Potenza tem Pedro Perdoncini no topo e vitória inédita de Ricardo Alvarez na Elite da Copa Truck

A Copa Truck Petrobras concluiu a sexta etapa válida pela temporada 2025 com duas corridas emocionantes no Autódromo Potenza, em Lima Duarte, Minas Gerais. Diante de casa cheia neste domingo (24) de muito calor, a Super Truck Elite viveu um dia de muitas disputas e vitórias conquistadas por Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) e Ricardo Alvarez (Mercedes da Tiger Team Race), que triunfou na categoria dos ‘brutos’ pela primeira vez.

Além dos vencedores do dia, outro destaque fica por conta da forte performance de Leo Rufino (PP Motorsport). Embalado pela sua primeira vitória na Copa Truck Petrobras, conquistada em julho na etapa de Cascavel, o jovem paulista foi o segundo maior pontuador em Potenza (34 tentos) — somente atrás de Alvarez — depois de ter conquistado um terceiro lugar na Corrida 1 e o segundo posto na prova complementar.

Por outro lado, Arthur Scherer interrompeu a sequência de resultados positivos após se envolver em incidente logo na primeira curva durante a Corrida 1 e não somou pontos. Assim, o paulista da ASG Motorsport estacionou nos 162 pontos. Companheiro de equipe, Perdoncini subiu para a liderança, com 166 tentos, enquanto Scherer está empatado com Rufino, que também chegou aos 162.

Perdoncini destacou o resultado neste domingo, com pole e vitória na Corrida 1. O desfecho só não foi melhor em razão de um incidente com Daniel Kelemen na segunda prova, que resultou na exclusão do paranaense da ASG Motorsport.

“No frigir dos ovos, conseguimos marcar bons pontos na primeira corrida. Embolou o campeonato de vez. Acertamos bem o caminhão para o domingo e viemos bem tranquilos. Na Corrida 2, creio que pela alta temperatura, acredito que tenha nos atrapalhado um pouco com os freios: travei os pneus e acertei o Daniel. Faz parte da corrida. De forma geral, estou feliz com o resultado”, declarou.

Ricardo Alvarez se mostrou emocionado com seu primeiro triunfo na Copa Truck Petrobras. “Quem me conhece sabe o quanto luto e sou persistente nas minhas coisas. São quatro anos buscando, e hoje encaixou. Uma vitória com luta até o fim, na raça. Que seja a primeira de muitas, agora que descobrimos o caminho do pódio”, disse o piloto do Mercedes-Benz #3, maior pontuador do fim de semana, com 35 tentos somados em Lima Duarte.

De ponta a ponta

Perdoncini largou da melhor posição para buscar a vitória em Potenza. O piloto de Campo Mourão partiu da pole position e teve Leo Rufino ao seu lado, enquanto Djalma Pivetta e Kleber Eletric vinham logo atrás e Rodrigo Taborda completou o top-5 para o início da disputa. Arthur Scherer começou o fim de semana como líder do campeonato e partiu do sétimo lugar no grid.

A largada foi de grande revés para Scherer, que acabou se envolvendo em um incidente e não conseguiu evitar o impacto com o Scania de Kleber Eletric na Curva 1. Em contrapartida, Perdoncini teve um início de prova bastante estável e seguiu na frente, com Leo Rufino em segundo e Djalma Pivetta em terceiro.

Perdoncini tinha a corrida bastante controlada, enquanto Pivetta superou Leo Rufino e passou para segundo lugar. O top-5 era completado por Rodrigo Taborda e Diogo Moscato quando o safety-truck interveio após quebra de motor de Thiago Rizzo (Super Truck Pro).

Nem mesmo a bandeira amarela tirou a tranquilidade de Perdoncini, que arrancou para sua quarta vitória na temporada. Djalma Pivetta foi o segundo e Leo Rufino, terceiro. Taborda terminou em quarto, à frente de Ricardo Alvarez e Daniel Kelemen. Maicon Roncen e Mauricio Arias completaram a relação dos oito primeiros, ao passo que Nicolas Giaffone e Arthur Scherer abandonaram.

Ricardo Alvarez leva triunfo inédito

Oitavo colocado na primeira prova, Arias tirou proveito da inversão para largar na frente na corrida que completou a etapa de Lima Duarte. Em meio a uma série de incidentes na Curva 1, quem deu o bote mesmo foi Alvarez, que assumiu o primeiro lugar, trazendo a reboque Rufino e Maicon Roncen, enquanto Arias foi um dos envolvidos no caos na largada e caiu para 12º.

A disputa seguiu caótica com um incidente que envolveu Daniel Kelemen, Pedro Perdoncini, Rodrigo Taborda e Nicolas Giaffone, em ocorrência que espalhou vários detritos na pista e forçou o safety-truck a voltar à pista. De vencedor na Corrida 1, Perdoncini foi punido com a exclusão da prova após o incidente na segunda prova.

Alvarez sobreviveu ao caos, manteve a liderança depois de nova relargada e conquistou sua primeira vitória com a Tiger Team Race, em momento histórico na sua carreira. O piloto ainda finalizou em quinto no geral, levando em conta também os competidores da Super Truck Pro. Leo Rufino foi o segundo colocado e Nicolas Giaffone resistiu na pista para terminar em terceiro após ter largado do fim do grid, com Maicon Roncen em quarto e Kleber Eletric na quinta posição.

Campeonato apertado

O complemento da jornada em Lima Duarte definitivamente colocou fogo no campeonato da Super Truck Elite. Somente quatro pontos separam os três primeiros colocados. Perdoncini lidera a tabela com 166, enquanto Arthur Scherer e Leo Rufino têm 162, com o piloto da ASG Motorsport na vice-liderança em razão do maior número de vitórias (duas) na temporada).

Diogo Moscato aparece em quarto, com 155 pontos, contra 134 de Nicolas Giaffone. Djalma Pivetta é o sexto, com 127, à frente de Ricardo Alvarez, que tem agora 120 no campeonato e subiu da oitava para a sétima posição.

Hugo Cibien, que não disputou a etapa por problemas particulares, é o oitavo, com 104 pontos, seguido por Kleber Eletric, com 77, e Rodrigo Taborda em décimo, com 75.

A sétima etapa da temporada 2025 da Copa Truck Petrobras está marcada para o fim de semana de 20 e 21 de setembro no Circuito dos Cristais, em Curvelo, dando sequência à ‘perna mineira’ do calendário.

Copa Truck Petrobras
Temporada 2025, etapa 6, Potenza (MG)
Super Truck Elite
Corrida 1
1º - Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 14 voltas em 28min19s006
2º - Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 2s378
3º - Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 3s344
4º - Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 3s748
5º - Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s858
6º - Daniel Kelemen (Dmais Motorsport/Mercedes-Benz), a 14s466
7º - Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 14s852
8º - Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 39s525
9º - Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1min04s636
10º - Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 2 voltas
11º - Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 3 voltas
12º - Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas

Não completaram
Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 12 voltas
Marcio Giordano (Anchieta Racing/Mercedes-Benz), não largou

Corrida 2
1º - Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 9 voltas em 23min07s692
2º - Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1s319
3º - Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s881
4º - Maicon Roncen (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 6s652
5º - Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 11s683
6º - Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 11s731
7º - Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 22s293
8º - Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1 volta
9º - Juca Bala (GT-Oil Eletric Truck/Scania), a 1 volta

Não completaram
Daniel Kelemen (Dmais Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 6 voltas
Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Marcio Giordano (Anchieta Racing/Mercedes-Benz), não largou
Kleber Eletric (GT-Oil Eletric Truck/Scania), excluído
Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), excluído

Classificação do campeonato após seis etapas*
1º Pedro Perdoncini 166 pontos
2º Arthur Scherer, 162
3º Leo Rufino, 162
4º Diogo Moscato, 155
5º Nicolas Giaffone, 134
6º Djalma Pivetta, 127
7º Ricardo Alvarez, 120
8º Hugo Cibien, 104
9º Kleber Eletric, 77
10º Rodrigo Taborda, 75
11º Maicon Roncen, 72
12º Jô Augusto Dias, 70
13º Daniel Kelemen, 69
14º Juca Bala, 61
15º Mauricio Arias, 57
16º Thaline Chicoski, 56
17º Márcio Giordano, 54
18º Rafa Lopes, 49
19º Felipe Gama, 44
20º Luan Lopes, 8
21º Beto Cavaleiro, 0
22º Sérgio Ramalho, 0
*pontuação extraoficial

A Copa Truck Petrobras tem o Diesel R como combustível oficial e o patrocínio Petrobras Governo Federal.

 

Fonte: Comunicação Copa Truck Petrobras | Fotos: Duda Bairros/Copa Truck Petrobras

________________________________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Fast School Copa HB20, Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Na Copa HB20, João Cardoso fecha em quarto lugar na prova de endurance no Velocitta

Próximo
Próximo

Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa fazem história com vitória nas 3 Horas do Velocitta