No aniversário de Tarumã, MC Tubarão conquista o bicampeonato do Gaúcho de Super Turismo

A MC Tubarão encerrou o sábado, dia 8 de novembro, com mais uma conquista histórica. No aniversário de 55 anos do Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), a equipe de Campo Bom (RS) comemorou o bicampeonato do Gaúcho de Super Turismo nas categorias GT e Geral, repetindo o feito de 2023 e confirmando sua força como uma das principais potências do automobilismo do Rio Grande do Sul e do Brasil. O título anterior havia sido conquistado pela dupla Tiel de Andrade e Júlio Martini, marcando o início dessa sequência vitoriosa que agora é ampliada com o trio Franco Pasquale, Catô Belleza e Chico Möller.

A jornada pela quinta e última etapa da competição começou ainda pela manhã, quando Franco Pasquale garantiu a pole position com o tempo de 1min05s818, marcando o primeiro passo rumo ao título com o Tubarão MC40 #5. A corrida, realizada à tarde, acabou sendo marcada por bandeira vermelha e inúmeras entradas de safety car, além de condições de clima instáveis — alternando sol, vento e chuva —, foi um verdadeiro teste de estratégia, resistência e trabalho em equipe. Chico Möller foi o responsável pela largada e conduziu o carro com consistência, entregando em terceiro lugar para Catô Belleza, que, aos 72 anos, protagonizou mais uma atuação marcante, com belas ultrapassagens e retomando a liderança antes do último stint de Pasquale.

Nos minutos derradeiros das 2 Horas de Tarumã, a corrida tomou ares dramáticos para a equipe campo-bonense. O carro perdeu potência quando Franco Pasquale ocupava o segundo lugar. O piloto entrou para os boxes faltando cerca de 12 minutos para o final, a equipe verificou o carro e Pasquale voltou para a prova. Porém, ele sequer conseguiu chegar à curva 2, quando o MC40 simplesmente parou. O resgate então levou o #5 até os boxes. Os mecânicos agiram rápido para solucionar o problema de um alarme, e devolveram o carro à pista em quarto lugar faltando apenas cinco minutos para o encerramento.

Nesse momento, era necessário chegar em terceiro lugar para assegurar o título — e foi exatamente o que aconteceu. Em uma das voltas finais, faltando dois minutos para a bandeira quadriculada, Pasquale fez uma ultrapassagem decisiva sobre o concorrente que ocupava a terceira posição, garantindo o resultado que confirmou o bicampeonato, enquanto o Aldee #118 de Nico e Bidu Kreuz, principal concorrente ao título, venceu a corrida e encerrou com o vice-campeonato.

O feito demonstra a força e a união do trio Franco Pasquale, Catô Belleza e Chico Möller, que já haviam vencido juntos as 12 Horas de Tarumã de 2024 e as 6 Horas de Guaporé de 2025 — esta última válida pelo próprio campeonato de Super Turismo, mas considerada uma das provas mais tradicionais do calendário gaúcho.

Com o bicampeonato confirmado na temporada dos seus 50 anos de história, a MC Tubarão celebra mais um momento de glória, fruto da dedicação dos mecânicos e da liderança de Tiel e Né Andrade, que seguem à frente da equipe fundada pelo pai Carlinhos de Andrade, em 1975.

“Trabalhamos demais, durante o ano inteiro. O único problema que tivemos foi agora, faltando meia dúzia de voltas para o fim. A equipe, mais uma vez, conseguiu sanar o problema rapidamente. Isso mostra a importância de conhecer o carro e estar sempre trabalhando nele. O Pasquale, o Chico e o Catô fizeram um campeonato praticamente perfeito, e isso fez a diferença hoje. Parabéns à nossa equipe, aos nossos mecânicos, à família Tubarão toda. Eles foram espetaculares e decidiram o campeonato mais uma vez”, destacou Tiel Andrade, um dos líderes da equipe MC Tubarão.

“É uma provação. Nada podia ser fácil, nunca foi fácil pra nós. A gente sempre batalhou, acreditou e foi atrás. Em cada vitória, em cada título, teve muito trabalho envolvido. Só tenho a agradecer, principalmente à equipe. Essa gurizada (mecânicos) é o que mantém tudo de pé. Os pilotos fizeram um baita trabalho. Agradeço também ao Daniel Almeida, da Dacar Motorsport, por nos entregar um motor excelente, que levou esse carro o ano inteiro sem problema algum. É só agradecer, agradecer e comemorar. E o ano ainda não acabou, temos mais duas decisões pela frente. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. Quando é pra ser, ninguém tira. Quando é pra ser, vai ser”, comemorou o chefe da equipe MC Tubarão, Né Andrade.

A equipe de Campo Bom segue com compromissos importantes nesta reta final de ano no Campeonato Gaúcho de Endurance e Endurance Brasil, e encerrará o ano entre os dias 12 e 14 de dezembro, quando defenderá o título nas 12 Horas de Tarumã, em busca de mais uma vitória para coroar 2025 como uma das temporadas mais vitoriosas da trajetória da MC Tubarão.

Pilotos comemoram o título

Franco Pasquale (Gramado-RS) - “Tem que acreditar, sempre. Quando deu problema, acendeu um alarme no carro e tivemos que parar. Saí do box, o carro apagou, e eu só pensava no campeonato, não podia acontecer aquilo, estava tudo encaminhado. A gente vinha num ritmo forte, tudo certo, e de repente veio o susto. Mas graças a Deus deu tudo certo. Conseguimos a ultrapassagem na finaleira, faltando dois minutos, e garantimos o título. Só tenho a agradecer aos meus parceiros por essa temporada incrível e à equipe pelo trabalho sensacional. Tá todo mundo de parabéns, foi muito bom mesmo.”

Catô Belleza (Alegrete-RS) – “Nós não merecíamos outra coisa se não fosse o título. É campeão! Depois de um ano inteiro de luta, fizemos tudo certo, não merecíamos outro resultado que não fosse esse. Parabéns a toda a equipe.”

Chico Möller (Novo Hamburgo-RS) – “Vamos comemorar esse título. A equipe merece muito, são 50 anos de MC Tubarão. E que ano sensacional. Vencemos as 12 Horas de Tarumã final do ano passado, 6 Horas de Guaporé e esse ano o título do Super Turismo. Parabéns para esse equipe maravilhosa.”

Apoiadores

Para disputar as competições ao longo de 2025, a MC Tubarão conta com o apoio de Pneus Yokohama, Eurobike, Grupo Noko, Hupi Racing, Viemar Automotive, ProTune, Yerba Matte, Dacar Motorsport, Tecpads, Fiber, Walter Tecnologias, JL Laser | JL Soldas e WD Details.


Resultado Categoria GT nas 2 Horas de Tarumã

1º Lugar – Nico e Bidu Kreuz – Aldee #118

2º Lugar – Fernando Poeta e Christian Rocha - Lamborghini #81

3º Lugar – Catô Belleza, Chico Möller e Franco Pasquale – Tubarão MC40 #5


Pontuação final da Categoria GT | Super Turismo 2025 (com descartes)

1º Lugar - Catô Belleza, Chico Möller e Franco Pasquale – Tubarão MC40 #5 – 659 pontos

2º Lugar - Nico e Bidu Kreuz – Aldee #118 – 655 pontos

3º Lugar - Fernando Poeta - Lamborghini #81 – 605 pontos


Fotos: Gustavo Henemann/Agência Akyma

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Norris domina em Interlagos e amplia vantagem na liderança; Bortoleto abandona após novo acidente

Próximo
Próximo

Norris conquista pole da Sprint no GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º lugar