Cadillac recebe aprovação final para se juntar ao grid da Fórmula 1 em 2026 como 11ª equipe
A FIA e a Diretoria da Fórmula 1 anunciaram, nesta sexta-feira (7), que a Equipe Cadillac de Fórmula 1 atendeu aos requisitos para se juntar às 10 equipes existentes a partir do ano que vem
Foto: Divulgação
Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, disse: “Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors de trazer uma equipe Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Quero agradecer à GM e à TWG Motorsports pelo envolvimento construtivo ao longo de muitos meses e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1."
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, acrescentou: “Hoje marca um momento transformador, e estou orgulhoso de liderar a Federação nesta etapa progressiva para o campeonato. A expansão do Campeonato de Fórmula 1 da FIA para uma 11ª equipe em 2026 é um marco. A GM/Cadillac traz energia nova, alinhando-se com os novos regulamentos da FIA 2026 e inaugurando uma era emocionante para o esporte. A presença da Cadillac Formula 1 Team no paddock inspirará futuros competidores e fãs. A entrada deles fortalece nossa missão de empurrar os limites do automobilismo no mais alto nível.”
Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports, disse: "No ano passado, trabalhamos em conjunto com a GM para estabelecer uma base sólida para uma entrada extraordinária na Fórmula 1. Agora, com 2026 em vista após a aprovação final de hoje da FIA e da Administração da Fórmula 1, estamos acelerando nossos esforços — expandindo nossas instalações, refinando tecnologias de ponta e continuando a reunir talentos de primeira linha.”
O presidente da GM, Mark Reuss, comentou: “Estamos felizes que a equipe Cadillac de Fórmula 1 seja oficializada, pois a equipe vem acelerando seu trabalho. Estamos incrivelmente gratos pelo apoio da FIA e da liderança da Formula One Management para nós e para nossos parceiros na TWG. A excitação só cresce à medida que nos aproximamos de exibir a expertise em engenharia da GM no prestigioso cenário global da F1.”
A equipe Cadillac – que tem bases em Fishers, Indiana; Charlotte, Carolina do Norte; Warren, Michigan; e Silverstone, Inglaterra – montou uma equipe de mais de 200 pessoas trabalhando em aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e componentes, software e simulação de dinâmica de veículos desde que a proposta da equipe de entrar na Fórmula 1 foi anunciada, com o trabalho de desenvolvimento continuando em ritmo acelerado antes de ingressar no grid em 2026.