Vice-diretor da Ferrari destaca maturidade do brasileiro Rafael Câmara após título na F3
O vice-diretor de equipe da Ferrari, Jerome D’Ambrosio, comentou nesta semana sobre o crescimento de Rafael Câmara após o brasileiro garantir o título da Fórmula 3 em Budapeste, na Hungria, no último domingo. A temporada de 2025 foi impressionante para Câmara: cinco poles, quatro vitórias em corridas principais e o título assegurado com duas etapas de antecedência. Na sua estreia no campeonato, o piloto chamou atenção em vários momentos, especialmente pelo desempenho decisivo na prova de Budapeste.
Foto: Divulgação/FIA Fórmula 3
D’Ambrosio declarou que a Ferrari não poderia ter esperado algo melhor, pois o piloto foi brilhante. “Esta temporada começou forte, ele se saiu muito bem nos momentos mais tensos, e acho que a corrida que vimos hoje (domingo passado) resume tudo: lutar por um campeonato no molhado, em uma pista muito escorregadia. Poderia ter sido fácil para ele cometer um erro. Dava para ver que ele estava no limite. Ele era rápido, mas estava sob controle. Ele escolheu quando forçar, escolheu quando abrir vantagem, e isso mostra que ele estava no controle.”
Integrante da Ferrari Driver Academy desde 2022, Câmara nunca terminou uma temporada de monopostos fora do top 5, ficando fora do top 3 apenas uma vez. O título da F3 foi o segundo consecutivo, após a conquista da Freca em 2024. D’Ambrosio destacou que, desde que entrou no programa, o piloto evoluiu a cada ano: “Quando você tem um talento como o Rafa, pode parecer duro dizer isso, mas é o que você espera e o que quer ver. Nosso trabalho é apoiá-lo da melhor forma possível para que ele possa entregar isso e expressar seus talentos ao máximo de sua capacidade.”
Foto: Divulgação/FDA
Ele continuou: “Ele está conosco há vários anos e acho que deu um passo realmente grande. Na verdade, conheci o Rafa pela primeira vez quando eu estava em outra academia e ele competia contra nós. Ele era definitivamente alguém com quem tínhamos cuidado, porque estava sempre brigando por campeonatos. Acho que ele deu um passo claro em 2024, vencendo o Campeonato FRECA, e depois este ano, ao conquistar o título já na temporada de estreia na Fórmula 3. O que me impressionou nesse período em que o conheci foi a forma como ele evoluiu, não apenas como piloto, mas também fora das pistas – ele tem uma maturidade incrível. Acho que os últimos 12 meses foram incríveis para ele. Ele teve um desempenho excepcional.”
Sobre a mentalidade e clareza de Câmara, D’Ambrosio afirmou: “Ele tem uma maneira única de saber o que quer e o que precisa para ter um bom desempenho, o que acho extremamente importante para um piloto. É impressionante. Quando você investe em jovens talentos e tenta apoiá-los da melhor forma possível. Tivemos algumas conversas no inverno, que foram bastante interessantes, em que, como academia, sugerimos algumas coisas e ele disse: ‘Não, Jerome, isso é o que eu preciso. Isso é o que eu quero.’ E me lembro de ter dito: ‘Ok, então é isso que você vai ter, e é assim que vamos apoiá-lo.’ Ele sabe o que quer ou o que precisa para ter um bom desempenho, e isso é um sinal de maturidade. Isso é um sinal de força.”
Ele concluiu: “Ao mesmo tempo em que tentamos identificar se eles têm o que é necessário para dar o próximo passo – e para a Ferrari isso significa um dia pilotar um carro de Fórmula 1 da equipe –, ter alguém assertivo nas suas escolhas e no conhecimento do que precisa é, eu diria, encorajador e tranquilizador, pois mostra que você tem alguém que sabe o que quer para se destacar neste esporte. Acho que, em qualquer área, você precisa saber o que quer e ir atrás. É preciso acreditar em si mesmo e também ser objetivo consigo mesmo. E o Rafa tem essas qualidades, mas, novamente, a estrada ainda é longa.”
Sobre os próximos passos, D’Ambrosio comentou: “Ele definitivamente merece uma pausa agora antes de Monza, voltar ao Brasil, passar um tempo com a família e, depois, o desafio e o trabalho para a próxima temporada vão começar. Primeiro, ele precisa encerrar esta temporada e, então, se preparar para o futuro. Para ele, a Fórmula 2 será o próximo passo. É um desafio grande, e precisamos nos preparar para isso da melhor forma possível.”
Fonte: F1.com
______________________________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.