Alonso elogia o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto: o "melhor da nova geração"
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto ganhou uma promoção imediata na Fórmula 1 com a Kick Sauber após conquistar o título da F2 em sua temporada de estreia, e antes disso da F3. E nesta semana, ele foi extremamente elogiado pelo experiente e bicampeão mundial Fernando Alonso, que é também o seu empresário.
Bortoleto e Alonso concederam entrevista coletiva antes do GP da China. Foto: F1.com/Divulgação
Mesmo que o brasileiro não tenha finalizado o GP da Austrália, mas quando questionado sobre as provas em solo chinês neste fim de semana, Alonso não poupou elogios ao jovem Bortoleto. “Muito impressionante, muito bom, mas sem surpresas”, disse ele. “Ele é o melhor da nova geração – junto com Ollie Bearman. Ele está bem preparado, trabalhou muito duro durante todo o inverno, e acho que Melbourne não é a pista mais fácil para estrear. A corrida, especialmente, foi super complicada para todos, então foi um teste difícil, mas foi muito impressionante – o primeiro de muitos”, disse Alonso.
Sentados juntos na coletiva de imprensa da FIA antes do GP da China, o forte vínculo entre os dois era evidente, embora Bortoleto tenha brincado: "Ele está sendo legal porque há câmeras, sabe."
Apesar da facilidade entre os dois, as coisas podem ficar consideravelmente mais tensas caso haja competição direta na pista. Brincando sobre como essas situações seriam administradas, Alonso disse: “Acho que há regras claras de que eu fico na frente, é o que eu entendo! Não, brincadeiras à parte, é ótimo ver a carreira de Gabriel até agora. Para nós da A14 (empresa de gestão de Alonso), nos sentimos extremamente orgulhosos do relacionamento. Este ano será o primeiro ano em que ele não vencerá, então talvez tenhamos que aceitar isso. Mas é parte de sua curva de aprendizado. Para mim, é um pouco diferente. Todos os conselhos e insights que dei a ele nos últimos dois anos – é um pouco estranho agora porque estou dando a ele o mesmo, tentando ajudá-lo o máximo que posso com experiência em circuitos, preparação, como abordar fins de semana de corrida, atividades de marketing, a maneira de gastar energia, economizar energia – todos esses tipos de coisas”, detalhou o espanhol.
Bortoleto acrescentou que “em relação às regras, tenho no meu contrato que preciso dar a ele um vácuo toda vez que o vir na qualificação!”, brincou. “Não, mas como Fernando disse, ele tem sido muito bom. Ele tem sido capaz de me ensinar muitas dessas coisas – como maximizar meu desempenho na pista gerenciando meus esforços fora dela. Coisas como lidar com os dias aqui, quintas e sextas, para focar no que realmente importa durante o fim de semana. Tem sido muito bom até agora”, afirmou o brasileiro.
“Na Austrália, não conseguimos lutar um contra o outro propriamente, mas espero que, na China, possamos ter algumas batalhas lado a lado. Isso seria legal para mim. Eu o vi correndo a vida inteira, e agora correr contra ele na Fórmula 1, com ele também sendo meu empresário, vai ser muito legal. Uma boa oportunidade”, complementou Bortoleto.
O GP da China terá a prova Sprint neste sábado (22), a partir da meia noite, com transmissão do BandSports (TV Fechada). Já a corrida será no domingo (23), com largadas às 4 horas, será transmitido pela Band em sinal aberto.