Kiko Porto está a um passo do título da IMSA VP Racing Sportscar Challenge

O piloto brasileiro Kiko Porto (Toyota Gazoo Racing / Banco Daycoval / MC Games / Equipe: Rafa Racing) deu um passo decisivo rumo ao título da VP Racing Sportscar Challenge. Neste fim de semana, o pernambucano mostrou consistência e velocidade no VIRginia International Raceway, em Alton, estado americano da Virgínia, conquistando resultados que praticamente garantem sua primeira conquista na categoria GSX.

Foto: KMCom/Rafa Racing Team

Após duas vitórias e um segundo lugar na etapa da Virgínia, Porto construiu uma vantagem expressiva que nem precisa vencer nas próximas corridas em Atlanta para se sagrar campeão da temporada de 2025. Esta campanha marca seu ano de estreia na IMSA VP Racing Sportscar Challenge, categoria que rapidamente se adaptou.

O fim de semana começou de forma promissora para Kiko, que garantiu a pole position para as três corridas. Duas poles eram referentes à etapa da Virgínia, enquanto uma terceira era para completar a etapa do Canadá, que teve apenas uma corrida devido às condições climáticas adversas que impediram a realização da segunda prova.

Na primeira corrida de VIR, Kiko largou da pole position, mas enfrentou problemas no câmbio que comprometeram seu ritmo. Mesmo com as dificuldades técnicas, o brasileiro segurou a liderança o máximo que pôde, até ser superado por seu principal adversário na disputa pelo título, terminando os 45 minutos de prova na segunda posição.

A corrida dois parecia ser uma repetição do primeiro confronto, com Porto novamente na pole position e sofrendo pressão intensa de seus concorrentes. No entanto, uma saída de pista do segundo colocado proporcionou ao pernambucano o respiro necessário para administrar a vantagem e conquistar sua primeira vitória do fim de semana.

No domingo (24), na disputa que valia pela corrida dois da etapa anterior do Canadá, Kiko demonstrou total superioridade sobre o pelotão. O piloto abriu vantagem consistente desde o início e controlou a corrida até a bandeirada final, coroando o fim de semana com sua segunda vitória e ampliando significativamente sua liderança no campeonato.

"Foi um começo de fim de semana bem difícil. Na primeira e segunda provas o carro apresentou problemas de câmbio. Eu e Clemens fizemos uma disputa limpa na primeira corrida, na segunda tive mais sorte e venci. Na corrida deste domingo, colocando em dia a etapa do Canadá, o carro estava bem na minha mão e consegui vencer. Agora vamos para decidir o campeonato em Atlanta", declarou Kiko Porto após as disputas.

Pelos cálculos extraoficiais da equipe, o brasileiro lidera a categoria GSX com 3.310 pontos somados, mantendo uma vantagem de 480 pontos para o segundo colocado, que agora é seu companheiro de equipe Ian Porter. Esta margem coloca Porto em posição extremamente confortável para a etapa final.

De acordo com as projeções matemáticas, se Kiko terminar em quarto lugar na primeira corrida da final em Atlanta, ele conquistará o título da VP Racing Sportscar Challenge com uma corrida de antecedência. A etapa decisiva está programada para acontecer entre os dias 8 e 11 de outubro, no Michelin Raceway Road Atlanta, em Braselton, estado americano da Geórgia.

Fonte: Kako Marques / KMCom Assessoria

________________________________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Fast School Copa HB20, Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Após disputa das 4 horas de Spa, Enzo e Pietro Fittipaldi entram no Top-5 no ELMS

Próximo
Próximo

Celso Neto conquista Top-5 na IMSA Michelin Pilot Challenge em Virgínia nos Estados Unidos