BRB Fórmula 4 Brasil é preliminar da Fórmula 1 em Interlagos (SP) pelo terceiro ano seguido
A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA está prestes a viver o fim de semana mais aguardado do ano. Entre sete e nove de novembro, a categoria-escola promovida pela Vicar fará parte, pela terceira temporada consecutiva, da programação oficial do GP de São Paulo de Fórmula 1. A competição disputada por jovens talentos vai acelerar em jornada de evento-suporte da principal categoria do automobilismo. Será uma grande oportunidade para que os talentos da nova geração possam correr diante das equipes da Fórmula 1 no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Presente em quatro dos cinco continentes, a Fórmula 4 foi criada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) com o objetivo de ser o primeiro passo de um piloto recém-saído do kartismo e que almeja chegar ao Mundial de Fórmula 1, no apogeu do esporte a motor.
O atual grid da categoria máxima é a prova do sucesso da Fórmula 4 como formadora de pilotos: dos 20 competidores que hoje aceleram na Fórmula 1, 12 deles (60%) passaram pela categoria-escola, incluindo Gabriel Bortoleto, representante do Brasil na categoria como piloto da Stake F1 Team Kick Sauber, futura Audi em 2026.
No Brasil, a Fórmula 4 foi trazida pela Vicar e iniciou sua trajetória em 14 de maio de 2022, quando realizou a primeira corrida da sua história, no Autódromo Velocitta. Desde então, 20 pilotos foram catapultados para o automobilismo internacional. Dois deles, inclusive, vão disputar a FIA Fórmula 3 na próxima temporada: o brasiliense Pedro Clerot — primeiro campeão da BRB Fórmula 4 — e Fernando Barrichello, filho mais novo do duas vezes vice-campeão mundial e bicampeão da BRB Stock Car Pro Series, Rubens Barrichello.
Competição é vitrine
Um dos aspectos mais importantes e especiais para os pilotos da BRB Fórmula 4 Brasil neste evento-suporte da Fórmula 1 é a chance de se mostrar perante as equipes que fazem parte do Mundial.
Duas talentosas pilotas reveladas pela categoria brasileira hoje integram cobiçados programas de desenvolvimento. Primeira mulher a correr na Fórmula 4 Brasil, Aurélia Nobels faz parte do Ferrari Driver Academy, enquanto a catarinense Rafaela Ferreira faz parte do Red Bull F1 Academy. Ambas correm na Fórmula 1 Academy, categoria exclusiva para mulheres.
Em 2025, a BRB Fórmula 4 Brasil tem o grid mais jovem da sua história, tendo iniciado a temporada com média etária de 16 anos e quatro meses. Para a jornada deste fim de semana em Interlagos, a categoria terá algumas caras novas com as estreias do argentino Federico Díaz (17 anos) e do paulista Naim Saleh (15), ambos pela equipe campeã, a TMG Racing.
Por sua vez, o maranhense Ciro Sobral (18), que faz seu segundo ano na categoria e venceu na abertura do calendário, justamente no circuito paulistano, em maio, vai acelerar pela Starrett Bassani F4.
Outra novidade é a volta da catarinense Rafaela Ferreira ao grid. A primeira mulher a vencer na categoria e dona de três vitórias — uma delas em Interlagos — regressa para representar a Cavaleiro Sports e manter o ritmo de corrida visando a última etapa da Fórmula 1 Academy na temporada, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Além de Rafa, a equipe liderada por Beto Cavaleiro terá uma cara nova neste fim de semana em Interlagos: João Paulo Sanzovo, natural de Jaú (SP), vai estrear na BRB Fórmula 4 aos 17 anos.
A etapa que representará a terceira vez em que a BRB Fórmula 4 Brasil como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1 será extracampeonato, de modo que não contará pontos para a temporada 2025 da categoria, que tem o gaúcho Heitor Dall’Agnol (TMG Racing) como líder da tabela, com 199 pontos. Com foco na sequência da sua carreira na Europa, o piloto de 16 anos nascido em Passo Fundo vai se dedicar a treinos no Velho Mundo e, portanto, não vai correr no evento em Interlagos, assim como o mato-grossense Rogério Grotta (Cavaleiro Sports).
Filippo Fiorentino, também da equipe baseada em Americana, é o vice-líder da tabela de pontos, com 120. Murilo Rocha (Starrett Bassani F4) aparece em terceiro, com 116, seguido por Pedro Lima e por Pedro Lins, ambos também do time liderado por Eduardo Bassani, com 110 e 86 pontos, respectivamente.
Programação e transmissão
A BRB Fórmula 4 Brasil terá uma programação mais enxuta que o habitual em Interlagos. As atividades de pista vão começar na sexta-feira, 7 de novembro, com um treino livre, às 9h05, enquanto a classificação será realizada às 17h. O sábado traz duas corridas, sendo a primeira às 9h25 e a segunda no período da tarde, largando às 16h35, ambas com 25 minutos de duração. A prova que fecha o fim de semana da categoria em Interlagos terá 18 minutos e largada às 9h20 de domingo.
Segundo a meteorologia, a previsão do tempo para o fim de semana é de chuva, o que tende a tornar ainda mais desafiadora a experiência dos pilotos em Interlagos. Foi em meio a esse cenário climático que a jovem Cecília Rabelo surpreendeu e conquistou a pole position da primeira vez em que a BRB Fórmula 4 integrou o cronograma do GP de São Paulo de Fórmula 1, em 2023. Foi a primeira mulher a faturar a posição de honra da categoria brasileira.
As corridas deste fim de semana de BRB Fórmula 4 Brasil como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1 terão transmissão ao vivo pela emissora por assinatura BandSports.
BRB Fórmula 4 Brasil
Programação em Interlagos (horário local)
Sexta-feira, 7 de novembro
09h05 – Treino Livre
17h00 – Classificação
Sábado, 8 de novembro
09h25 – Corrida 1 (25 minutos)
16h35 – Corrida 2 (25 minutos)
Domingo, 9 de novembro
09h20 – Corrida 3 (18 minutos)
Fonte: Vicar | Fotos: Duda Bairros/Vicar e Rafael Gagliano/Vicar
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.