Pedro Campos se torna bicampeão sul-americano de kart na Rotax
O mineiro Pedro Campos conquistou o bicampeonato sul-americano de kart na categoria Rotax Mini Max neste final de semana, no Kartódromo Cotopaxi, no Equador. Após vencer a Pré-Final e a Final, o piloto garantiu o “ticket” para representar o Brasil no Mundial Rotax, que será disputado no final do ano, no Bahrein. A conquista consolida o ótimo momento do jovem piloto, que em 2024 foi pole position no Mundial Rotax e se tornou o mais jovem bicampeão sul-americano da história, além de também ser bicampeão brasileiro de kart.
Foto: Curva 1 Kart/Divulgação
Campeão sul-americano da categoria Rotax Micro Max em 2024, Pedro Campos repetiu a principal conquista de sua carreira agora na Rotax Mini Max. Experiente em competições internacionais, em 2024 ele foi pole position em sua categoria no Mundial Rotax e soma belos resultados no kartismo italiano, Pedro iniciou sua participação no Sul-Americano Rotax de forma tímida e cautelosa. Aos poucos, porém, na medida em que as equipes Maguila Kart e WKR e o próprio piloto desenvolviam e acertavam o chassi CRG, ele mostrava crescimento e se colocava entre os mais rápidos.
A tomada de tempos foi com chuva, condição de pista que Pedro Campos ainda não havia enfrentado no Kartódromo Cotopaxi. Ainda assim, o piloto mineiro foi o segundo colocado, o que lhe garantia largar sempre desta posição nas provas classificatórias. As três primeiras provas foram vencidas pelo piloto do kart 114, autor da pole position, que depois seria desclassificado da terceira heat. Assim, largando em primeiro na Pré-Final, Pedro Campos marcou a volta mais rápida e venceu com largos sete segundos de vantagem.
A Final foi tensa, com Pedro Campos (Trader Pro | Sarzedo) largando em primeiro em uma corrida em que a chuva chegou a faltar cinco voltas. Após a troca dos pneus e a nova largada, Campos confirmou a vitória e o bicampeonato sul-americano. Mais tarde, porém, Pedro Campos e seu pai e representante legal foram avisados de que o piloto havia sido desclassificado por uma suposta irregularidade.
“Na hora de trocarmos para os pneus de chuva na Final, tivemos – assim como muitos outros pilotos – a ajuda de dois mecânicos para que isso fosse um procedimento mais rápido. Foi uma punição injusta e vamos provar isso através do recurso que impetramos de forma imediata. Temos certeza de que essa punição será revertida”, disse Weldes Campos.
“O evento foi um pouco complicado administrativamente e também dentro da pista. Tivemos um piloto que disputou as três primeiras corridas fora do regulamento, o que só foi descoberto antes da Pré-Final, sem falar em irregularidades não vistas e, por isso, sem punição. Queremos o título e o ‘ticket’ para o Mundial Rotax de volta”, completou.
No balanço final, Pedro Campos teve nova oportunidade para mostrar sua evolução e seu talento em um campeonato de caráter internacional. “O Pedro está em um nível em que se adapta rapidamente a qualquer pista e mostrou isso mais uma vez. Estamos muito felizes pelo ótimo momento que ele vive”, analisou Weldes Campos, que agradeceu o importante apoio da CRG Equador e da equipe HRT.
Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.