MC Tubarão comemora seus 50 anos de história com grande evento no Velopark
A MC Tubarão comemorou seus 50 anos de história com um grande evento na tarde e noite desta quinta-feira (27), no Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre familiares, amigos, pilotos atuais e ex-pilotos da equipe, lendas do automobilismo gaúcho, autoridades e representantes da imprensa. A celebração marcou oficialmente as atividades alusivas ao meio século de trajetória da equipe fundada em 1975 por Carlinhos de Andrade, em Campo Bom (RS).
A celebração foi conduzida pelos irmãos Tiel de Andrade e Carlos Geison de Andrade (Né), que atualmente lideram a equipe. Eles receberam convidados especiais, entre eles pilotos campeões do passado e do presente, familiares, patrocinadores e apoiadores de longa data. “Foi um dia histórico, não conheço outra equipe que tenha uma trajetória parecida com a nossa, e temos que valorizar muito isso. Nosso pai construiu tudo e nós temos essa enorme responsabilidade de levar esse legado adiante”, enfatizou Né Andrade. “Temos que comemorar, pois completar 50 anos é uma marca histórica. Feliz demais por ter a presença do prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes, aqui com a gente, conhecia nosso pai desde a infância. Foi um dia muito bom, pudemos lembrar do início da equipe, agora temos que continuar dando sequência a tudo que nosso pai construiu”, complementou Tiel.
O prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes, não só prestigiou a equipe, mas também se aventurou na carona de Tiel no BMW M240i. Ele destacou a importância da MC Tubarão para o esporte do município gaúcho e a história construída por Carlinhos de Andrade. “O Carlinhos foi uma figura muito representativa na cidade de Campo Bom. Um apaixonado pelo carnaval e pelas corridas, mas especialmente pela vida e por sua família. Tenho muita saudade do Carlinhos. Ele, com certeza, deixou um legado de profissionalismo, de bom relacionamento, e de uma família que faz aquilo que gosta e ama. Parabéns, MC Tubarão! Que venham mais 50 anos”, destacou Feltes, que esteve acompanhado do Secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, César de Sá.
Ao longo do encontro, os convidados reviveram momentos marcantes da trajetória da equipe, incluindo a transição da Mecânica Carlinhos para a MC Competições nos anos 80, o surgimento dos primeiros protótipos “Tubarão” em 1996 e a evolução técnica que resultou no atual Tubarão MC40 #5, símbolo dos 50 anos. A emoção se intensificou nas homenagens a Carlinhos de Andrade, fundador e inspiração de toda a trajetória da MC Tubarão.
Além do caráter comemorativo, o evento também destacou o atual momento da equipe. Recentemente, a MC Tubarão conquistou o título do Campeonato Gaúcho de Super Turismo 2025, nas categorias GT e Geral, com o Tubarão MC40 #5 e o trio Franco Pasquale, Chico Möller e Catô Belleza. Inclusive, os pilotos campeões presentearam a equipe com um quadro com fotos marcantes da temporada 2025.
Com cinco décadas de história, dezenas de títulos e uma identidade apaixonada, a MC Tubarão segue consolidada como uma das principais equipes do automobilismo brasileiro. O evento no Velopark mostrou a força dessa trajetória e reforçou que o legado construído por Carlinhos permanece vivo nas mãos da família Andrade e nas pistas de todo o País. E nesta reta final de ano, a equipe seguirá acelerando com a participação na etapa final do Endurance Brasil, em Brasília (DF), no dia 6 de dezembro, e defenderá o título nas 12 Horas de Tarumã, em Viamão (RS), nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.
A história em títulos
Ao longo de sua trajetória, a Mecânica Carlinhos - que viria a se tornar MC Competições no início dos anos 80 e, mais tarde, MC Tubarão na década de 90, após a construção do primeiro protótipo em 1996 - desenvolveu dezenas de carros próprios, sempre com o DNA da família Andrade. A icônica barbatana no teto, presente nos protótipos, tornou-se um símbolo reconhecível pelo público e pela imprensa especializada.
A partir desse período de transição para a construção de protótipos, Carlinhos passou a contar com a ajuda dos filhos Tiel, Carlos (Né) e Dênis (Denti) na oficina da equipe no Vale do Sinos. Com visão técnica, dedicação e grande conhecimento, a MC Tubarão fortaleceu-se, expandiu presença nos grids gaúchos e nacionais, conquistou títulos e desenvolveu modelos cada vez mais rápidos e avançados.
Ao longo das 12 versões dos protótipos Tubarões construídos pela equipe, do atual MC 40 #5 e de carros preparados para a Eurobike, foram onze títulos do Campeonato Gaúcho de Endurance (1998-1999-2001-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-2015), cinco edições de 12 Horas de Tarumã (2010-2011-2017-2018-2024), Brasileiro de Endurance e Copa Brasil (2014 e 2016, respectivamente), Grande Prêmio Cidade de São Paulo – 1000 Milhas (2024 – categorias P3 e GT4L | 2025 – classe GT4L), Campeonato Gaúcho de Super Turismo (2023-2025), além de outros tantos títulos em diversas provas, entre elas 800 KM de Pinhais (PR), 500 Milhas de Londrina (PR) e 500 KM de São Paulo, em Interlagos.
Combustível para a Fórmula 1 e pioneirismo no uso de injeção eletrônica
O primeiro protótipo Tubarão uniu a expertise da família Andrade a um pedido da Petrobras, que buscava equipes dispostas a fazer testes de combustível para a Fórmula 1. E foi aí que a MC Tubarão passou a utilizar seus carros próprios para testar a gasolina top de linha da Refap/Petrobras, de Canoas (RS), produto que em 1998 passaria a abastecer a principal categoria do automobilismo mundial. Em meio a esses testes de combustível, a equipe de Campo Bom (RS) foi pioneira no Brasil ao utilizar injeção eletrônica programável em carros de corrida. A adaptação inicial foi desafiadora, mas, logo em seguida, abriu caminho para inúmeras vitórias e desempenho superior nos autódromos gaúchos.
O carro símbolo dos 50 anos: Tubarão MC40 #5
O Tubarão MC40 #5 é, hoje, o grande embaixador do legado da equipe. Construído em 2022, em apenas 28 dias, inspirado no lendário Ford GT40 do filme Ford x Ferrari, o carro nasceu para competir no Campeonato Gaúcho de Super Turismo — e rapidamente se tornou um ícone. O carro, construído pela equipe com motor Honda K20 (300cv) aspirado preparado pela Dacar Motorsport, conquistou títulos históricos, como:
Campeonato Gaúcho de Super Turismo 2023, com Tiel de Andrade e Júlio Martini;
Campeão (categoria P3) do GP Cidade de São Paulo – 1.000 Milhas de Interlagos 2024, com Robbi Perez, Guga Ribas, Alexandre Andrade Jr. e Eduardo Pimenta;
Campeão das 12 Horas de Tarumã 2024, com Tiel, Catô Belleza, Chico Möller e Franco Pasquale;
Campeonato Gaúcho de Super Turismo 2025 – com Catô Belleza, Chico Möller e Franco Pasquale.
6 Horas de Guaporé 2025 – com Catô Belleza, Chico Möller e Franco Pasquale.
Clínica de Pilotagem: Uma equipe que ensina e transforma
Além das competições, a MC Tubarão também se tornou referência na formação de pilotos. A Clínica de Pilotagem da MC Tubarão, realizada em autódromos como Velopark e Guaporé, apresenta um projeto profissional e estruturado, com acompanhamento técnico, telemetria, análise de dados e experiências completas de pista. A clínica é comandada por Né Andrade e Tiel de Andrade, e se tornou um dos pilares da equipe, revelando talentos e levando ao público a oportunidade de pilotar carros preparados profissionalmente, com toda a estrutura de um dia de corrida.
A equipe dispõe de dois Volvo C30, níveis I e II, e ainda um BMW 320i, destinado para alunos com mais experiência e que já passaram pelos estágios iniciais. As clínicas ocorrem todos os meses no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Mais informações em www.mctubarao.com.br.
Linha do tempo dos 50 anos
1975/79 — Fundação da equipe por Carlinhos de Andrade
Em Campo Bom (RS), foi fundada a Mecânica Carlinhos, voltada para carros de rua e às primeiras preparações de carros de corrida, além de disputas das primeiras competições para iniciantes no automobilismo.
Anos 80 — Consolidação da oficina e desenvolvimento do esporte a motor
A marca MC Competições começa a surgir nos boxes e nos autódromos de Tarumã, em Viamão-RS, e Guaporé (RS), com Carlinhos de Andrade competindo com o Corcel I #5 (1969), que pertenceu a Emerson Fittipaldi, e depois com o Chevette #5. O fundador da equipe sempre foi um dos maiores entusiastas do automobilismo gaúcho, tendo participado da categoria Estreantes & Novatos, no Turismo Especial Gaúcho. E de 1982 a 1991, a MC Competições disputou a Copa Chevette, o Campeonato Gaúcho de Marcas e o Campeonato Regional de Turismo, conquistando inúmeras vitórias em corridas e vice-campeonatos.
Anos 90 — Primeiros títulos e transição para os protótipos
De 1991 a 1995, Carlinhos de Andrade passou a acelerar com Opalas, os antigos “Stock Cars”. E nesse período foi que a MC Competições conquistou seus primeiros grandes títulos, as 12 Horas de Guaporé 1992 e o Campeonato Gaúcho de Opalas 1993. Antes disso, a equipe campo-bonense acumulava inúmeros vice-campeonatos. E foi a partir de um modelo Opala, que justamente surgiu o primeiro protótipo. Com um carro com parachoque arredondado e imponente, a imprensa gaúcha passou a comparar o protótipo com a boca de um tubarão, e popularizou junto ao público, tanto que a equipe passou a fazer sucesso entre os fãs de automobilismo, mas principalmente com as crianças.
2000–2010 — Expansão e reconhecimento
A equipe se torna presença fixa nas principais categorias gaúchas e nacionais com inúmeras conquistas de competições, passando de uma equipe amadora para semiprofissional. Na pilotagem dos carros da equipe, Carlinhos de Andrade começa a passar o bastão para o filho Tiel de Andrade, enquanto Né Andrade e Denti auxiliavam na parte de projetos e mecânica. Nesse tempo, conquistamos inúmeros Gaúchos de Endurance e a nossa primeira 12 Horas de Tarumã, em 2010. E nesse mesmo ano, iniciamos nossa primeira escola de piloto em parceria com a Eurobike, a Advanced Driving School.
2010–2020 — A expansão da equipe e o até logo a Carlinhos de Andrade
Evoluímos no número de colaboradores e de carros preparados para as competições. Além das provas no RS, a família Andrade foi peça fundamental na criação do Endurance Brasil, que atualmente reúne os carros mais rápidos do País. Conquistou nos anos de 2011, 2017 e 2018, mais três títulos de 12 Horas de Tarumã, que consolidaram a força dos protótipos Tubarões e da experiência da equipe em provas de longa duração.
Infelizmente, no dia 6 de abril de 2019, o mestre Carlinhos de Andrade foi vítima de um infarto fulminante e não resistiu. Foram muitas as homenagens ao piloto e preparador multicampeão. Os Andrade passavam agora a dar continuidade ao legado deixado pelo patriarca da família. Né e Tiel foram os irmãos que seguiram à frente da equipe de competição. E no ano de 2020, quando a pandemia de Covid-19 paralisou o mundo, o automobilismo retomou suas atividades apenas no meio do ano. E foi na primeira etapa do Endurance Brasil daquela temporada, que a MC Tubarão conquistou uma vitória histórica com a marca do piloto Nelsinho Piquet – ex-F1 e atualmente na Stock Car -, ao lado de Tiel de Andrade e Júlio Martini, no AJR #05.
2021-2025 — Construção do MC40 e protagonismo nas pistas
Os últimos anos da MC Tubarão tem sido de inúmeras conquistas, a começar com o Endurance Brasil 2021, na categoria P3. Depois, em 2022, a equipe construiu o multicampeão Tubarão MC40 #5, carro que se tornou protagonista e um dos mais belos do grid do Campeonato Gaúcho de Super Turismo (CGST). Desde 2023, a Clínica de Pilotagem da MC Tubarão passou a ser referência para alunos e pilotos de todo o Brasil.
Apoiadores 2025
A MC Tubarão conta com o apoio de Pneus Yokohama, Eurobike, Grupo Noko, Hupi Racing, Viemar Automotive, ProTune, Yerba Matte, Dacar Motorsport, Tecpads, Fiber, Walter Tecnologias, JL Laser | JL Soldas e WD Details.
Fonte: Gustavo Henemann | Agência Akyma - Fotos: William Inácio/MC Tubarão
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.