Ingo Hoffmann e JP são as referências de Arthur Gama, o novo "menino de ouro" da Stock Car

O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi palco de uma cena emocionante no dia 6 de setembro, quando a BRB Stock Car Pro Series disputava a sua sexta etapa de 2025. Com apenas 20 anos, o gaúcho Arthur Gama tornou-se um dos mais jovens a vencer da história da categoria. O triunfo do estreante piloto da Full Time Gazoo Racing aconteceu na corrida sprint e foi comemorado efusivamente pela equipe sediada em Vinhedo (SP) e chefiada por Maurício Ferreira. 

Foto: Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car

Um dos momentos mais cativantes após a bandeirada foi quando seu companheiro de equipe, o experiente João Paulo de Oliveira — terceiro colocado na prova — vibrou junto a Arthur e subiu no Toyota Corolla Cross para festejar a conquista do porto-alegrense. Outra imagem marcante, que poucos tiveram a oportunidade de ver, foi a presença do maior campeão e vencedor da Stock Car, Ingo Hoffmann, em lágrimas diante do pódio para aplaudir o sucesso do seu pupilo.

Neste próximo fim de semana, dias 27 e 28/09, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), Gama volta à pista, sempre observado por Ingo, que é seu coach, e por JP. Em Cascavel, Arthur tornou-se o 80º piloto com vitória na BRB Stock Car, feito alcançado logo na sua décima corrida. Foi também o primeiro triunfo de um piloto premiado com o equivalente a R$ 2,5 milhões após ter sido campeão da Stock Light, em 2024.

Mesmo ainda bastante novo e estreante na Stock Car, Gama mostra maturidade nas pistas e reverência ao falar sobre a honra e felicidade que tem por trilhar seu início de carreira ao lado de dois ícones do automobilismo brasileiro. Horas depois do turbilhão de emoções com a primeira vitória, ‘Gaminha’ parecia ainda não acreditar no que havia conquistado. 

“Foi incrível! Nunca imaginei que iria conseguir tão jovem essa primeira vitória, no meu primeiro ano, na minha décima corrida, metade do campeonato e com muita coisa por vir. E não poderia ter sido melhor essa vitória por dividir esse primeiro pódio com o JP, meu companheiro de equipe. Foi maravilhoso pelo nosso time, para a Toyota Gazoo Racing, e isso mostra a nossa evolução desde o início da temporada”, disse o piloto do Toyota Corolla Cross #9.

“Estou muito bem acompanhado. Vou todo dia para lá, me dou super bem com a equipe. E tenho duas grandes referências dentro do time”, acrescentou Arthur. “O Ingo é o maior de todos. Ter a mentoria dele aqui no time é uma honra. Sabe que pouco antes da corrida ele me disse, brincando: 'Abaixe os retrovisores e olhe só para a frente'. Não abaixei os espelhos [risos], mas segui o conselho dele de só olhar adiante e focar no nosso, e acabou dando tudo certo. É um grande cara e aprendo muito com ele”, comentou.

“E o JP é outro cara fantástico. O que ele fez depois da corrida foi incrível, subir no carro e comemorar comigo. Mostra todo o carinho que ele tem por mim e que é recíproco. Nos damos muito bem aqui dentro. Ter esse pódio ao lado dele não poderia ter sido melhor. Bom para todo mundo, para nós, nossa equipe, nossos patrocinadores, e vamos seguir com esse gás para a sequência temporada em busca de muito mais”, complementou Arthur.

Lágrimas da lenda

Aos 72 anos e depois de ter conquistado tudo o que foi possível na Stock Car — 12 títulos, 77 vitórias e 158 pódios — o maior de todos ainda se permite se emocionar com o automobilismo. Em ação nos últimos anos como mentor dentro da Full Time, Ingo Hoffmann empresta um pouco do seu conhecimento para a nova geração e hoje tem a oportunidade de lapidar mais um jovem talento do automobilismo brasileiro.

Ingo falou com humildade sobre como é o seu trabalho junto a Gama ao longo da atual temporada. “Você sabe que hoje, comentando com o pessoal da nossa equipe no hotel, disse que minha presença aqui é quase desnecessária porque essa turma já chega praticamente pronta na Stock Car. É impressionante! O Arthur chegou aqui nessa temporada trazendo uma grande bagagem, muitos títulos na carreira. E ele veio muito bem preparado, com um alto nível, patamar elevado mesmo”.

“Ajudo muito mais em situações pontuais, onde possa dar um pitaco aqui e ali, dando algumas dicas e atalhos, algo bem pontual mesmo, mas que pode fazer a diferença”, disse o “Alemão”.

Ao comentar sobre a vitória de Arthur e o pódio de JP em Cascavel, Ingo Hoffmann não conteve a emoção. “Fiquei feliz, com lágrimas nos olhos, muito emocionado com a vitória do Arthur. E o momento que mais me emocionou foi quando os dois pilotos chegaram, e o JP subiu no carro para parabenizar e comemorar com o Gama. Isso mostra que o JP é um ser humano incrível. Fico com a voz embargada só de lembrar”.

“Menino de ouro”

Também chamou a atenção a alegria de João Paulo de Oliveira ao comemorar o triunfo do seu companheiro de equipe, algo incomum em meio a um universo competitivo como é o da BRB Stock Car. Aos 44 anos — 24 a mais que Gama — JP faz sua primeira temporada completa na categoria depois de trilhar uma carreira vitoriosa de mais de duas décadas no automobilismo japonês, além de ter disputado etapas do Mundial de Endurance

Oliveira falou do respeito e do carinho que nutre pelo seu companheiro de equipe, o que ficou ainda mais nítido no momento da já histórica festa diante do pódio no Zilmar Beux no primeiro sábado de setembro.

“Ele é um menino super humilde, muito batalhador, que tem muita fé, e a família está sempre junto, apoiando. É um menino de ouro! Estamos em posições diferentes em relação à carreira. Já fiz minha trajetória fora do Brasil e estou vivendo uma nova experiência aqui, voltando para cá. Uma situação um pouco inversa. É um prazer! São experiências que o automobilismo nos proporciona”, comentou.

Na visão de JP de Oliveira, o duplo pódio conquistado em Cascavel tem tudo para representar um divisor de águas na história da Full Time Gazoo Racing para a sequência da temporada. “Nosso time precisava de um resultado que desse um ânimo extra, uma motivação a mais. E aquilo foi consequência. Queria estar ali para comemorar um momento bonito da história do Arthur. E vamos seguir trabalhando em conjunto para tentar sempre elevar o nível técnico da equipe e poder alcançar resultados ainda melhores no futuro”.


Fotos: Rafa Catelan/Toyota Gazoo Racing e Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car

Fonte: Vicar - Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Próximo
Próximo

Estreia de João Cardoso na AMG Cup Brasil é marcada por quebras no Paraná