RS Performance: A trajetória da paixão que virou negócio e transformou o mercado para o entusiasta do esporte a motor
Em um movimento que solidifica sua presença junto à comunidade do automobilismo, a RS Performance inaugurou sua nova loja no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, durante o Armageddon 2025, um dos maiores eventos de arrancada da América Latina. Em entrevista ao programa Band Motores e ao Curva do S, o fundador da empresa relembrou a trajetória de 12 anos de história, que começou muito antes, no quarto de casa, e hoje se consolida com parcerias industriais e um modelo de negócio focado no digital.
Luiz Felipe Schlittler Bernhard, fundador da RS Performance, em entrevista para o Band Motores e Curva do S. Reprodução/YouTube
A história da RS Performance é, em essência, a história de seu fundador, Luiz Felipe Schlittler Bernhard (foto), um apaixonado por carros desde a infância. "Ou tu vai para o lado do carro ou para o lado do futebol, eu vou para o lado dos carros", brincou, explicando como essa paixão o levou a se envolver em pequenos projetos automotivos com amigos. A dificuldade em encontrar peças de preparação de qualidade no Brasil, há cerca de 15 a 20 anos, foi o ponto de partida para o negócio. O que começou com a importação informal de componentes para seu próprio carro, logo chamou a atenção dos amigos e despertou uma veia empreendedora que já existia desde pequeno.
O negócio, que iniciou de maneira informal em um quarto, foi oficialmente estabelecido há mais de uma década com uma missão clara: fomentar não só o esporte, mas principalmente o entusiasta. "O grande ponto forte da RS Perfomance hoje é o entusiasta", afirma o fundador. Este público, que sonha em levar um pouco da alta performance para seu carro do dia a dia, é a maior audiência da marca.
Com a inauguração da nova unidade no Velopark, que se soma à já existente em Tarumã, a RS Performance amplia sua presença física em locais estratégicos. No entanto, o foco principal da operação é o digital, uma visão que a empresa persegue desde antes da popularização da Internet. "Todo o nosso negócio hoje é digital, a gente não tem loja física para vender peça", explica. As lojas físicas funcionam como um ponto de contato, de fortalecimento da marca e venda de vestuário, permitindo uma proximidade que o ambiente on-line, por si só, não proporciona.
RS Perfomance é patrocinador oficial do canal Curva do S. Foto: Marcos Moschetta/Curva do S
Parcerias e desenvolvimento nacional
Um dos grandes diferenciais da RS Performance foi a capacidade de construir parcerias sólidas com gigantes da indústria. A colaboração com a FuelTech foi um dos primeiros passos, mas a relação com a Bosch transformou o mercado. Hoje, a empresa desenvolve produtos em conjunto com a Bosch, como injetores, para atender especificamente ao público entusiasta brasileiro. "Bobinas que eram muito caras, bombas de combustível que só tinha fora [...] hoje a gente tem tudo sendo produzido por grandes indústrias aqui no Brasil", destaca o fundador sobre a nacionalização de componentes de alta performance.
A empresa, que nasceu no universo da arrancada, hoje expandiu sua atuação e fornece componentes para diversas modalidades, como Stock Car, drift, circuito e off-road. O objetivo para o futuro é claro: "Trazer cada vez mais parceiros para que a gente consiga ser uma solução de performance completa".
A RS Performance, que também é a nova patrocinadora do Curva do S, demonstra com sua trajetória que o sucesso é construído com paixão, visão de futuro e um profundo respeito pelo cliente. Como resume seu fundador, a filosofia é simples e eficaz: "Eu tento fazer para os outros o que eu gostaria que fizessem para mim".
Confira a reportagem completa no YouTube do Curva do S:
Texto: Éllen Pereira/Redação Curva do S
______________________________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.