Léo Rufino vence em Cascavel e se torna o primeiro piloto negro a triunfar na Copa Truck

Léo Rufino venceu no domingo (13) a sua primeira prova da Copa Truck na categoria Elite e entrou para a história do automobilismo brasileiro como o primeiro piloto negro a subir ao topo do pódio em uma competição de caminhões.

E ele avisou, antes da largada para a Corrida 2 desta 5ª etapa da Copa Truck, realizada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). “Tudo que eu poupei da máquina no sábado, acredito que não vou poupar hoje, na segunda corrida. Vamos para cima com certeza para buscar outro troféu”. E não deu outra. O mais jovem piloto da PP Motorsport, de apenas 20 anos, fez uma corrida perfeita — como se soubesse que estava prestes a marcar seu nome na história do automobilismo nacional.

“Larguei em segundo e vim bem cauteloso. Mas o piloto que largou na minha frente acabou errando no radar e aí eu fui para a primeira posição. E aí foi só administrar a distância que eu tinha aberto para o terceiro colocado”, disse, emocionado, o comandante do Mercedes-Benz Actros #11.

O paulistano Evandro Camargo, que pilota o Mercedes-Benz Actros #69 na categoria PRO, fechou o domingo em 14º lugar.

Já o piloto e empresário mato-grossense PP Fernandes, que dá nome à equipe, não completou a corrida de hoje devido a problemas no seu Mercedes-Benz Actros #29. “O caminhão estava rápido, porém um pequeno problema eletrônico acabou atrapalhando. Mas vamos para a próxima corrida e tenho certeza que teremos ótimos resultados”, garantiu.

Sobre a corrida noturna do sábado

No sábado (12), a PP Motorsport também teve motivos de sobra para comemorar. A primeira corrida noturna da história da Copa Truck foi especial para a equipe, que colocou dois pilotos no pódio. Evandro Camargo garantiu o 3º lugar na categoria PRO e celebrou o feito de ter largado na pole position da prova inaugural sob os holofotes: “Daqui a 50 anos, quando falarem dessa estreia, vão lembrar de Evandro Camargo na pole. Isso é fantástico para mim e para a PP Motorsport, porque somos uma equipe independente”.

Na Elite, Léo Rufino também brilhou ao conquistar o 5º lugar em sua primeira prova competindo à noite. “Foi uma experiência que eu vou lembrar para sempre. Vimos que o caminhão tem um potencial muito grande”, afirmou o piloto. 

PP Fernandes, que também correu no sábado, fechou a prova em 11º lugar na PRO. “Foi um privilégio participar dessa corrida histórica, ainda mais com resultados tão expressivos para nossa equipe”, resumiu o Fernandes.

“Coordenar para eles trabalharem à noite, fazer as revisões, foi algo novo para a equipe. Trabalhamos muito na oficina, para tentar trabalhar menos na pista”, brincou o chefe da equipe PP Motorsport, Denis Pombal. “A principal dificuldade que sentimos com os engenheiros foi o treino e a corrida à noite. É uma temperatura diferente da que estamos acostumados a trabalhar. Monitorar esta questão foi um pouco complicado, mas deu certo”, comemorou o gestor.

A próxima etapa da Copa Truck será disputada de 22 a 24 de agosto, no autódromo Potenza, em Minas Gerais. Será a 6ª etapa do calendário 2025, e a expectativa da PP Motorsport é manter o ritmo forte e seguir conquistando posições importantes nas categorias PRO e Elite.

A equipe PP Motorsport conta com os patrocínios de Embreagex, Mogitruck, Real Radiadores, Cotrimac, Priw Design, Vegini, CPN, Spall Juntas e Dinamic Retentores. Já Léo Rufino têm os patrocínios da Mogitruck, Jrdiesel, Trackibrasil, Iiman, Staff pro e Jrbaus. PP Fernandes leva consigo os patrocínios da Palhettos Sorvetes. Evandro Camargo leva as cores do Riosulense, Intercâmbio soluções e Hexlub Lubrificantes.

Confira o resultado completo da corrida 2 - https://www.fastcrono.com.br/wp-content/uploads/2025/07/trc2.pdf

Calendário Copa Truck 2025:

1ª Etapa – 23/03 – Campo Grande/MS

2ª Etapa – 13/04 – Londrina/PR

3ª Etapa – 18/05 – Interlagos/SP

4ª Etapa – 15/06 – Tarumã/ RS

5ª Etapa – 12/07 – Cascavel/PR

6ª Etapa – 24/08 – Potenza/MG

7ª Etapa – 21/09 – Curvelo/MG

8ª Etapa – 19/10 – Londrina/PR

9ª Etapa – 07/12 – Interlagos/SP

Fonte: SIG Comunicação | Fotos: Vanderley Soares/SIG com

__________________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Com bela recuperação, Felipe Drugovich pontuou em sua estreia na Fórmula E

Próximo
Próximo

Thiago Camilo vence as 100 Milhas noturnas da Nascar Brasil em Cascavel