno Van Enk / Eduardo Costa

Kart Revelação: Nicolas Guth

Kart: Olin Galli

Fonte: Comunicação CBA | Fotos: Divulgação

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Norris conquista pole da Sprint no GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º lugar

Próximo
Próximo

Bortoleto reconhece início difícil na F1 e destaca evolução antes do GP do Brasil