Ernani Kuhn se garante no grid da Stock Light como piloto da MTK Racing Team

Ernani Kuhn é o primeiro piloto a avançar o degrau da escala evolutiva projetada pela Vicar partindo da Turismo Nacional para ascender ao grid da Stock Light. O piloto nascido em Cuiabá conquistou o título Overall A da categoria dos carros mais vendidos do Brasil em 2024 e, desta forma, garantiu os incentivos oferecidos pela principal promotora do automobilismo para disputar, nesta temporada, o campeonato da divisão de acesso à BRB Stock Car Pro Series. Ernani vai defender a MTK Racing Team, versão repaginada da Mottin Racing, que volta à Stock Light depois de uma década.

Foto: Gil Gomes/Divulgação

O mato-grossense de 29 anos chega à categoria depois de um 2024 em que trilhou campanha de enorme sucesso na Turismo Nacional. Vindo do vice-campeonato na categoria A em 2023, Ernani Kuhn foi além na temporada seguinte para ser o piloto com mais vitórias (dez), além de ter conquistado duas poles e 26 presenças entre os cinco primeiros.

Correndo pela equipe gaúcha Auto Racing, Kuhn foi ‘campeão de tudo’ na Turismo Nacional com os títulos Overall e Sprint na categoria A, além de ter faturado também o campeonato Endurance em parceria com João Cardoso, jovem gaúcho campeão Overall e Sprint na classe B da TN.

Ao longo de toda a temporada passada, Ernani Kuhn sempre frisou que seu objetivo estava em ser campeão Overall da Turismo Nacional para subir para a Stock Light, de modo que a meta foi cumprida à risca. 2024 foi o primeiro ano em que a TN passou a representar o primeiro degrau da escala evolutiva criada pela Vicar para possibilitar ao piloto a chance de alcançar o grid da BRB Stock Car.

“Estou muito feliz com a oportunidade de correr na Stock Light e realizar um sonho de infância. Estamos com um time muito forte e focado, com um entrosamento muito especial desde o início dos nossos trabalhos. Nossa meta é nos adaptar rapidamente à categoria e buscar os melhores resultados, tanto no campeonato principal como entre os rookies. Vamos com tudo!”, declarou o cuiabano, que vai acelerar em sua temporada de estreia na divisão de acesso com o habitual #107.

Desde 2023, o Grupo Veloci — controlador da Vicar — oferece ao campeão o superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões em insumos e incentivos para assegurar uma vaga na BRB Stock Car. O primeiro a fazer jus à premiação foi Zezinho Muggiati, campeão da Stock Light em 2023 pela W2 Racing ProGP. O paranaense subiu para a Pro Series na temporada seguinte como piloto da KTF Sports, lutou por vitória e marcou um pódio no seu ano de estreia. Campeão no ano passado, Arthur Gama foi recém-anunciado pela equipe Full Time Sports e chega à Stock Car com 19 anos depois de campanha de muito êxito na Light, com nove vitórias em 18 corridas pela Artcon Racing.

‘Roupa nova’ e de volta — Além da confirmação de Ernani Kuhn, o grid da Stock Light traz outra novidade: a MTK Racing Team. A equipe baseada em Porto Alegre e chefiada por Luciano Mottin já acelerou na categoria de acesso na década passada, como Mottin Racing, mas estava fora desde a temporada 2015. Neste período, a operação passou a se dedicar a competições de Endurance tanto com protótipos como com carros GT.

A parceria entre Mottin e Ernani Kuhn começou a dar frutos antes mesmo da estreia da aliança na Stock Light. O cuiabano defendeu a equipe em etapa do Gaúcho de Endurance, em Tarumã, e venceu a prova ao lado de Adriano Baldo e Juliano Moro a bordo do protótipo AJR 46. Agora, equipe e piloto seguem na fase final de preparação antes da abertura do campeonato nacional.

“É uma satisfação enorme retornar à categoria depois de alguns anos. Montamos um time altamente capacitado e focado em entregar um carro rápido e constante, capaz de brigar por vitórias e somar pontos importantes ao longo do campeonato”, disse o chefe de equipe.

Com Ernani Kuhn e grande elenco já confirmados no grid, a temporada 2025 da Stock Light terá início no fim de semana de três e quatro de maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, em programação conjunta com a BRB Stock Car Pro Series, BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA e a Turismo Nacional.

Fonte: Assessoria/ Rodolpho Siqueira - Fernando Silva

Anterior
Anterior

Rafael Brocchi encara a terceira etapa da Porsche Cup Brasil 2025 em Interlagos

Próximo
Próximo

Na estreia da Fórmula Delta, Lucas Corrêa conquista os seus primeiros pontos em Interlagos