Porto e Neugebauer enfrentam situação inusitada na Lamborghini Super Trofeo nas 6 Horas de Watkins Glen
O piloto brasileiro Kiko Porto (Toyota Gazoo Racing / Banco Daycoval / MC Games / Team: Rafa Racing) viveu um fim de semana de altos e baixos na terceira etapa da Lamborghini Super Trofeo North America, disputada na sexta-feira (20) e sábado (21), no circuito de Watkins Glen, no estado de Nova Iorque. O pernambucano, que atualmente lidera a VP Racing SportsCar Challenge, retornou à competição em parceria com outro brasileiro Werner Neugebauer, pilotando pela Rafa Racing Team.
Foto: KMCom/Jamey Price/Rafa Racing Team
Fazendo dupla com Neugebauer, Porto dividiu as responsabilidades do volante do carro número 68 ao longo das duas corridas da etapa. A estratégia da equipe dos brasileiros foi distribuir as responsabilidades entre os dois pilotos, com cada um assumindo diferentes momentos das disputas na categoria Pro.
Durante a primeira sessão de classificação, Neugebauer foi responsável por buscar a melhor posição de largada possível para a corrida inicial. O piloto conseguiu marcar o nono tempo entre os competidores da categoria Pro e o décimo oitavo na classificação geral, estabelecendo o ponto de partida para a primeira prova do final de semana.
Na segunda classificatória, foi a vez de Kiko Porto mostrar seu talento na pista norte-americana. O brasileiro demonstrou grande velocidade e precisão, conquistando o quarto melhor tempo tanto na categoria Pro quanto na classificação geral, garantindo uma boa posição para a largada da segunda corrida.
A primeira corrida, na sexta-feira (20), trouxe desafios significativos para a dupla brasileira. Werner Neugebauer enfrentou dificuldades para encontrar o ritmo ideal em meio ao tráfego intenso de carros de diferentes categorias, mantendo a nona posição até a abertura da janela para troca de pilotos. Kiko Porto assumiu o comando nos últimos 23 minutos de prova e, com sua experiência e determinação, conseguiu uma excelente recuperação que levou o carro 68 até a sétima colocação final.
“No qualy 1, feito pelo Werner, ele acabou sendo atrapalhado por um concorrente mais lento na volta boa do pneu. A gente acabou largando o 18º, mas fez uma ótima recuperação e conseguiu acabar na 7ª posição. A gente no qualy da corrida 2, conseguiu uma boa posição de largada, em 4º ”. explicou Kiko.
No sábado (21), a segunda corrida reservou frustrações inesperadas para a equipe. Largando em quarto lugar, Porto rapidamente ganhou uma posição e assumiu o terceiro posto, colocando-se em posição de brigar pelo pódio na categoria Pro. No entanto, a direção de prova aplicou uma penalidade de drive-through por suposta queima de largada, decisão que jogou o carro dos brasileiros para as últimas posições do grid.
Quando Werner Neugebauer assumiu o volante após a penalização, havia pouco tempo e oportunidade para recuperar as posições perdidas. A frustração da dupla só aumentou quando descobriram, após o fim da prova, que houve um erro grave da direção de prova: a penalização era destinada ao carro número 86 e não ao 68 da equipe de Porto e Neugebauer.
"Foi um fim de semana difícil, que a gente teve um bom ritmo durante os treinos. A corrida 2, foi mais frustrante. Eu estava na 3ª posição já, brigando pelo pódio na categoria Pro. Quando foi anunciado que eu tinha levado um drive-through por queima de largada. No final a gente descobriu que a queima de largada tinha sido para outro carro e não pra gente. Isso acabou com nossa corrida e não foi da forma que a gente queria. Mas vamos para a próxima", declarou Kiko Porto após a corrida, ainda sem acreditar.
Agora, o piloto pernambucano volta suas atenções para a IMSA - VP Racing SportsCar Challenge, competição na qual lidera a temporada 2025 na categoria GSX. Entre os dias 11 e 13 de julho, Porto enfrentará a quarta etapa da temporada no Canadian Tire Motorsport Park, em Ontário, no Canadá, onde buscará manter sua posição de liderança no campeonato.
Texto por Kako Marques | KMCom Assessoria de Imprensa
__________________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Fast School Copa HB20, Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.