TCR South America chega à metade da temporada e desembarca para duas etapas em solo uruguaio

O TCR South America Banco BRB desembarca nesta semana no Uruguai. Entre 12 e 13 de julho, o campeonato continental promovido pela Vicar abre uma nova fase e, ao mesmo tempo, completará a primeira metade da temporada 2025 no Autódromo de Mercedes. Depois de realizar as quatro primeiras rodadas do calendário em solo argentino (em Rosário, Oberá, San Juan Villicum e Termas de Río Hondo), a categoria vai ao país vizinho para acelerar em um território considerado neutro na batalha direta entre pilotos brasileiros e argentinos pelo título do campeonato sul-americano. No final de julho, será a vez da etapa de El Pinar.

Foto: Hernán Capa/TCR South America Banco BRB

É a segunda vez que o Complexo Esportivo Ciudad de Mercedes receberá o TCR South America Banco BRB. A primeira edição da categoria no traçado, localizado a seis quilômetros da cidade de Mercedes — 281 km da capital, Montevidéu, e a 317 km de Buenos Aires, na Argentina — aconteceu em 2024, após uma série de obras que promoveram melhorias importantes na segurança e no asfalto do autódromo. 

Com 2.960 metros e nove curvas, o traçado contempla uma grande reta dos boxes, que precede um curvão e na sequência setores que reúnem uma mescla de baixa e média velocidades. Em 2024, Mercedes foi bastante favorável aos pilotos brasileiros: Raphael Reis conquistou a pole position e venceu a Corrida 1, enquanto o campeão Pedro Cardoso marcou dois pódios.

Entretanto, a pista também traz boas lembranças ao atual líder do campeonato, o argentino Leonel Pernía, que faturou um terceiro lugar na primeira prova e triunfou no desfecho da etapa.
Leo Pernía é justamente o homem a ser batido neste fim de semana. Com 283 pontos somados, o piloto vem embalado por grande campanha nas etapas disputadas em casa, onde marcou três vitórias e um total de seis pódios com o Civic Type R FL5 da Honda YPF Racing.

Entretanto, ‘El Tanito’ tem pela frente a concorrência direta de dois brasileiros candidatos ao título: Pedro Cardoso (PMO Racing) e Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino) conquistaram resultados importantes na etapa de Termas de Río Hondo, no início de junho, e chegam embalados a Mercedes. 

Atual campeão, Cardoso triunfou em Santiago del Estero, tem um total de cinco pódios e é o vice-líder, com 239 pontos. Piquet Jr. conquistou a pole position, marcou dois pódios e foi o Driver of the Weekend by Ademicon como o maior pontuador da etapa de Termas e, cada vez mais adaptado, corre para também se aproximar da liderança. Nelsinho tem 189 tentos, ocupando assim a terceira colocação na tabela do campeonato.

A quarta colocação na tabela de pontos é de Fabricio Pezzini (W2 ProGP). O campeão de 2022 já venceu duas vezes na temporada e poderia ter triunfado pela terceira vez se não fosse por um grande revés na última volta da etapa de Termas, quando liderava, no momento em que uma avaria no capô do seu Cupra tirou sua visão e o impediu de se manter na liderança para vencer em junho. Pezzini soma 164 pontos, somente três a mais que seu companheiro de equipe, o brasileiro Raphael Reis, único a ter feito todas as 73 corridas já realizadas pelo TCR South America Banco BRB e quinto melhor posicionado no campeonato atual.

Território ‘neutro’

Além da etapa de Mercedes, o calendário reserva mais uma etapa em solo uruguaio em julho e, duas semanas depois, estará em El Pinar para a sexta etapa da temporada (25 a 27 de julho). Os pilotos brasileiros têm uma grande oportunidade neste mês de equilibrar a disputa contra os oponentes argentinos para almejar a virada de jogo nas quatro provas que serão disputadas em terreno tupiniquim entre agosto e dezembro, coincidindo com as disputas válidas pelo TCR Brasil Banco BRB.

O ‘giro argentino’ se mostrou favorável aos pilotos da casa. Em quatro etapas e oito provas disputadas, foram três poles e sete triunfos conquistados pelos competidores locais, enquanto Pedro Cardoso e Nelsinho Piquet quebraram a invencibilidade dos oponentes com vitória e pole, respectivamente, em Termas. Em termos de pódios, foram 14 conquistados pelos argentinos e dez pelos brasileiros (cinco para Cardoso, quatro para Nelsinho e um logrado por Raphael Reis).
Os brasileiros disputam o título da Copa Trophy com o paulista Enzo Gianfratti (Porthack Racing) e a catarinense Maria Nienkötter (Cobra Racing), única mulher no grid para 2025. A luta pela taça está bastante acirrada e tem o argentino Adrián Chiriano na liderança. Com três vitórias na competição, o piloto da Honda YPF Racing soma 90 pontos, contra 61 de Enzo, também com três triunfos. Maria vem logo a seguir, com 60 tentos.

Agenda do fim de semana

A programação de pista em Mercedes estará concentrada entre sábado e domingo. O primeiro dia será bastante cheio com três treinos livres (sendo um para os pilotos da Copa Trophy). À tarde, a partir das 16h05, acontece a sessão classificatória que definirá o quinto pole position da temporada.

A primeira prova da etapa de Mercedes será disputada na manhã de domingo, a partir das 9h25. Poucas horas depois, a partir de 12h40, a categoria continental conclui sua programação com a segunda corrida do fim de semana. Segundo a previsão do tempo, será um dia de céu parcialmente nublado e temperatura ambiente amena, em torno de 19ºC.

O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.

Programação em Mercedes
Sábado, 12 de julho

09h00 – Shakedown
09h15 – Treino Livre Copa Trophy
10h00 – Treino Livre 1
13h25 – Treino livre 2
16h05 – Classificação 

Domingo, 13 de julho
09h25 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h45 – Visitação aos Boxes
12h40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)


Pontuação geral do campeonato após quatro etapas
1º - Leonel Pernía, 283 pontos
2º - Pedro Cardoso, 239
3º - Nelson Piquet Jr.,189
4º - Fabricio Pezzini, 164
5º - Raphael Reis, 161
6º - Fabián Yannantuoni, 158
7º - Juan Ángel Rosso, 143
8º - Tiago Pernía, 130
9º - Luis Ramírez, 111
10º - Genaro Rasetto, 99
11º - Mariano Pernía, 97
12º - Adrián Chiriano, 60
13º - Santino Balerini, 52
14º - Maria Nienkötter, 43
15º - Enzo Gianfratti, 39
16º - Exequiel Bastidas, 36
*pontuação extraoficial

Copa Trophy
1º - Adrián Chiriano, 90 pontos
2º - Enzo Gianfratti, 61
3º - Maria Nienkötter, 60

Equipes

1º - Honda YPF Racing, 458 pontos
2º - PMO Racing, 365
3º - W2 ProGP, 325
4º - Paladini Racing, 301
5º - Cobra Racing Team, 43
6º - Porthack Racing, 39

Fonte: Vicar

__________________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Kartódromo de Aracaju tem ajustes finais para receber a 26ª Copa Brasil de Kart

Próximo
Próximo

Rafael Câmara amplia liderança da F3 após etapa de Silverstone