Rafael Câmara é o primeiro piloto da história a ser campeão da Freca e da F3

O brasileiro Rafael Câmara conquistou o título antecipado da Fórmula 3 ao vencer a prova principal no circuito de Hungaroring, na Hungria, no domingo (3) com a Trident. O piloto passa a ser o primeiro da história a conquistar os títulos da FRECA e da Fórmula 3.

Em uma corrida marcada pela chuva e pelas intervenções do safety car, Câmara conseguiu manter a liderança após a largada, cravou a volta mais rápida da prova e aos poucos foi neutralizando a pressão do espanhol Mari Boya, atual vice-líder do campeonato. Por conta das interrupções, a corrida foi finalizada no tempo, com uma volta a menos em relação ao previsto inicialmente.

“Estou muito feliz pelo título. Foi uma jornada muito longa. Agora posso aproveitar um pouco com a equipe, com todos. Eles merecem muito. O que eles fizeram por mim foi algo incrível. Durante toda a temporada, você sempre trabalha duro, sempre se concentra nas coisas que pode melhorar. Você nunca aproveita o momento, mesmo se estiver ganhando ou perdendo, você apenas tenta manter o foco muito alto e nunca perde nada, nunca deixa nada para trás. Então, finalmente relaxar é muito bom”, diz Câmara, que tem patrocínio de Ambipar.

Natural de Recife (PE), Câmara começou sua trajetória no kartismo brasileiro com diversos títulos estaduais e nacionais. Em 2019, obteve o vice-campeonato mundial de kart na Finlândia e em novembro de 2021 passou a integrar a Academia de Pilotos da Ferrari. Em 2022, estreou na F4 Italiana pela Prema com vitória em Ímola e terminou a temporada na terceira colocação. No mesmo ano, o brasileiro ainda foi vice-campeão da F4 dos Emirados Árabes Unidos e terceiro no campeonato alemão.

Em 2023, Câmara obteve duas vitórias em seu primeiro ano na FRECA antes de ser campeão antecipado na temporada seguinte com impressionantes sete triunfos e 12 pódios conquistados em 2024.

Na temporada atual, Câmara foi contratado pela Trident e sacramentou o título da F3 com quatro vitórias, cinco poles e cinco pódios antes mesmo da realização da etapa final em Monza, prevista para os dias 6 e 7 de setembro. Câmara é o segundo brasileiro a ser campeão da FIA F3, repetindo a conquista de Gabriel Bortoleto em 2023 pela mesma equipe.

Classificação da Fórmula 3 (top-5):
1º – Rafael Câmara - 156 pontos
2º – Mari Boya - 108
3º – Nikola Tsolov - 106
4º – Tim Tramnitz - 93
5º – Martinius Stenshorne - 80

Fonte: RF1 Jornalismo | Fotos: FIA F3

______________________________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Em dia perfeito, MC Tubarão conquista vitórias nas classes GT e TS em Tarumã

Próximo
Próximo

Rafael Câmara foca em mesma receita na Hungria para seguir na busca pelo título da temporada