No Endurance Brasil, Padron e Ohashi vencem segunda prova da rodada dupla em Interlagos
Um drama do início ao fim: assim foi a segunda etapa do Endurance Brasil em 2025, disputada no domingo (11) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A prova teve pista seca, úmida e molhada, vencedores inéditos, vitórias decididas ou confirmadas na última volta e doses acentuadas de emoção e adrenalina durante as 3h20min de duração da disputa.
Foto: Bruno Terena/MS2 Comunicação
Os grandes vitoriosos do dia foram Emílio Padron e Fernando Ohashi. A dupla conquistou sua primeira vitória a bordo de um protótipo Sigma P1 G5, naquela que foi a primeira conquista da equipe Tech Force. Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R de Ricardo Maurício, Marçal Müller e Marcel Visconde confirmou a varrida do fim de semana na última volta. A Stuttgart Motorsport confirmou o domínio entre os GTs com triunfo também na GT4, onde Giuliano Bertuccelli, Luiz Landi e Enrico Pedrosa venceram pela primeira vez.
Estratégia perfeita na P1
Vencedores entre os protótipos, Emílio Padron e Fernando Ohashi tiveram uma atuação memorável. Eles entraram nos boxes logo na primeira volta para tirar os pneus de chuva e colocar os slicks para aproveitar a secagem acelerada da pista. Pouco depois, a chuva voltou e Padron chegou a rodar, mas sem bater. Na reta final da prova, Ohashi foi certeiro: como o regulamento previa que a prova durasse três horas, 20 minutos e uma volta, ele esperou o cronômetro zerar para cruzar a linha de chegada e receber a placa de ultima volta, reduzindo a duração da prova em uma volta e economizando combustível suficiente para vencer.
A vitória foi emblemática, pois ambos são considerados gentlemen drivers, ou seja, sem formação profissional de pilotagem. Padron também é um dos pilotos aptos ao Troféu Legends, para pilotos com graduação Bronze e mais de 60 anos de idade. “Esse é o nosso ‘Japa Tsunami’! Fazia tempo que batíamos na trave, o carro quebrava… mas agora deu tudo certo. Estamos em primeiro lugar!”, comemorou Padron. O duelo pela vitória foi marcado por uma batalha tática e de protótipos nacionais, entre o Sigma e o AJR de Sarin Carlesso e Matheus Morgatto, que chegou no segundo lugar.
GT3: Fim de semana 100% da Stuttgart se confirma na última volta
A batalha na GT3 foi cheia de alternativas. Com as inúmeras alternâncias da pista nas condições molhada e seca na primeira metade da corrida, a batalha pela vitória foi imprevisível entre Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 (Galba Accioly Fº e Guilherme Salas), Mercedes AMG GT3 (Reginaldo Nappi e Danilo Dirani) e Porsche 911 GT3 R (Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller). Na última volta, uma pane seca do Mercedes garantiu a vitória e os 100% da Stuttgart Motorsport no fim de semana.
“Não estava prevista essa segunda vitória. Ela aconteceu”, destacou Marcel Visconde. “Eu já estive do outro lado e sei como é, em uma volta, mudar o cenário. Essa é a beleza do Endurance. Se tiver chance, tem que ir até o fim, sem tirar o pé, pois tudo pode acontecer. A gente sabe muito bem como são as coisas no dia a dia e essa categoria pode muito bem proporcionar coisas assim imprevisíveis”, frisou.
Trio da Stuttgart estreia com vitória na GT4
A Stuttgart teve um fim de semana com 100% de aproveitamento também na classe GT4. Se na prova do sábado (10) o triunfo foi de Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, a conquista neste domingo foi de Giuliano Bertuccelli, Luiz Landi e Enrico Pedrosa, no outro Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport da equipe. Uma vitória inédita para o trio, que disputou seu primeiro fim de semana de competição.
“Estamos muito felizes. Deu tudo certo hoje, foi um fim de semana maravilhoso. O carro estava ótimo e só temos a agradecer à equipe e a todos”, destacou Bertuccelli. “Vencer em Interlagos, na nossa casa, em São Paulo… não tem como não ficar feliz. O Enrico, estreando, fez uma super tocada e está de parabéns”, completou Landi.
A próxima etapa do Endurance acontece no dia 21 de junho no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A disputa terá uma novidade: ocorrerá à noite, aproveitando o sistema de iluminação do circuito gaúcho.
Texto: Geferson Kern
Fonte: Assessoria/ MS2 Comunicação Integrada