Regularidade é fator decisivo na luta pelo título em campeonato de "tiro curto" da Stock Light

O formato de disputa e o calendário da temporada 2025 da Stock Light tornam cada uma das 18 corridas do campeonato da categoria de acesso uma verdadeira final. E tal qual na BRB Stock Car Pro Series, a vitória é um momento único e que eterniza o piloto, mas a construção do caminho rumo ao título exige muito mais que o topo do pódio. A regularidade, com a presença frequente entre os primeiros colocados, é o que faz a diferença entre os candidatos à taça de campeão e consequentemente ao superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões em insumos e incentivos para a ascensão ao grid da Stock Car em 2026. 

Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar

O fim de semana de 5 a 7de setembro representará um novo capítulo dessa disputa com a quarta etapa do campeonato da Stock Light, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).

Sem considerar as circunstâncias de cada prova, a frieza dos números explica como Enzo Bedani (W2 Racing ProGP) ocupa a liderança do campeonato, com 197 pontos. O paulista de 17 anos venceu um terço das corridas — três de nove, sendo duas em Interlagos e uma no Velocitta — na temporada, assim como um dos seus companheiros de equipe, o paranaense Alfredinho Ibiapina, quinto na tabela de pontos, com 128.

Entretanto, Bedani tem conseguido pontuar bem e com frequência. Somente em uma oportunidade o piloto do carro #98 ficou fora dos cinco primeiros colocados. Em contrapartida, Ibiapina figurou no top-5 nas três corridas em que venceu: duas no Velopark (RS) e uma no Velocitta (SP).

Vice-líder do campeonato com 161 pontos, Léo Reis ainda não venceu na classificação geral na temporada. Contudo, o piloto de 21 anos da W2 Racing ProGP já conquistou quatro pódios e terminou no top-5 em cinco corridas. Vindo logo atrás, com 160 tentos e terceiro colocado na tabela, Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing), que em 2025 faz seu terceiro ano na Stock Light, tal qual Enzo Bedani, venceu uma prova, em Interlagos, e totaliza sete corridas finalizadas entre os cinco primeiros. Tal fator é determinante para sua boa colocação após três etapas disputadas.

A regularidade mostra ser ainda mais fundamental quando se analisa o alto nível dos pilotos que aceleram na Stock Light para 2025. No maior grid do pós-pandemia, a categoria de acesso reúne 23 competidores. Dez deles já subiram ao pódio neste ano, e 16 cruzaram a linha de chegada ao menos uma vez entre os cinco primeiros no atual campeonato, o que reflete um cenário de muita disputa pelas posições de destaque na temporada.

Onde assistir

Em fim de semana muito especial no Oeste do Paraná, que receberá novamente também a BRB Stock Car Pro Series e a Turismo Nacional, a Stock Light começa a acelerar no Zilmar Beux na manhã de sexta-feira, dia reservado para os treinos livres na pista mais rápida do calendário. As ações do sábado também começam cedo, às 8h, com a definição do grid de largada das duas corridas. A primeira prova do fim de semana está marcada para 11h45, com 25 minutos mais uma volta.

O desfecho da etapa cascavelense da categoria de acesso ocorrerá no domingo, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, com duas corridas em sequência, a partir de 10h20. Os ingressos para o evento estão à venda com valores a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos por meio da plataforma Tiqueteira e, durante o fim de semana, nas bilheterias do autódromo.

A Stock Light é transmitida ao vivo pelo canal oficial da BRB Stock Car Pro Series no YouTube e pelo SporTV e BandSports, emissoras de TV por assinatura.

Programação em Cascavel

Sexta-feira, 5 de setembro

08h00 – Turismo Nacional – Treino Livre 1

08h40 – Stock Light – Shakedown

09h00 – BRB Stock Car – Shakedown

10h05 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookie)

10h40 – Turismo Nacional – Treino Livre 2

11h20 – BRB Stock Car – Treino Livre 1

12h35 – Stock Light – Treino Livre 2

13h10 – Turismo Nacional – Treino Livre 3

14h50 – Stock Light – Treino Livre 3

15h25 – BRB Stock Car – Treino Livre 2

16h40 – Turismo Nacional – Classificação – Categoria A

17h10 – Turismo Nacional – Classificação – Categoria B

Sábado, 6 de setembro

08h00 – Stock Light – Classificação

08h55 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)

09h25 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)

10h10 – BRB Stock Car – Classificação

11h45 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

12h35 – Visitação aos Boxes

14h30 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)

15h55 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)

16h25 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Domingo, 7 de setembro

08h00 – BRB Stock Car Pro Series - Shakedown

08h55 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)

10h20 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

11h00 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

11h50 – Visitação aos Boxes

14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)

15h55 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato após três etapas

1º Enzo Bedani, 197 pontos

2º Léo Reis, 161

3º Felipe Barrichello Bartz, 160

4º Guto Rotta, 129

5º Alfredinho Ibiapina, 128

6º Enzo Gianfratti, 109

7º Bruna Tomaselli, 102

8º Mathias de Valle, 99

9º Rafael Martins, 97

10º Juninho Berlanda, 90

11º Pedro Garcia, 80

12º Erick Schotten, 76

13º Ernani Kuhn, 74

14º João Bortoluzzi, 70

15º Akyu Myasava, 65

16º Gabriel Koenigkan, 59

17º Luis Trombini, 55

18º Lucca Zucchini, 51

19º Kaká Magno, 46

20º Will Cesar, 37

21º Witold Ramasauskas, 31

22º Vinicius Papareli, 23

23º Enzo Falquete , 9

*pontuação extraoficial

Campeonato ‘rookie’ após três etapas

1º Leo Reis, 216 pontos

2º Enzo Gianfratti, 182

3º Pedro Garcia, 152

4º Ernani Kuhn, 124

5º Juninho Berlanda, 116

6º Gabriel Koenigkan, 111

7º João Bortoluzzi, 110

8º Luis Trombini, 99

9º Lucca Zucchini, 91

10º Will Cesar, 76

11º Witold Ramasauskas, 54

12º Enzo Falquete, 14

Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Turismo Nacional volta a Cascavel e abre segunda metade da temporada com etapa Sprint e grid cheio

Próximo
Próximo

Campeão antecipado, Rafael Câmara fecha temporada da F3 em Monza buscando nova vitória