Turismo Nacional volta a Interlagos para etapa Endurance e coroação de campeões na temporada

Depois de sete meses, sete etapas e 35 corridas realizadas, a temporada 2025 da Turismo Nacional terá seu desfecho nesta semana, entre quinta-feira e sábado (11 a 13 de dezembro) com a disputa da última etapa do nono calendário de uma trajetória iniciada em 2017 e que, neste ano, deu novo passo na consolidação como categoria popular, que contempla o DNA do “automobilismo raiz” e que traz no grid alguns dos modelos mais vendidos do Brasil. Será no “templo do esporte a motor brasileiro”, em Interlagos, que a TN vai definir os campeões Overall A, Overall B, Overall Rookie e Endurance em etapa especial que terá como apogeu uma corrida de três horas de duração, envolvendo quase 40 carros e aproximadamente 85 pilotos.

Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar

Assim como aconteceu no ano passado, o traçado paulistano de 4.309 metros será o palco da definição dos campeões gerais da Turismo Nacional, em formato em vigor desde 2024. Naquela oportunidade, Ernani Kuhn e João Cardoso venceram a prova de longa duração realizada em Interlagos e confirmaram as conquistas Overall A e B, respectivamente, além da conquista do título Endurance (soma dos pontos nas duas provas de longa duração no calendário).

Com o título na B, o gaúcho João Cardoso subiu para a categoria A e logo despontou como um dos protagonistas na divisão principal da Turismo Nacional. Contudo, o piloto de 19 anos da Auto Racing dividiu os holofotes com aquele que foi um dos grandes nomes do ano, o catarinense Alexandre Bastos (Roger Racing), que foi o vencedor da primeira prova Endurance do ano, em Cascavel (PR) no mês de maio, tendo ao seu lado o conterrâneo Eduardo Berlanda.

Xande Bastos e João Cardoso são os dois finalistas do campeonato Overall A, que reúne somente os pilotos que disputaram todas as etapas do campeonato. O catarinense de 24 anos vai para a decisão em Interlagos com ligeira vantagem e soma 571 pontos, contra 544 de João Cardoso. 

Ao todo, serão colocados em jogo na etapa final um total de 47 pontos (dois pela pole position, 44 pela vitória e um pela volta mais rápida na corrida). Neste contexto, Xande larga em vantagem por ter importantes 27 tentos à frente do seu oponente. De Murilo Fiore (GS Sports), que soma 499 tentos, para trás, já não há pilotos com chances matemáticas de buscar o título.

Um sétimo lugar na corrida Endurance daria a Xande 22 pontos e o faria alcançar 593 tentos, enquanto João Cardoso, neste quadro, poderia chegar a somente 591. No caso do gaúcho, entre outras combinações, será preciso marcar a pole, vencer a etapa e fazer a volta mais rápida e torcer para o catarinense terminar de oitavo para trás.

Além da disputa pelo título Overall A, Xande Bastos e João Cardoso terão pela frente uma grande decisão. Tanto campeão como vice receberão importante premiação da Vicar, promotora da Turismo Nacional e da BRB Stock Car Pro Series: insumos, incentivos e uma bolsa mensal para dar o próximo passo da carreira: o caminho internacional por meio do TCR South America Banco BRB ou seguir no Brasil rumo à Stock Car com a disputa da Stock Light em 2026. A prerrogativa da escolha caberá ao campeão, enquanto o vice ficará com a opção restante.

Xande e João Cardoso vêm de grande disputa pelo título do campeonato Sprint, que teve seu desfecho em jornada noturna no novo Autódromo Internacional do Mato Grosso, em Cuiabá. Na ocasião, o gaúcho virou o jogo contra seu oponente e saiu do Centro-Oeste com a conquista da taça, o que traz motivação a mais aos dois na batalha pelo caneco Overall A em Interlagos.

Emoção até o fim na categoria B — Assim como na categoria A, a disputa pelo título Overall B promete ser acirrada até o fim. Adilson Jr. (CAR Racing) e Augusto Sangalli (Pein Competições) estarão na batalha pela taça de campeão em Interlagos.

Vindo de grande virada em Cuiabá que lhe garantiu o título Sprint, o “rookie” Adilsinho vai para a decisão com 545 pontos, curiosamente também 27 pontos de frente em relação ao seu oponente, o jovem Sangalli, de 18 anos, que faz sua segunda temporada na Turismo Nacional. Assim, o quadro para a definição do título Overall B é similar ao da A: Adilson Jr. precisa de um sétimo lugar, independente da colocação de Sangalli, para sagrar-se campeão, entre outras combinações, enquanto um dos resultados que daria o título ao piloto da Pein Motorsports é gabaritar a etapa e torcer para Adilsinho terminar de oitavo para trás.

Um dos trunfos de Sangalli para sair de Interlagos com o título está justamente na corrida Endurance. Em Cascavel, o paulista terminou na segunda colocação tendo ao seu lado como convidado o gaúcho Bernardo Cardoso, um especialista em tração dianteira e corridas de longa duração. Por sua vez, Adilson Jr. não pontuou.

Outro campeonato que terá seu desfecho na B é o Overall Rookie, que compreende somente os pilotos estreantes e que correm pela categoria em 2026. Novamente, são dois os candidatos ao título: além de Adilson Jr., que soma 528 pontos, o brasiliense Luiz Veras (G Racing Motorsport) vai para Interlagos com chances de levantar o caneco e soma 502 pontos.

Resistência — As três horas de corrida válidas pela última etapa da temporada também vão definir o futuro campeão Endurance da Turismo Nacional em 2025. Em formato que possibilita a participação de tripulações em duplas ou trios, as corridas de longa duração trazem uma abordagem diferente à categoria: diferente das provas sprint, mais curtas e ‘pegadas’ do início ao fim, na Endurance a estratégia e as paradas nos boxes são um fator crucial e decisivo.

Além de os pilotos somarem pontos de forma individual para o campeonato Overall nas categorias A e B — desde que tenham participado das outras etapas do calendário —, as duplas e/ou trios também pontuam no certame Endurance. Vencedores em Cascavel, Xande Bastos e Eduardo Berlanda têm 46 pontos, contra 37 de Augusto Sangalli e Bernardo Cardoso. Alberto Cattucci, que em Cascavel correu em parceria com o tricampeão Juninho Berlanda, tem 30, seguido pela tripulação formada por Murilo Fiore e Bruno Massa, com 28. Os novatos Vasco Pedro e Enzo Falquete têm 26, à frente do duo composto por Luiz Veras e Wilton Pena. 

O estreante Gabriel Moura soma 22 depois de fazer a primeira etapa Endurance com João Bortoluzzi — que em 2025 disputou a Stock Light —, seguido pela dupla composta por Daniel Nino e Diego Augusto. O top-10 é finalizado por Pedro Bürger e Thiago Riberi, com 18 pontos, e por José Neto e Thiago Klein, com 16.

Agenda em Interlagos — O intenso cronograma da Turismo Nacional terá início no fim da tarde de quinta-feira, às 17h, quando será realizado o primeiro treino livre para a etapa Endurance, com meia hora de duração. Em jornada histórica e que contemplará também a BRB Stock Car Pro Series, TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB, BRB Fórmula 4 Brasil e o campeonato virtual E-Stock, a TN volta a acelerar na sexta-feira com dois treinos livres e, a partir das 16h15, volta à pista paulistana para definir o último grid do ano, a partir das 16h15.

Com perspectiva de quase 40 carros e mais de 80 pilotos em ação, a Turismo Nacional partirá para sua derradeira largada na temporada 2025 no sábado, a partir de 14h45, para três horas de muita emoção antes da consagração dos campeões da temporada 2025.

A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio da emissora por assinatura BandSports, no próprio canal da categoria no YouTube e também no canal Esporte na Band no YouTube.

Programação em Interlagos
Quinta-feira, 11 de dezembro

17h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 1

Sexta-feira, 12 de dezembro
09h35 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
13h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
16h15 – Turismo Nacional – Classificação

Sábado, 13 de dezembro
11h30 – Visitação aos Boxes
14h45 – Turismo Nacional – etapa Endurance (3 horas mais uma volta)

Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Atual campeã, equipe MC Tubarão acelera em busca do sexto título nas 12 Horas de Tarumã

Próximo
Próximo

Rafael Câmara crava segundo melhor tempo em seu primeiro teste oficial em Abu Dhabi