Em Interlagos, Passarino conquista segunda vitória consecutiva no Moto1000GP
Mauro Passarino, da Bg Race Team, domina corrida principal da MOTOGP1000, realizada no Autódromo de Interlagos. O argentino aproveitou o abandono do líder do campeonato por problemas no pneu para conquistar o primeiro lugar em uma corrida marcada por ultrapassagens e duelos intensos até a bandeirada final.
Foto: Carlos Rossi / Red Line Motor Sport
A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade reuniu mais de 160 pilotos no icônico circuito paulistano durante dois dias de competições. As 12 corridas distribuídas entre as oito categorias do MOTO1000GP proporcionaram disputas acirradas e desfechos surpreendentes, reafirmando a posição do campeonato como principal referência nacional em motovelocidade.
A temporada 2025 tem se destacado pela presença de um grid internacional competitivo, com pilotos argentinos dominando a categoria principal GP1000, enquanto brasileiros brilham nas demais classes. O campeonato mantém sua reputação de excelência em organização e visibilidade, utilizando autódromos tradicionais como palco das disputas.
Duelo argentino define a vitória na GP 1000
A corrida principal da MOTO1000GP, disputada na tarde de sábado, teve início com o líder da temporada Ramiro Gandola na pole position, acompanhado por seu compatriota Mauro Passarino na primeira fila. O brasileiro Theo Manna completava as posições de destaque no grid de largada.
Logo após a largada, Gandola tentou estabelecer vantagem, mas Eduardo Burr reagiu rapidamente e conquistou a segunda posição. Sebastian Salom, também argentino, não permitiu que o grupo da frente se afastasse e assumiu o segundo lugar antes mesmo do final da primeira volta. Destaque especial para o francês Matthieu Lussiana, bicampeão do MOTO1000GP, que partiu da última colocação e já aparecia em quinto lugar nos primeiros giros.
O primeiro terço da prova foi marcado pela pressão constante de Salom sobre Gandola. O piloto da W2V Motosports conseguiu assumir a liderança momentaneamente, mas o líder do campeonato reagiu e retomou a ponta da corrida. Enquanto isso, Lussiana continuava sua impressionante recuperação, galgando posições rumo ao pódio.
O momento decisivo aconteceu na oitava volta. Quando Gandola parecia controlar a situação com tranquilidade, um problema no pneu o tirou da disputa e alterou completamente o cenário da corrida. Passarino herdou a liderança, com Salom assumindo a segunda posição e Lussiana consolidando o terceiro lugar.
A volta final reservou emoção até os últimos metros. Passarino e Salom protagonizaram um duelo intenso pela vitória, com o piloto da Bg Race Team conseguindo manter a dianteira sob forte pressão do compatriota. Lussiana acompanhava de perto, tentando se aproximar para uma possível ultrapassagem. Nos momentos finais, Passarino administrou a vantagem e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Satisfação com o resultado
Após a conquista, Passarino destacou o trabalho coletivo como fator determinante para o êxito. "Essa dupla vitória tem um gosto muito especial porque foi um trabalho forte da equipe, que foi ao limite. No começo da corrida eu estava buscando seguir os líderes, mas na última parte apertei o ritmo. Fico feliz em poder somar pontos importantes. Duas vitórias é inesquecível com certeza", declarou o vencedor.
Sebastian Salom, segundo colocado, demonstrou satisfação apesar de não conseguir a vitória. "Depois das primeiras voltas achei que poderia brigar pela vitória. Na parte final foi mais complicado porque o Mauro estava muito rápido. Mas estou muito feliz por essa colocação", comentou o piloto da W2V Motosports.
Para Matthieu Lussiana, o pódio teve sabor especial após a notável recuperação. "Esse pódio para mim foi como uma vitória. O desgaste foi muito intenso. Eu iria tentar mais, mas optei por manter a posição para chegar bem. Estou muito feliz porque não pensava em chegar ao pódio. Vamos ajustar para a próxima corrida", completou o francês da Cesar Barros Racing.
Resultados das demais categorias
Nas outras categorias disputadas, Julio Fortunato, da Sport Plus Racing, levou a melhor na 1000 EVO, com Manow Martins (Pioneiro Motonil Motors) em segundo e Ricardo Fox (Biefferacingteam Triumph Castrol) completando o pódio.
Na 1000 Light, Wesley Lima conquistou a vitória pilotando pela Sport Plus Racing. Luis Ferraz, do Team Brasil, ficou com a segunda posição, enquanto Paulo Grochoski, da Xmotox Evo, garantiu o terceiro lugar no pódio.
Fonte: Grelak Comunicação - Carlos Rossi/ Kabé
___________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Fast School Copa HB20, Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.