Ney Faustini conta sua história no automobilismo e dá detalhes sobre o seu protótipo no Gaúcho de Endurance
Entre os roncos potentes dos motores na primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), um em especial chamava a atenção e levantando uma curiosidade quase unânime: o protótipo #25, pilotado pelo experiente Ney Faustini. "Comecei no kart, depois corri de Divisão 3, de Fusca, nas categorias estreantes. Passei pela Divisão 4, Turismo 5000 e cheguei à Stock Car nas décadas de 80 e 90", relembra Faustini, em entrevista ao Curva do S antes da prova de estreia em abril. Após um hiato de 14 anos, o retorno às pistas em uma corrida de 1000 km em São Paulo reacendeu a paixão, e desde então, ele segue acelerando há quase 16 anos.




Com participações em provas do Endurance Brasil e nos campeonatos regionais de endurance paulista e gaúcho, Faustini demonstra energia e vontade de vencer. Mas o grande destaque da sua participação está no seu carro, um protótipo com uma história singular.
Foto: Curva do S
A construção do protótipo Absoluta ABS01 atualiza um projeto idealizado por João Alfran, um engenheiro com passagem pela equipe Toleman da Fórmula 1, encomendado por Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress. Alfran, já falecido, construiu o carro com foco em segurança e leveza. Faustini adquiriu o projeto, mas a fragilidade do câmbio original o fez abandonar o projeto por um tempo. Há cerca de quatro anos, a decisão de retornar o carro à pista impulsionou uma série de modificações significativas.
Fotos: William Inácio e Bruna Monteiro/Gaúcho de Endurance
O carro, movido por um motor V8 Chevrolet de 590 cavalos – "e esse nem é o mais potente que eu tenho", revela Faustini – utiliza um câmbio sequencial de seis marchas com alavanca. Surpreendentemente, a tecnologia embarcada é mínima: "Não tem controle de tração, não tem ABS, não tem nenhum recurso eletrônico. E a parte do chassi nós modificamos praticamente integral a parte traseira". A escolha de um motor menos potente para o câmbio atual visa evitar quebras devido ao limite de torque. Com aro 18 e pneus de tala 13 na traseira e 11/12 na dianteira, completa as especificações dessa máquina que encanta pela sua autenticidade e performance.
Faustini e seu companheiro de pista, Igor Taques, levaram o segundo lugar na categoria P2 na corrida de abertura do Campeonato Gaúcho de Endurance. Agora, eles se preparam para a próxima corrida, que está marcada para o dia 24 de maio, no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS).
Por Éllen Pereira/Redação Curva do S