Brasil terá 13 pilotos na Copa do Mundo de Kart OKN e OKN Júnior em Cremona na Itália
Após sua estreia no ano passado, a Copa do Mundo de Kart OKN, organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), chega a sua 2ª edição nesta semana, em Cremona, na Itália, comprovando seu grande sucesso. Desta vez, além da categoria OKN, a competição também terá a disputa da OKN Júnior. Serão mais de 170 pilotos de diversos países na briga pelos títulos, a partir de quarta-feira (25), com as finais no domingo (28).
Dentre eles estão 13 pilotos brasileiros, sendo dois deles membros da Academia CBA de Pilotos 2025, prêmio concedido pelo segundo ano consecutivo pela Confederação Brasileira de Automobilismo e que no ano passado já alcançou uma grande conquista na Copa do Mundo OKN, com o pódio conquistado por Heitor Dall'Agnol Farias, que ficou em terceiro lugar na disputa na Grã-Bretanha e atualmente lidera a Fórmula 4 Brasil.
Foto: Gilmar Rose/Divulgação/CBA
Os dois kartistas da Academia CBA de Pilotos na disputa deste ano são o maranhense Miguel Spohr, de 14 anos, e o tocantinense Pedro Cabral, de 17 anos. Eles correrão na Itália com a taxa de inscrição, equipamentos e mecânico custeados pela CBA, em parceria com uma das maiores equipes do kartismo europeu, a italiana Parolin.
Spohr conquistou o prêmio ao se tornar campeão da Regional Cup Brasil, disputada no mês passado em Imperatriz (MA), na categoria OK Júnior. Em Cremona, ele estará na OKN Júnior, ao lado de mais 82 pilotos. Além dele, também representarão o Brasil na categoria os pilotos Eli Steinbruch, Francisco Rocha, Guilherme Busato, João Bonadiman, Leonardo Ramires, Nicolas Guth e Victoria Farfus.
“É minha primeira vez fora do país, participando de um campeonato internacional, então, a expectativa é muito grande”, comentou Spohr, que além da Regional Cup coleciona vários títulos regionais no kartismo brasileiro.
“O sentimento é de dever cumprido até aqui, pois trabalhei muito para conquistar esta vaga e farei todo o possível para estar entre os primeiros colocados, representando da melhor forma possível, minha cidade, meu estado, o Brasil e a CBA”, completou Spohr.
Já Cabral garantiu sua vaga e premiação na Copa do Mundo de Kart OKN ao terminar em terceiro lugar na Regional Cup na mesma categoria. O tocantinense dividirá a pista na Itália com mais 89 pilotos na OKN, que também terá mais quatro brasileiros: Allan Croce, Bernardo Gentil, Luca Croce e Rafael Croce.
“Estou muito ansioso. É uma oportunidade única na vida poder representar não só o meu estado, mas também o Brasil. Me preparei bastante neste curto período que tivemos depois da Regional. Sei que é um campeonato de nível altíssimo e que chegar lá, participar já é uma grande honra, mas vamos em busca de bons resultados. Espero aproveitar essa experiência e aprender bastante”, ressaltou Cabral, que será o primeiro tocantinense a correr na Copa do Mundo OKN.
Giovanni Guerra, presidente da CBA e responsável pela introdução da Regional Cup no Brasil, com apoio da FIA e do Banco BRB, acompanhará a Copa do Mundo em Cremona e dará todo o suporte aos pilotos brasileiros.
“Só posso agradecer a Deus e a todos os nossos apoiadores por estarmos mais um ano possibilitando essa experiência única e tão importante a estes jovens kartistas da Academia CBA. No ano passado, já beneficiamos cinco pilotos e este ano serão mais quatro, dois deles na Copa do Mundo, um no Rok SuperFinal e outro num teste de Fórmula 4. Fico muito feliz com tudo o que temos alcançado e que logo no primeiro ano já foi coroado com o pódio do Heitor na Grã-Bretanha, o que com certeza o ajudou muito e o levou a estar hoje colhendo tanto sucesso na Fórmula 4 Brasil”, lembrou Guerra.
“Além disso, agora que temos no Brasil os motores OKN iguais aos utilizados nesta Copa do Mundo da FIA, nossos pilotos terão ainda mais chances de aprendizado e bons resultados nos próximos anos. Estarei em Cremona na torcida por todos os pilotos do Brasil”, finalizou o presidente da CBA.
Além da Copa do Mundo, Cremona também será sede neste fim de semana da última etapa do FIA Karting Academy Trophy Junior e o Brasil terá mais um representante correndo: Rafael Busato, de 12 anos, que foi selecionado pela CBA para disputar a competição após a conquista do Brasileiro de Kart do ano passado na OK Júnior. Será a terceira etapa do campeonato.
Diogo Cruz e Matias Dominguez também integram a Academia CBA
Além de Miguel Spohr e Pedro Cabral, a Academia CBA de Pilotos em 2025 também conta os pilotos Diogo Cruz e Matias Dominguez.
Diogo foi premiado pela CBA com um teste de Fórmula 4, que será divulgado em breve. Já Dominguez, que venceu a Regional Cup Brasil na categoria Mini, estará no Rok SuperFinal 2025, entre os dias 13 e 18 de outubro, em Lonato, na Itália. O piloto foi premiado pela CBA, em parceria com a Tony Kart, ganhando a vaga, inscrição, kart completo (chassis + motor) e um jogo de pneus para a disputa na pista italiana.
Os campeonatos de kart organizados pela CBA (Brasileiro e Copa Brasil) contam com o patrocínio do Banco BRB, o "Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro", e MG Pneus.
Confira os pilotos brasileiros na Copa do Mundo de Kart OKN 2025:
OKN (90 inscritos, cinco brasileiros)
Allan Croce (KR / IAME / Maxxis)
Bernardo Gentil (CRG / TM Kart / Maxxis)
Luca Croce (KR / IAME / Maxxis)
Pedro Cabral (Parolin / TM Kart / Maxxis)
Rafael Croce (KR / IAME / Maxxis)
OKN Júnior (83 inscritos, oito brasileiros)
Eli Steinbruch (CRG / TM Kart / LeCont)
Francisco Rocha (CRG / TM Kart / LeCont)
Guilherme Busato (CRG / TM Kart / LeCont)
João Bonadiman (KR / Iame / LeCont)
Leonardo Ramires (KR / Modena Engines / LeCont)
Miguel Spohr (Parolin / TM Kart / LeCont)
Nicolas Guth (CRG / TM Kart / LeCont)
Victoria Farfus (KR / TM Kart / LeCont)
Fonte: Comunicação CBA
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.