Ricardo Maurício vive sábado iluminado e vence primeira corrida noturna da história da Stock Car
Definitivamente, Ricardo Maurício é um piloto fadado a feitos e fatos históricos no automobilismo brasileiro. Tricampeão da BRB Stock Car Pro Series, o paulista da Valda Cavaleiro Sports já havia registrado uma conquista singular na tarde de sábado (15), quando foi o primeiro piloto da principal categoria do esporte a motor nacional a triunfar em Cuiabá, na corrida sprint. Horas depois, Ricardinho foi além, acertou na estratégia durante a janela de pit-stops em meio aos acionamentos do safety-car e tornou-se o vencedor da primeira corrida noturna da história da Stock Car no Autódromo Internacional de Mato Grosso, diante de casa cheia nas arquibancadas.
Foto: Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car
O atual formato de etapas compostas por corridas sprint (30 minutos mais uma volta) e principal (50 minutos mais uma volta) foi instituído no início de 2024. Ricardinho foi o único desde então a vencer as duas corridas de uma rodada. Em 2021, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, Maurício alcançou feito semelhante: o piloto largou da pole position e venceu as duas provas da rodada. Na época, as corridas chamadas 1 e 2 tinham a mesma duração: 30 minutos mais uma volta.
Antes da noite triunfal de Ricardo Maurício, a volta de apresentação da primeira corrida noturna da BRB Stock Car representou uma grande homenagem para dois dos personagens que trabalharam para a construção do Autódromo Internacional do Mato Grosso ao lado do Governador do Estado, Mauro Mendes. Gestor do complexo, o piloto Reck Júnior guiou o carro-madrinha Chevrolet Equinox ao lado de Giovanni Guerra, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Integrante do grid da Stock Car entre 2004 e 2006,
Reck Jr. conduziu a obra do autódromo, que teve projeto do principal especialista brasileiro neste tipo de empreendimento, Luís Ernesto Morales, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo.
A bandeirada que representou o encerramento da histórica primeira corrida noturna da BRB Stock Car em Cuiabá foi dada pelo Governador Mauro Mendes para consagrar Ricardo Maurício como o grande nome do fim de semana.
Como foi a corrida
Experiência e juventude largaram lado a lado para uma primeira fila inédita formada pelo pole position Felipe Massa e pelo mais jovem do grid, Arthur Gama, partindo em segundo lugar diante de casa cheia nas arquibancadas no mais novo palco do esporte a motor brasileiro, o iluminado Autódromo Internacional de Mato Grosso.
Massa sustentou a liderança e teve Gama próximo nas primeiras voltas. Contudo, o gaúcho foi ultrapassado por Rafael Suzuki e, depois, por Felipe Fraga, que com forte ritmo alcançou o segundo lugar. Pouco depois, o líder do campeonato virou líder de prova depois de superar o piloto da TMG Racing.
Mas a corrida mudou de rumo depois das intervenções do safety-car. Tal cenário, sobretudo durante a janela de pit-stops obrigatórios, misturou as estratégias e alçou à liderança justamente o vencedor da corrida sprint de horas atrás. Com tática que se mostrou certeira, o tricampeão Ricardo Maurício viu sua tática de parar logo no início da abertura da janela, levar a sorte com a entrada do safety-car pouco depois e, desta forma, conseguiu repetir o triunfo da tarde e surpreendeu para triunfar de tarde e de noite em Cuiabá, vivendo um sábado histórico em sua carreira.
O pódio colocou ainda dois pilotos de perfis bastante distintos. De um lado, Ricardinho teve o “rookie” Rafael Reis, no seu primeiro top-3 na BRB Stock Car. O paulista da CAR Racing Sterling cruzou a linha de chegada logo à frente do pentacampeão Cacá Bueno, que voltou a escalar o pódio na categoria que o consagrou como um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro. Ambos adotaram a mesma estratégia certeira de Maurício para no desenrolar da noite cuiabana.
Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) foi o quarto colocado, finalizando logo à frente de Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel). Bruno Baptista (RCM Motorsport) concluiu a disputa na sexta posição, seguido por Denis Navarro (Full Time Cavaleiro). De principal candidato à vitória, Fraga finalizou em oitavo, seguido por Suzuki e Arthur Gama, completando a relação dos dez primeiros. O pole Felipe Massa foi o 11º colocado, enquanto Gabriel Casagrande concluiu em 12º.
O ‘rei de Cuiabá’
Aquele que é um dos nomes mais vitoriosos da história da BRB Stock Car se mostrou emocionado com o que havia acabado de alcançar. “É um fim de semana maravilhoso, realmente de arrepiar, levando as duas vitórias. A gente tinha alcançado esse feito junto com a Eurofarma lá em Goiânia. Agora fizemos o mesmo em Cuiabá, fazendo a primeira corrida noturna da Stock Car. Só tenho de agradecer a toda equipe, aos patrocinadores, por tudo isso”, disse.
“Estou vivendo um momento muito especial na minha carreira. O começo de temporada foi um pouco complicado, mas as coisas já começaram a se ajeitar em Campo Grande. Agora, em Cuiabá, as coisas deram muito certo na primeira corrida. E agora, na segunda, com a estratégia, conseguimos encaixar mais uma vitória. Dois grandes resultados. Que possamos terminar a temporada de uma forma bacana”, destacou Ricardinho.
Pouco antes de subir para o seu primeiro pódio na BRB Stock Car, o jovem Rafael Reis comemorou. “Feliz demais! Gosto muito de correr na chuva, e a primeira vez aqui, correndo à noite, foi muito bom. Foi uma grande batalha da minha família desde quando comecei a correr, aos 16 anos. Melhor dia da minha vida”, vibrou.
De volta ao pódio, o maior campeão em atividade na Stock Car ressaltou a chance de conquistar um grande resultado nesta temporada 2025. “É ótimo! Finalmente cai a chave de que estamos no pódio! Nosso carro resistiu bem. Vamos pegar uma energia mais feliz com esse pódio e encarar esse fim de temporada em uma crescente”, concluiu.
Fraga segue líder
A ponta do campeonato permanece nas mãos do mais jovem vencedor e campeão da BRB Stock Car. Felipe Fraga chegou em Cuiabá como líder e permanece como tal após o desfecho da jornada em solo mato-grossense, agora com 790 pontos, abrindo diferença considerável para o companheiro de Eurofarma RC. Gaetano Di Mauro soma 722 e é o vice-líder. A mudança mais sensível vem daí para trás, com Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) na terceira posição da tabela, com 618 tentos, empatado com o tricampeão Gabriel Casagrande.
Segundo colocado na corrida sprint em Cuiabá, Arthur Leist chegou a ocupar o terceiro lugar no campeonato com o resultado, mas com o desfecho da noite permanece no top-5, em quinto, com 605 pontos, dois a mais em relação a Guilherme Salas. Thiago Camilo, que era o terceiro antes da ida para Cuiabá, agora é o sétimo, com 592 pontos. Nelson Piquet Jr., Julio Campos e Ricardo Maurício — que somou 135 dos 137 pontos possíveis no fim de semana — complementam a relação dos dez primeiros colocados.
Restam agora duas etapas para o desfecho da temporada que marca o início da era SUV na BRB Stock Car. O próximo encontro será no fim de semana de 29 e 30 de novembro e representará a reinauguração do Autódromo BRB, em Brasília, Capital Federal e uma das principais praças do automobilismo no País. Será a penúltima etapa do ano e a definição dos finalistas de 2025.
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 10, Autódromo Internacional de Mato Grosso, Cuiabá (MT)
Corrida principal, resultado final
1º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 23 voltas em 53min06s310
2º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 13s175
3º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 16s702
4º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 20s080
5º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 28s174
6º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 28s605
7º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 31s117
8º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 36s275
9º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 44s125
10º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 44s837
11º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 46s341
12º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 46s855
13º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 47s708
14º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 51s914
15º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 57s307
16º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), a 1min01s474
17º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 1min05s365
18º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min13s244
19º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 1min18s589
20º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min19s588
21º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 1min22s202
22º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 1min24s320
23º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 1min25s893
24º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min39s823
25º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1min45s977
26º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1 volta
Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.