Marcas Brasil Racing inicia temporada com treinos nesta sexta-feira em Campo Grande
Os motores começaram a se aquecer, nas quatro rodadas de treinos livres que ocorreram ao longo do dia, para que os 46 pilotos dos 40 veículos inscritos pudessem reconhecer o circuito, testar e fazer os últimos ajustes de suas máquinas antes do classificatório e das quatro provas agendadas para o sábado (29) e domingo (30).
A novidade da temporada 2025 foi à criação de uma nova categoria: a MBR2000, que se soma à já existente MBR. Independentemente da marca e modelo, os veículos da nova categoria utilizam um kit único composto por um motor Toyota 2.0 e câmbio manual Volkswagen, garantindo maior equilíbrio técnico entre os competidores. “Dentro da categoria MBR2000 temos uma divisão entre classes A e B”, explica Guilherme Bonato Deczka, diretor da Marcas Brasil Racing.
Os pilotos, já nos treinos desta sexta, sentiram o poder do motorzão 2.0 no circuito sul-mato-grossense, que nos seus 3.443 metros de extensão e tem uma reta de 960 metros – uma das mais longas dos autódromos brasileiros. Além do retão, o traçado tem nove curvas, quase todas de raio longo. Os carros chegam a aproximadamente 200 km/h nas retas e a média de velocidade dos carros durante uma volta no circuito chega a 150 km/h.
No MBR, os irmãos Leandro Freitas e Wanderson Freitas (#77/ Sérgio Ferrari Racing/Super/ VW Gol/categoria Super) estão otimistas com o final de semana. “Nós nos preparamos para a temporada e a equipe nos deu um carro competitivo. Fizemos os últimos ajustes necessários, aquecidos com os quatro treinos oficiais e um treino livre queremos bons resultados para começar o ano bem”, declarou o mineiro Wanderson Freitas,
Para os estreantes paranaenses Fernando Toffol e Rafael Salido (#707/RB Motorsport/ Peugeot 308/ Classe B), inscritos na categoria B, é tudo novidade. “Tudo, tudo novo. O carro novo, a pista e o campeonato. As primeiras voltas foram para experimentar e estou adorando. Nunca andei com esse tipo de carro. Estou curtindo bastante, está uma alegria, é uma estreia. A primeira nessa pista de Campo Grande e com esse calor intenso que judia um pouco. Competir ao lado dos amigos, a organização nota 10, está fantástico. Amanhã é acelerar para valer, vamos lá, pra cima”, disse Toffol.
“O primeiro dia de treinos foi sensacional, um circuito muito dinâmico, técnico, exigindo bastante concentração da nossa parte. Tivemos os primeiros contatos com a motorização, tudo que o carro oferece e nós estamos angariando horas de conhecimento. O dia foi muito produtivo. A primeira impressão super positiva, fizemos um bom trabalho. Agora é se concentrar, melhorar os pontos e evoluir para tirar o resultado na tomada de tempos e corridas”, enfatizou Salido.
Outro estreante no circuito de Campo Grande é Junior Helte (#45/JW Motorsport /Chevrolet Onix). “O único contato anteriormente foram testes no simulador, mas a pista é muito legal. Ela é bem técnica. Gostei muito de andar e fui evoluindo. Conseguimos fazer o P5, no geral, na última sessão. Então, acredito que amanhã, no classificatório, vamos conseguir fazer um bom tempo e brigar pelas primeiras posições, quem sabe?”, declarou o piloto.
No MBR, Rafael Barranco (#9/ Stumpf Preparações/VW Gol ), fez o melhor tempo em todos os treinos na geral e na categoria A do MBR2000. “Ah, foi sensacional, não tenho nem o que falar, muito bom liderar os 4.3, a categoria tá sensacional, o carro já veio bem acertadinho. Então, agora, com a troca da motorização e o motor tá igual para todo mundo e o que vale é tocada do piloto. Estou muito feliz com o resultado inicial, espero manter esse desempenho”, contou o piloto de Curitiba/PR.
O grid da primeira das seis etapas do calendário contará com modelos de diversas marcas, incluindo Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford, Peugeot, Citroën, Hyundai, Toyota, Renault e Nissan. Já os modelos incluem: Onix, Mobi, New Ka, Uno, Argo, 208, C3, HB20, Etios, New Onix, March, Sandero e Kwid (vide abaixo a relação de pilotos inscritos no grid).
A programação para o final de semana prevê quatro corridas para cada categoria (MBR e MBR2000). No sábado, o classificatório começa logo cedo, a partir das 10 horas, no horário de Brasília. Serão duas tomadas de tempos: a primeira para definir a ordem de largada da MBR 2000 A/B e a segunda para MBR 1.6 Super / Elite.
A largada da Corrida 1 da MBR200 A e B acontece às 11h25 (20 min + 2 voltas). Às 12h25 será a largada da Corrida 1 do MBR 1.6 Super / Elite (20 min + 2 voltas). No período da tarde, às 14h55 acontece a largada da Corrida 2 do MBR 2000 A/B e às 16h25 será a Corrida 2 do MBR 1.6 Super / Elite.
No domingo, os carros invadem a pista às 10h25 para a Corrida 3, da MBR 2000 A/B. A Corrida 3 do MBR 1.6 Super / Elite está prevista para às 11h25. Já a Corrida 4 do MBR 2000 A/B será ás 13h25 e a Corrida 4 e final do MBR 1.6 Super / Elite às 14h25.
Todas as corridas e os classificatórios, neste sábado e domingo, terão transmissão ao vivo pelos canais do YouTube oficial da Marcas Brasil Racing.
Fonte: SIG Com