RS Performance: A trajetória da paixão que virou negócio e transformou o mercado para o entusiasta do esporte a motor

Em um movimento que solidifica sua presença junto à comunidade do automobilismo, a RS Performance inaugurou sua nova loja no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, durante o Armageddon 2025, um dos maiores eventos de arrancada da América Latina. Em entrevista ao programa Band Motores e ao Curva do S, o fundador da empresa relembrou a trajetória de 12 anos de história, que começou muito antes, no quarto de casa, e hoje se consolida com parcerias industriais e um modelo de negócio focado no digital.

Luiz Felipe Schlittler Bernhard, fundador da RS Performance, em entrevista para o Band Motores e Curva do S. Reprodução/YouTube

A história da RS Performance é, em essência, a história de seu fundador, Luiz Felipe Schlittler Bernhard (foto), um apaixonado por carros desde a infância. "Ou tu vai para o lado do carro ou para o lado do futebol, eu vou para o lado dos carros", brincou, explicando como essa paixão o levou a se envolver em pequenos projetos automotivos com amigos. A dificuldade em encontrar peças de preparação de qualidade no Brasil, há cerca de 15 a 20 anos, foi o ponto de partida para o negócio. O que começou com a importação informal de componentes para seu próprio carro, logo chamou a atenção dos amigos e despertou uma veia empreendedora que já existia desde pequeno.

O negócio, que iniciou de maneira informal em um quarto, foi oficialmente estabelecido há mais de uma década com uma missão clara: fomentar não só o esporte, mas principalmente o entusiasta. "O grande ponto forte da RS Perfomance hoje é o entusiasta", afirma o fundador. Este público, que sonha em levar um pouco da alta performance para seu carro do dia a dia, é a maior audiência da marca.

Com a inauguração da nova unidade no Velopark, que se soma à já existente em Tarumã, a RS Performance amplia sua presença física em locais estratégicos. No entanto, o foco principal da operação é o digital, uma visão que a empresa persegue desde antes da popularização da Internet. "Todo o nosso negócio hoje é digital, a gente não tem loja física para vender peça", explica. As lojas físicas funcionam como um ponto de contato, de fortalecimento da marca e venda de vestuário, permitindo uma proximidade que o ambiente on-line, por si só, não proporciona.

RS Perfomance é patrocinador oficial do canal Curva do S. Foto: Marcos Moschetta/Curva do S

Parcerias e desenvolvimento nacional

Um dos grandes diferenciais da RS Performance foi a capacidade de construir parcerias sólidas com gigantes da indústria. A colaboração com a FuelTech foi um dos primeiros passos, mas a relação com a Bosch transformou o mercado. Hoje, a empresa desenvolve produtos em conjunto com a Bosch, como injetores, para atender especificamente ao público entusiasta brasileiro. "Bobinas que eram muito caras, bombas de combustível que só tinha fora [...] hoje a gente tem tudo sendo produzido por grandes indústrias aqui no Brasil", destaca o fundador sobre a nacionalização de componentes de alta performance.

A empresa, que nasceu no universo da arrancada, hoje expandiu sua atuação e fornece componentes para diversas modalidades, como Stock Car, drift, circuito e off-road. O objetivo para o futuro é claro: "Trazer cada vez mais parceiros para que a gente consiga ser uma solução de performance completa". 

A RS Performance, que também é a nova patrocinadora do Curva do S, demonstra com sua trajetória que o sucesso é construído com paixão, visão de futuro e um profundo respeito pelo cliente. Como resume seu fundador, a filosofia é simples e eficaz: "Eu tento fazer para os outros o que eu gostaria que fizessem para mim".

Confira a reportagem completa no YouTube do Curva do S:

Texto: Éllen Pereira/Redação Curva do S

______________________________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Campeão da Copa Brasil de Kart na OKN Júnior ganhará prêmio para disputar Copa do Mundo na Itália

Próximo
Próximo

CBA anuncia pacote de benefícios de mais de 200 mil reais e premiação especial no Brasileiro de Kart Endurance