Driver Development Experience: vencedor disputará etapas de Pro Late Model em 2026

Nesta terça-feira (9), seis jovens pilotos brasileiros deram o primeiro passo no Nascar Driver Development Experience, programa oficial da Nascar Brasil voltado à preparação de talentos para o cenário internacional. A seletiva aconteceu na Pilotech, em São Paulo, e marcou o início do processo de avaliação que definirá os participantes da programa nos Estados Unidos em outubro.

(Da esquerda para a direita: Alfredinho Ibiapina, Felipinho Tozzo, Gabryel Romano, Victor Andrade, Gui Backes e Tito Giaffone)

Foto: Luciano Santos / SiGCom

Ao longo do dia, os candidatos passaram por uma bateria integrada de avaliações psicotécnicas, físicas, sensoriais e em simuladores de corrida, mapeando competências determinantes para a performance dentro e fora da pista — como força, resistência, raciocínio rápido, reflexos e tomada de decisão sob pressão.

“O Driver Development é a tradução do que a Nascar Brasil acredita: mérito, método e oportunidade. A seletiva é rigorosa, os indicadores são objetivos e a premiação uma chance real do piloto mostrar seu talento.” — Thiago Marques, representante da Nascar Brasil.

Objetivo

O programa tem como objetivo preparar pilotos jovens, já presentes no grid da Nascar Brasil, para futuras oportunidades em categorias internacionais, com foco na Xfinity Series e, a longo prazo, na chegada à Nascar Cup Series.

Quem pode participar?

Atuais pilotos da Nascar Brasil de 16 a 21 anos que competem na categoria.  

Seletiva

Os quatro pilotos mais bem classificados terão preferência de inscrição para a etapa internacional do programa, que acontece de 10 a 18 de outubro nos Estados Unidos, incluindo atividades em Charlotte, visitas técnicas, vivência nos bastidores da Nascar e um dia de treinos em um circuito oval com carro da Late Model.

O vencedor

Quem se destacar na segunda fase do programa será premiado com participações em corridas oficiais da categoria Pro Late Model em 2026. Essa premiação equivale a quase meio milhão de reais.   

Experiências

Gabriel Casagrande, campeão da Nascar Brasil 2024, viveu dias inesquecíveis ao acelerar em um oval americano e sentir de perto a emoção da Nascar. Agora, ele manda o recado para os jovens talentos brasileiros que estão começando essa jornada: “muita sorte e sucesso nessa caminhada!”.

“Foi uma experiência sensacional nos Estados Unidos, poder correr em um dos carros de uma das categorias da NASCAR, em um oval de verdade com uma inclinação muito bacana, poder conhecer tudo por lá e aprender. Estou um pouco mais velho, mas desejo muita sorte para os jovens pilotos brasileiros que estão entrando, que eles possam ter muito sucesso por lá para termos um piloto brasileiro para torcemos por aqui”, disse Gabriel Casagrande (Ford Mustang #83/MX Vogel).

A Nascar Brasil Series conta com o patrocínio da Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. Montadoras da competição: Chevrolet e Ford.

Fonte: SIG Comunicação - Silvana Grezzana Santos

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Próximo
Próximo

Campeonato Brasileiro de Kart tem inscrições abertas e programação divulgados para edição do Beto Carrero