Sertões Petrobras começa exigente e segunda etapa deve ser ainda mais difícil
Primeira das oito etapas superadas no Sertões Petrobras 2025. Neste domingo (27), pilotos e navegadores partiram de Goiânia rumo a Unaí (MG), deixando para trás uma especial cronometrada de 283 km que já mostrou como será a 33ª edição do maior rally das Américas: dura, exigente e variada, como prometido pela organização. Montazda no aeroporto da cidade, a Vila Sertões recebeu um público numeroso e curioso para conhecer os detalhes da competição. No melhor espírito da prova, houve quem tivesse a chance de ocupar os assentos de carros e UTVs e entender exatamente o ponto de vista dos protagonistas.





Os primeiros quilômetros do dia foram de chão batido, mais sinuosos, seguidos por trechos mais velozes e de trial (nome dado aos pontos mais danificados), com direito a pedras. Como se não bastasse, a navegação já foi bastante testada. A adaptação ao novo sistema de monitoramento, o Trux, que sinaliza zonas de radar e controla os pedidos de ultrapassagem, trouxe um desafio extra.
Nos carros, Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Century CR7) levaram a melhor sobre os irmãos Baumgart. Cristian Baumgart (Toyota GR Hilux DKR / X Rally), de volta após a ausência na edição 2024, ficou com a segunda posição, ao lado Luís Felipe Eckel, mesmo com um pneu furado no começo da especial. Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Toyota GR Hilux DKR / Sizmic) fecharam a etapa em terceiro. Domingo complicado para o pentacampeão Guiga Spinelli (Mitsubishi Triton Ultimate Racing), que volta a formar dupla com Youssef Haddad. Um problema na transmissão os levou a abandonar a especial. Eles seguirão no rally, mas já sem chances de ampliar a sequência vitoriosa.
Grande atração nas motos, o espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / HRC) precisou fazer uma etapa de recuperação e já confirmou todo o seu talento. Penalizado no Prólogo de sábado, ele foi o 38° a largar e teve de lidar com a poeira e as ultrapassagens constantes. Ainda assim, foi o segundo mais rápido. Superado por outro piloto estrangeiro, mais acostumado ao Sertões Petrobras (vice em 2022): o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing). A marca japonesa colocou quatro pilotos entre os cinco primeiros - o "intruso" foi o líder do Brasileiro de Rally Raid Gabriel Soares, o Tomate (Yamaha WR 450F/IMS Yamaha).
Entre os UTVs, a parceria entre Zé Hélio e Ramon Sacilotti (Can-Am Maverick R / HPS) estreou como a mais rápida. O piloto pentacampeão do Sertões Petrobras nas motos conseguiu uma vantagem incomum para uma modalidade marcada pelo equilíbrio. Superou Bruno Varela / Ari Fiúza (Can-Am Maverick R / Varela Rally) por 2min54. Terceira posição para os atuais bicampeões Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am Maverick R / Bompack Racing).
Cardápio completo
Os 301 quilômetros cronometrados desta segunda-feira (28), entre Unaí e Januária (MG), prometem entrar para história do Sertões Petrobras. A organização da prova qualificou a especial como uma das três mais difíceis de todos os 33 anos do rally. Ela começará rápida com piso bom e caminhos mais largos, que se afunilam em sequência. Pedras; a travessia de uma serra; piso arenoso (e prazeroso para os pilotos) após o abastecimento e uma parte final bastante dura, de trial, compõem um cardápio completo, com direito a muita navegação.
Sertões Petrobras 2025
Primeira etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km
Resultado extraoficial / Classificação acumulada
Moto
1. Martin Duplessis (ARG) #3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (1)MT1, 4h10min56
2. Tosha Schareina (ESP), #68, Honda CRF 450 Rally, (2)MT1, 4h13min01
3. Bruno Crivilin #11, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (1)MT2, 4h13min47
4. Gabriel Soares #4, Yamaha WR 450F, IMS Yamaha, (3)MT1, 4h13min47
5. Romain Dumontier (FRA) #23, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (4)MT1, 4h15min24
Quadriciclo
1. Marcelo Medeiros #61, Yamaha Raptor 700R, Taguatur Racing, (1)QDA, 4h40min16
2. Hélio Pessoa #63, Yamaha Raptor 700R, Fifth Avenue Racing, (2)QDA, 5h01min49
3. Wescley Dutra #64, Yamaha Raptor 700R, Quadri Racing, (3)QDA, 5h04min43
UTV
1. Zé Hélio / Ramon Sacilotti #106, Can-Am Maverick R, HPS, (1)ULT, 4h04min05
2. Bruno Varela / Ari Fiúza #103, Can-Am Maverick R, Varela Rally (2)ULT, 4h07min00
3. Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R, Bompack Racing, (3)ULT, 4h07min29
4. Fábio Pirondi / Enio Bozzano, #112, Can-Am Maverick R, EMS Racing, (4)ULT, 4h08min32
5. Marcos Moraes / Fábio Pedroso #145, Can-Am Maverick R, MEM Motorsport, (1)UOP, 4h10min36
Carro
1. Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #302, Century CR7, Baja Tek, (1)T1M, 4h02min26
2. Cristian Baumgart / Luís Felipe Eckel, #301, Toyota GR Hilux DKR T1+, X Rally, (2)T1M, 4h03min30
2. Marcos Baumgart /Kleber Cincea #303, Toyota GR Hilux DKR T1+, Sizmic Racing, (3)T1M, 4h03min35
4. Pedro Queirolo / Lauro Sobreira #304, Buggy Giaffone V8, (1)UBR, 4h09min53
5. Mauro Guedes / Edu Bampi #314, Toyota GR Hilux DKR T1+, RMattheis, (4)T1M, 4h10min31
Roteiro
27/7 – Primeira etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
28/7 - Segunda etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km
A mais extensa especial do Sertões 2025 começa rápida em estradas de fazenda com uma passagem por serra – serão cerca de 100km neste tipo de piso. Após o reabastecimento, o cenário se modifica: entram as estradas estreitas de areia, técnicas e com muitas curvas. Nos últimos quilômetros os caminhos se estreitam ainda mais por entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial.
29/7 - Terceira etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
30/7 - Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
31/7 - Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
1/8 - Sexta etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
2/8 - Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
3/8 - Oitava etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
Fonte: Imprensa Sertões 2025 | Fotos: Marcelo Maragni/Fotop/Sertões, Davi Arduíno/Fotop/Sertões, Duda Bairros/Sertões e Gabriel Heusi/Divulgação
______________________________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.