Victoria Farfus e Bernardo Gentil são os melhores brasileiros na Copa do Mundo de Kart na Itália
A 2ª edição da Copa do Mundo de Kart OKN, organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), chegou ao final no domingo (28), em Cremona, na Itália, onde reuniu mais de 170 pilotos de diversos países nas categorias OKN e OKN Júnior. A curitibana Victoria Farfus (KR / TM Kart / LeCont), filha do piloto brasileiro Augusto Farfus que corre no FIA WEC, foi a melhor piloto do País na competição e também a melhor mulher na disputa, terminando em quarto lugar na OKN Júnior. A kartista conquistou excelentes resultados ao longo da semana, andando entre os três primeiros na maioria de suas classificatórias.
Fotos: Gilmar Rose
Na Super Classificatória, neste domingo, no entanto, Victoria acabou se envolvendo em um incidente e foi obrigada a abandonar a disputa. Com isso, a brasileira largou em 11º na Final. Mesmo assim, foi para cima e ficou muito próxima de um lugar no pódio.
O gaúcho Nicolas Guth (CRG / TM Kart / LeCont) também conseguiu um grande resultado na final da Júnior, terminando em 13º, após largar da 23ª posição. O paranaense Guilherme Busato (CRG / TM Kart / LeCont) também chegou à decisão, que reuniu os 36 melhores pilotos após as classificatórias, mas abandonou a prova após um incidente com outros karts.
Na OKN, o brasiliense Bernardo Gentil foi o único brasileiro a chegar à final e também foi muito bem. Depois de largar da 24ª posição, ele garantiu um Top-10 entre os melhores do mundo, cruzando a linha de chegada na décima posição.
Os demais brasileiros não estiveram entre os 36 finalistas, mas mostraram muito empenho ao longo das classificatórias.
Na OKN Júnior, Francisco Rocha (CRG / TM Kart / LeCont) terminou em 40º, João Bonadiman (KR / Iame / LeCont), em 53º, Eli Steinbruch (CRG / TM Kart / LeCont), em 57º, Miguel Spohr (Parolin / TM Kart / LeCont), em 71º e Leonardo Ramires (KR / Modena Engines / LeCont), em 80º.
Já na OKN, Allan Croce (KR / IAME / Maxxis) ficou em 40º, Lucca Croce (KR / IAME / Maxxis), em 47º, Rafael Croce (KR / IAME / Maxxis), em 80º, e Pedro Cabral (Parolin / TM Kart / Maxxis) em 81º.
O maranhense Miguel Spohr e o tocantinense Pedro Cabral participaram da competição pela primeira vez, após serem premiados pela CBA por suas conquistas na Regional Cup de Kart Brasil, realizada em agosto. Os dois passaram a integrar a Academia CBA de Pilotos e correram a Copa do Mundo com a taxa de inscrição, equipamentos e mecânico custeados pela CBA, em parceria com uma das maiores equipes do kartismo europeu, a italiana Parolin, que inclusive foi campeã na OKN Júnior.
Giovanni Guerra, presidente da CBA e responsável pela introdução da Regional Cup no Brasil, com apoio da FIA e do Banco BRB, esteve em Cremona e acompanhou de perto o desempenho de todos os pilotos do país.
Além da Copa do Mundo, a pista italiana recebeu a terceira e última etapa de 2025 do FIA Karting Academy Trophy Junior e o Brasil contou com mais um representante em pista: o paranaense Rafael Busato (Exprit / Vortex / LeCont). O piloto também chegou à final, mas não completou a prova ao se envolver em um acidente.
Os campeões em Cremona foram os italianos Giole Girardello (Parolin / TM Kart / LeCont) na OKN Júnior e Manuel Scognamiglio (KR / IAME / Maxxis) na OKN. No FIA Karting Academy, a vitória na etapa ficou com o lituano Nojus Stasionis (Exprit / Vortex / LeCont).
Confira os resultados completos:
OKN Júnior: https://nocache.fiakarting.com/sites/default/files/xml_folder/2025/Cremona/ok-njunior_results64.pdf
OKN: https://nocache.fiakarting.com/sites/default/files/xml_folder/2025/Cremona/ok-n_results32.pdf
FIA Karting Academy Trophy Junior: https://nocache.fiakarting.com/sites/default/files/xml_folder/2025/Cremona/academy-junior_results90.pdf
Os campeonatos de kart organizados pela CBA (Brasileiro e Copa Brasil) contam com o patrocínio do Banco BRB, o 'Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro', e MG Pneus.
Fonte: Comunicação CBA
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.