GP da Austrália: Pilotos avaliam a primeira prova da temporada 2025 da F-1
O GP da Austrália, que abriu a temporada 2025 da Fórmula 1, contou com diversos ingredientes neste domingo (16), entre eles chuva, acidentes e surpresas. A corrida de abertura teve vitória de Lando Norris, da McLaren, ele que havia também cravado a pole position. O pódio foi completado por Max Verstappen, da Red Bull, e George Russel, da Mercedes.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, que fez sua estreia na F-1, não teve um dia tão feliz, já que bateu o carro no muro a doze voltas do final e precisou abandonar a prova. Além dele, outros cinco pilotos não completaram a corrida, casos de Fernando Alonso (Aston Martin), Carlos Sainz Jr (Williams) , Liam Lawson (Red Bull), Isack Hadjar (Alpine) e Jack Doohan (Racing Bulls).
Veja a seguir as avaliações feitas pelos pilotos no pós-corrida, e mais abaixo o resultado completo da corrida em Melbourne. O próximo compromisso da principal categoria do automobilismo mundial será no próximo fim de semana, dia 23 de março, no Circuito Internacional de Xangai, na China.
Gabriel Bortoleto abandonou após bater o carro no GP da Austrália. Foto: F1.com/Divulgação
Bortoleto: “Foi uma corrida difícil, o ritmo que eu acho para uma corrida estava indo muito bem com o que tínhamos. Tivemos um pouco de azar, quando fomos para os boxes e voltamos, tivemos um Safety Car chegando bem na minha frente. Então, basicamente, reiniciei a corrida bem atrás, tentando me recuperar e, infelizmente, toquei no meio-fio e acabei no muro. É uma pena, sinto muito pela equipe, mas estou feliz pelos pontos que Nico fez. Ele fez um trabalho incrível, ele merece e a equipe merece”, disse Bortoleto. Sobre a chuva, o jovem piloto comentou que “[Em] condições como essa, tudo pode acontecer. Estamos dirigindo no limite e eu estava tentando tudo que podia, acabei forçando um pouco demais, mas a corrida estava indo bem e a qualificação também foi uma boa sessão.”
Norris (Vencedor): “Uma corrida difícil, especialmente com Max atrás de mim. Eu estava forçando, especialmente as duas últimas voltas foram um pouco estressantes, mas uma maneira incrível de começar o ano. Uma difícil porque saímos, cometemos alguns erros grandes e passamos pelo cascalho e causamos muitos danos. Foram apenas condições complicadas, mas essas são as que são agradáveis, divertidas e imprevisíveis, mas dessa vez acertamos e terminamos no topo, então estou muito feliz.”
Verstappen ressaltou bom começo mesmo com dificuldades com o carro: “Foi uma corrida difícil, mas no final foi divertido. Lando teve um pequeno momento na entrada da (Curva) 6, então ele perdeu muito ímpeto ali e é por isso que cheguei perto e consegui o DRS. Cheguei perto, mas é muito difícil passar por aqui. Mas foi divertido aquelas últimas voltas, forçar pelo menos quando você está lutando pela vitória. Mas estou muito feliz por trazer isso para casa, marcar bons pontos, e este é um ponto de partida decente para nós.”
Russel exaltou terceiro lugar e parabenizou o companheiro Kimi Antonelli que fechou em quarto lugar: “Estou muito satisfeito por voltar para casa em P3. Não foi uma corrida fácil para ninguém e apenas mantê-la na estrada foi um trabalho árduo por si só, mas estou realmente feliz com o pódio. Ele (Antonelli) fez um trabalho incrível para chegar até a P4 partindo da 16ª posição, então ele mereceu isso depois de ontem porque ele definitivamente merecia um resultado melhor do que o que teve na qualificação.”
Hamilton comentou sobre o P10 na sua estreia na Ferrari: "Estou grato por terminar, pelo menos consegui um ponto. No geral, não era o que eu esperava, mas havia muito para se acostumar, para se acostumar, com todas as configurações de troca e mudanças que eles (a equipe) estavam jogando em você (pelo rádio). Então, só o equilíbrio do carro… Foi realmente muito, muito complicado. Acho que podemos melhorar isso na próxima corrida, espero, e colocar o carro em um ponto mais doce. Acho que há muito mais potencial no carro do que conseguimos extrair hoje.”
Resultado do GP da Austrália:
L. Norris (McLaren) - #4 - 🏆 1:42:06.304 - 25 pts
M. Verstappen (Red Bull) - #1 - +0.895s - 18 pts
G. Russell (Mercedes) - #63 - +8.481s - 15 pts
K. Antonelli (Mercedes) - #12 - +10.135s - 12 pts
A. Albon (Williams) - #23 - +12.773s - 10 pts
L. Stroll (Aston Martin Aramco-Mercedes) - #18 - +17.413s - 8 pts
N. Hulkenberg (Sauber) - #27 - +18.423s - 6 pts
C. Leclerc (Ferrari) - #16 - +19.826s - 4 pts
O. Piastri (McLaren) - #81 - +20.448s - 2 pts
L. Hamilton (Ferrari) - #44 - +22.473s - 1 pt
P. Gasly (Alpine) - #10 - +26.502s - 0 pts
Y. Tsunoda (Racing Bulls) - #22 - +29.884s - 0 pts
E. Ocon (Haas) - #31 - +33.161s - 0 pts
O. Bearman (Haas) - #87 - +40.351s - 0 pts
L. Lawson (Red Bull) - #30 - Não concluiu - 0 pts
G. Bortoleto (Sauber) - #5 - Não concluiu - 0 pts
F. Alonso (Aston Martin Aramco-Mercedes) - #14 - Não concluiu - 0 pts
C. Sainz Jr. (Williams) - #55 - Não concluiu - 0 pts
J. Doohan (Alpine) - #7 - Não concluiu - 0 pts
I. Hadjar (Racing Bulls) - #6 - Não concluiu - 0 pts
Fonte: F1.com