Nascar Brasil volta ao traçado desafiador do Autódromo de Tarumã, em Viamão
O Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), será o palco da quarta etapa da Nascar Brasil Series, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho. A etapa, batizada de #inverserace, promete um show de velocidade com duas corridas, uma no sábado e outra no domingo. A prova tem um ingrediente desafiador: o traçado do circuito gaúcho.
Foto: Clayton Medeiros / SiGCom
Com 3.039 metros, largura da pista de 14 metros, sentido anti-horário, nove curvas e trechos de altíssima velocidade, Tarumã exige coragem, técnica e frieza, especialmente na famosa Curva do Tala-larga, uma curva rápida em terceira marcha que pode ser considerado um dos melhores pontos de ultrapassagem da pista e em descida que costuma ser determinante na busca por bons resultados.
Para Vitor Genz (Chevrolet #46), da equipe RMattheis, Tarumã é a pista de casa. “É onde eu aprendi a dirigir e também a pilotar. Gosto muito da pista, pois tem como uma das características de ser uma das mais altas velocidades do Brasil. Já tive muitas vitórias desde quando eu tinha lá meus 15, 16 anos, nos primeiros campeonatos regionais de marcas até quando cheguei à Nascar Brasil, onde fui campeão no ano passado do Campeonato Brasileiro em Tarumã. Então, foi um momento muito especial na minha trajetória aí, que foi essa vitória em casa que gerou inclusive uma tatuagem da pista que eu fiz na paleta”, destacou o piloto de Porto Alegre (RS).
Quem retorna a Tarumã com boas lembranças é Julio Campos, que divide o Ford Mustang #7 da MX Vogel com Alex Seid. “Tarumã é uma pista muito tradicional. É muito legal voltar para as terras gaúchas, porque sabemos que o pessoal de lá é apaixonado pelo automobilismo. Então, vamos com tudo. Na minha última corrida eu ganhei lá em Tarumã. Espero ter bons resultados mais uma vez e que eu consiga terminar, porque na última etapa, eu nem larguei. Espero que voltemos com tudo”, destaca o piloto curitibano.
Também com histórico vitorioso no autódromo gaúcho, Cayan Chianca, do Chevrolet Camaro #4 da RMattheis, chega empolgado. “É um traçado de altíssima velocidade, onde tem que ter bastante confiança no carro pra fazer as curvas mais rápidas. De quatro corridas que fiz lá, saí com três vitórias e um terceiro lugar, então é uma pista que gosto muito e tenho muitas expectativas pra lá. As etapas no Rio Grande do Sul tendem a ser uma das melhores, pois a pista proporciona boas disputas e o público gaúcho é um dos mais apaixonados por automobilismo do Brasil e sempre comparece em peso”, afirma Chianca, natural de Natal (RN) e que reside em Gramado (RS).
Quem vive essa expectativa de forma intensa é Alfredo Ibiapina, atual líder da Challenge. Segundo o piloto do Ford Mustang #8 da Full Time, a estratégia é clara. “O foco é me destacar na Challenge e fazer o melhor resultado possível, dependendo das circunstâncias durante a corrida. E, claro, brigar na frente com os pilotos mais experientes que temos no grid. Quero aprender muito com eles. Vamos tentar ampliar mais a nossa liderança no campeonato”, afirma Ibiapina, nascido em Curitiba (PR) e mora em Florianópolis (SC).
Felipe Tozzo (Chevrolet Camaro #57), da Team RC, conhece bem o circuito e aposta em um bom desempenho. “Tenho um carinho enorme por essa pista. Foi a que eu mais andei aqui no Brasil e é uma pista muito boa, de alta velocidade, um estilo em que me adapto bem. Estou bem confiante. Espero conseguir ótimos resultados, como nas últimas etapas, e voltar líder do campeonato”, projeta o catarinense de Chapecó.
Para Thiago Camilo, do Ford Mustang #21 da Full Time, a cautela é a palavra de ordem. Para ele, traçar uma estratégia prévia é praticamente impossível. “Não tenho nenhuma tática traçada. Cada corrida é uma situação. Não temos como fazer previsões antes de iniciar uma nova etapa”, resume o paulistano.
Já Vinicius Canhedo (Ford #84), da Full Time, fará a sua primeira participação no autódromo gaúcho. "Tenho treinado no simulador quatro horas dia e é uma pista bem rapida, onde correr o risco e o diferencial. Estamos retornando ao esporte nossa terceira etapa após 20 anos. O objetivo é evoluir e escalar o pelotão, ir para a frente e estar entre os top 10", completou o piloto brasiliense.
Segurança reforçada no Templo Gaúcho da Velocidade
Além do desafio técnico, Tarumã também tem apostado em melhorias constantes. No ano passado, a área de escape da Curva 1 foi ampliada em 20 metros, e a antiga torre de controle deu lugar a uma nova estrutura, mais moderna e segura. Neste ano, o autódromo passou a contar com um traçado alternativo na Curva 9, projetado para reduzir a velocidade naquele ponto, sem alterar o traçado principal. A Nascar Brasil prevê as duas corridas da quarta etapa no traçado principal.
A etapa #inverserace terá transmissão ao vivo pela RedeTV (TV aberta), ESPN, Disney+ (TV fechada) e pelo canal oficial da Nascar Brasil no YouTube.
A Nascar Brasil Series conta com o patrocínio de Petrobras, Karter, Pirelli e Frum, além dos fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. As montadoras participantes são Chevrolet e Ford.
Fonte: Assessoria/SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos e Regina Cusin
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