Sertões Series Tocantins larga com desafio mais longo da prova

A poeira começa a subir nesta quarta-feira (24) com a estreia do Sertões Series Tocantins, a mais nova prova do rally nacional. Serão quatro etapas em um percurso total de 1.088 km pelo mais jovem estado do Brasil. Logo na abertura, pilotos e navegadores encaram o trecho mais longo do desafio: 361 km, sendo 312 km cronometrados, ligando Palmas a Ponte Alta do Tocantins.

Foto: Pedro Malamam/Sertões

O percurso alterna trechos rápidos com passagens estreitas e, após o reabastecimento de motos e UTVs, apresenta os primeiros quilômetros em areia — marca registrada da região que abriga o “Portal do Jalapão”. Como deve se repetir ao longo do rally, a navegação terá papel fundamental na definição dos vencedores.

Disputa em três frentes
Entre as motos, a rivalidade segue entre Yamaha e Honda. A Yamaha lidera o Brasileiro com Gabriel Soares, o Tomate, e também a Moto 2, com Gabriel Bruning. A equipe conta ainda com o retorno do francês Adrien Metge, recuperado de lesão. Já a Honda lidera as categorias Moto 1 (com o francês Romain Dumontier), Moto 3 (Tiago Wernersbach) e Brasil (Alexandre Valadares), além de apostar no argentino Martin Duplessis e no multicampeão Bruno Crivilin, dono de 12 títulos nacionais de Enduro.

Nos carros, os holofotes se dividem entre a dupla Guilherme Spinelli / Youssef Haddad, com a Mitsubishi Triton Racing Ultimate — que já venceu uma especial no último Sertões —, e a estreia de Lélio Jr. na categoria Ultimate, pilotando o protótipo sul-africano Century CR7. Também estão entre os favoritos Mauro Guedes / Wellington Rezende (Toyota GR Hilux DKR T1+) e Pedro Queirolo / Lauro Sobreira (Buggy Giaffone V8 4x2). Outra atração é o experiente Reinaldo Varela, que compete ao lado de Túlio Taniguchi em um Can-Am Maverick R.

Já entre os UTVs, o grid mais numeroso promete o maior equilíbrio. Nomes como Deni do Nascimento / Gunnar Dums, Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Bruno Varela / Ari Fiúza, Rodrigo Luppi / Maykel Justo e Fábio Pirondi / Fábio Pedroso estão entre os candidatos a se tornar os primeiros campeões da história do Sertões Series Tocantins. Na classificação do Brasileiro, a briga pela liderança opõe justamente os irmãos Rodrigo e Bruno Varela, da conhecida “Família da Poeira”.

Clima de estreia
A véspera da largada foi marcada por intensa movimentação. Enquanto as equipes ajustavam as máquinas na Vila Sertões, montada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, os competidores testavam os veículos no Shakedown, em condições semelhantes às que encontrarão na prova. O dia ainda contou com o briefing oficial e terminou com a largada promocional na Praia da Graciosa, cartão-postal de Palmas.

O Sertões Series Tocantins é válido como última etapa do Brasileiro de Rally Raid CBA e CBM 2025, realizado pelo Instituto Sertões com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Turismo.

Programação:

24/9 - Primeira etapa

Palmas / Ponte Alta do Tocantins

DI: 31 km / SS: 312 km / DF: 18 km (Total: 361 km)

25/9 - Segunda etapa

Ponte Alta do Tocantins / Ponte Alta do Tocantins

DI: 7 km / SS: 257 km / DF: 7 km (Total: 271 km)

26/9 - Terceira etapa

Ponte Alta do Tocantins / Dianópolis

DI: 28 km / SS: 182 km / DF: 34 km (Total: 244 km)

27/9 - Quarta etapa

Dianópolis / Dianópolis

DI: 2 km / SS: 205 km / DF: 5 km (Total: 212 km)

Fonte: Imprensa Sertões Series Tocantins - Rodrigo Gini

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Próximo
Próximo

Ernani Kuhn busca manter embalo na penúltima etapa da Stock Light no Velocitta