Turismo Nacional volta a Interlagos para etapa Endurance e coroação de campeões na temporada
Depois de sete meses, sete etapas e 35 corridas realizadas, a temporada 2025 da Turismo Nacional terá seu desfecho nesta semana, entre quinta-feira e sábado (11 a 13 de dezembro) com a disputa da última etapa do nono calendário de uma trajetória iniciada em 2017 e que, neste ano, deu novo passo na consolidação como categoria popular, que contempla o DNA do “automobilismo raiz” e que traz no grid alguns dos modelos mais vendidos do Brasil. Será no “templo do esporte a motor brasileiro”, em Interlagos, que a TN vai definir os campeões Overall A, Overall B, Overall Rookie e Endurance em etapa especial que terá como apogeu uma corrida de três horas de duração, envolvendo quase 40 carros e aproximadamente 85 pilotos.
Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar
Assim como aconteceu no ano passado, o traçado paulistano de 4.309 metros será o palco da definição dos campeões gerais da Turismo Nacional, em formato em vigor desde 2024. Naquela oportunidade, Ernani Kuhn e João Cardoso venceram a prova de longa duração realizada em Interlagos e confirmaram as conquistas Overall A e B, respectivamente, além da conquista do título Endurance (soma dos pontos nas duas provas de longa duração no calendário).
Com o título na B, o gaúcho João Cardoso subiu para a categoria A e logo despontou como um dos protagonistas na divisão principal da Turismo Nacional. Contudo, o piloto de 19 anos da Auto Racing dividiu os holofotes com aquele que foi um dos grandes nomes do ano, o catarinense Alexandre Bastos (Roger Racing), que foi o vencedor da primeira prova Endurance do ano, em Cascavel (PR) no mês de maio, tendo ao seu lado o conterrâneo Eduardo Berlanda.
Xande Bastos e João Cardoso são os dois finalistas do campeonato Overall A, que reúne somente os pilotos que disputaram todas as etapas do campeonato. O catarinense de 24 anos vai para a decisão em Interlagos com ligeira vantagem e soma 571 pontos, contra 544 de João Cardoso.
Ao todo, serão colocados em jogo na etapa final um total de 47 pontos (dois pela pole position, 44 pela vitória e um pela volta mais rápida na corrida). Neste contexto, Xande larga em vantagem por ter importantes 27 tentos à frente do seu oponente. De Murilo Fiore (GS Sports), que soma 499 tentos, para trás, já não há pilotos com chances matemáticas de buscar o título.
Um sétimo lugar na corrida Endurance daria a Xande 22 pontos e o faria alcançar 593 tentos, enquanto João Cardoso, neste quadro, poderia chegar a somente 591. No caso do gaúcho, entre outras combinações, será preciso marcar a pole, vencer a etapa e fazer a volta mais rápida e torcer para o catarinense terminar de oitavo para trás.
Além da disputa pelo título Overall A, Xande Bastos e João Cardoso terão pela frente uma grande decisão. Tanto campeão como vice receberão importante premiação da Vicar, promotora da Turismo Nacional e da BRB Stock Car Pro Series: insumos, incentivos e uma bolsa mensal para dar o próximo passo da carreira: o caminho internacional por meio do TCR South America Banco BRB ou seguir no Brasil rumo à Stock Car com a disputa da Stock Light em 2026. A prerrogativa da escolha caberá ao campeão, enquanto o vice ficará com a opção restante.
Xande e João Cardoso vêm de grande disputa pelo título do campeonato Sprint, que teve seu desfecho em jornada noturna no novo Autódromo Internacional do Mato Grosso, em Cuiabá. Na ocasião, o gaúcho virou o jogo contra seu oponente e saiu do Centro-Oeste com a conquista da taça, o que traz motivação a mais aos dois na batalha pelo caneco Overall A em Interlagos.
Emoção até o fim na categoria B — Assim como na categoria A, a disputa pelo título Overall B promete ser acirrada até o fim. Adilson Jr. (CAR Racing) e Augusto Sangalli (Pein Competições) estarão na batalha pela taça de campeão em Interlagos.
Vindo de grande virada em Cuiabá que lhe garantiu o título Sprint, o “rookie” Adilsinho vai para a decisão com 545 pontos, curiosamente também 27 pontos de frente em relação ao seu oponente, o jovem Sangalli, de 18 anos, que faz sua segunda temporada na Turismo Nacional. Assim, o quadro para a definição do título Overall B é similar ao da A: Adilson Jr. precisa de um sétimo lugar, independente da colocação de Sangalli, para sagrar-se campeão, entre outras combinações, enquanto um dos resultados que daria o título ao piloto da Pein Motorsports é gabaritar a etapa e torcer para Adilsinho terminar de oitavo para trás.
Um dos trunfos de Sangalli para sair de Interlagos com o título está justamente na corrida Endurance. Em Cascavel, o paulista terminou na segunda colocação tendo ao seu lado como convidado o gaúcho Bernardo Cardoso, um especialista em tração dianteira e corridas de longa duração. Por sua vez, Adilson Jr. não pontuou.
Outro campeonato que terá seu desfecho na B é o Overall Rookie, que compreende somente os pilotos estreantes e que correm pela categoria em 2026. Novamente, são dois os candidatos ao título: além de Adilson Jr., que soma 528 pontos, o brasiliense Luiz Veras (G Racing Motorsport) vai para Interlagos com chances de levantar o caneco e soma 502 pontos.
Resistência — As três horas de corrida válidas pela última etapa da temporada também vão definir o futuro campeão Endurance da Turismo Nacional em 2025. Em formato que possibilita a participação de tripulações em duplas ou trios, as corridas de longa duração trazem uma abordagem diferente à categoria: diferente das provas sprint, mais curtas e ‘pegadas’ do início ao fim, na Endurance a estratégia e as paradas nos boxes são um fator crucial e decisivo.
Além de os pilotos somarem pontos de forma individual para o campeonato Overall nas categorias A e B — desde que tenham participado das outras etapas do calendário —, as duplas e/ou trios também pontuam no certame Endurance. Vencedores em Cascavel, Xande Bastos e Eduardo Berlanda têm 46 pontos, contra 37 de Augusto Sangalli e Bernardo Cardoso. Alberto Cattucci, que em Cascavel correu em parceria com o tricampeão Juninho Berlanda, tem 30, seguido pela tripulação formada por Murilo Fiore e Bruno Massa, com 28. Os novatos Vasco Pedro e Enzo Falquete têm 26, à frente do duo composto por Luiz Veras e Wilton Pena.
O estreante Gabriel Moura soma 22 depois de fazer a primeira etapa Endurance com João Bortoluzzi — que em 2025 disputou a Stock Light —, seguido pela dupla composta por Daniel Nino e Diego Augusto. O top-10 é finalizado por Pedro Bürger e Thiago Riberi, com 18 pontos, e por José Neto e Thiago Klein, com 16.
Agenda em Interlagos — O intenso cronograma da Turismo Nacional terá início no fim da tarde de quinta-feira, às 17h, quando será realizado o primeiro treino livre para a etapa Endurance, com meia hora de duração. Em jornada histórica e que contemplará também a BRB Stock Car Pro Series, TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB, BRB Fórmula 4 Brasil e o campeonato virtual E-Stock, a TN volta a acelerar na sexta-feira com dois treinos livres e, a partir das 16h15, volta à pista paulistana para definir o último grid do ano, a partir das 16h15.
Com perspectiva de quase 40 carros e mais de 80 pilotos em ação, a Turismo Nacional partirá para sua derradeira largada na temporada 2025 no sábado, a partir de 14h45, para três horas de muita emoção antes da consagração dos campeões da temporada 2025.
A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio da emissora por assinatura BandSports, no próprio canal da categoria no YouTube e também no canal Esporte na Band no YouTube.
Programação em Interlagos
Quinta-feira, 11 de dezembro
17h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
Sexta-feira, 12 de dezembro
09h35 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
13h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
16h15 – Turismo Nacional – Classificação
Sábado, 13 de dezembro
11h30 – Visitação aos Boxes
14h45 – Turismo Nacional – etapa Endurance (3 horas mais uma volta)
Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.