Tarumã promove nova variante no circuito e finalizará em breve obra que quase triplica área de escape da curva 1
O mês de maio chegou com importantes obras de melhoria no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). A administração do circuito anunciou nesta semana o início da segunda fase do projeto de adequação de segurança da pista, que tem como objetivo manter o autódromo gaúcho apto a receber competições nacionais. Entre as principais mudanças, está a construção de uma nova variante na curva 8, projetada para reduzir a velocidade no trecho que engloba as curvas 8 e 9, e o aumento na área de escape da desafiadora curva 1, que terá seu espaço praticamente triplicado.




A nova variante terá cerca de 200 metros de extensão por 14 metros de largura, oferecendo uma alternativa mais segura ao traçado original sem, no entanto, alterar o layout clássico da pista, inaugurada em 1970. Segundo a administração do autódromo, o objetivo é criar um recurso que possa ser utilizado de forma complementar, sem comprometer as características tradicionais de Tarumã, conhecido por ser um dos circuitos mais rápidos e desafiadores da América Latina. Ou seja, competições que têm provas em Tarumã no seu calendário, como Gaúcho de Endurance e Gaúcho de Super Turismo, continuarão usando o traçado original.
Além da nova variante, as obras também contemplam a finalização da primeira fase de melhorias que envolveu o aumento da área de escape da curva 1, outro ponto polêmico em termos de segurança no traçado gaúcho. Com a conclusão das duas etapas, o autódromo reforça seu compromisso com as exigências das categorias nacionais, garantindo as condições necessárias para seguir recebendo grandes eventos do esporte a motor. As obras devem ser finalizadas em breve.
Nova variante da curva 8 em Tarumã.
Por: Redação Curva do S
Fotos: Divulgação