Disputa quente em Cascavel-PR aproxima F1600 da reta final do campeonato
A 8ª etapa da temporada 2025 do Fórmula 1600 viajou 920 km até o município de Cascavel no Paraná para se apresentar pela primeira vez na história de um dos mais velozes e desafiadores circuitos do nosso automobilismo.
Foto: Divulgação
Rápido durante os treinos livres, JP Morato (Fênix) cravou a pole position com o tempo de 1min13s811 o atual líder na divisão Super, o bicampeão Marcel Fachini (Juka Motors) que ficou à 0s306 dividindo a primeira fila.
Na divisão Light o mais rápido foi Lucas Monteiro (Alfia Racing) seguido por Edson Shimidt (Rosset Racing) e Dante Monteiro (San Race); os dois primeiros estão na luta direta pelo título da categoria de entrada da Fórmula 1600. Já na Master coube ao piloto estreante, porém da casa ficar com o melhor tempo: Odair dos Santos (Juka Motors) fez sua estreia na categoria e mostrou conhecer os segredos do Autódromo Zilmar Beux.
Na corrida 1 realizada no sábado (20), Morato e Fachini travaram ótima disputa com diversas trocas de posição e curvas lado à lado, até o atual campeão rodar na famosa curva do bacião, uma das mais desafiadoras do circuito feita em alta velocidade logo após a reta principal.
O piloto da cidade de Amparo no interior paulista conseguiu retornar à pista, mas já não havia mais como lutar pela vitória; com isso JP Morato assinou sua segunda vitória na divisão principal – esse é o primeiro ano do piloto que ficou com o título da divisão Light em 2024.
Na divisão Light, Lucas Monteiro ficou com a vitória seguido pela dupla da Juka Motors, Gabriel Souza e Guilherme Fraga; Odair dos Santos, mesmo rodando, conseguiu se recuperar e subir no degrau mais alto do pódio na divisão Master em sua corrida de estreia.
Perto do tricampeonato, Fachini escreve o nome em cascavel
Na última corrida válida pela 8ª etapa já realizada no domingo (21), Marcel Fachini precisou vir do meio do grid e fazer uma corrida sem erros para assumir a liderança e receber a bandeira quadriculada à frente de JP Morato, o segundo colocado; com a vitória (a oitava na temporada), o piloto do carro #4 da Juka Motors precisa somar apenas 8 pontos nas próximas corridas para confirmar o título.
Se na divisão Super o título caminha para sua definição, na Light a repetição da vitória de Lucas Monteiro deu um fôlego para o piloto na liderança, ainda mais com a rodada de Shimidt que luta diretamente pela taça e cruzou a linha de chegada em 4º lugar.
Quem fez uma corrida constante nessa etapa foi Gabriel Souza, piloto do carro #55 da Juka Motors que faz seu primeiro ano completo na categoria e mostra grande evolução nessa reta final da temporada, conquistando dois segundos lugares em Cascavel.
O jovem Leo Tafner de apenas 14 anos de idade também mostrou rápida adaptação ao circuito paranaense, andando forte e fechando a corrida 2 na 3ª colocação, seu melhor resultado na temporada.
O experiente Rogério Teixeira (ART Racing) conquistou a vitória na divisão Master e saiu de Cascavel consolidado na liderança em busca do bicampeonato já que se sagrou campeão em 2023. O piloto da casa, Odair dos Santos ficou com a segunda colocação e José Ambrósio (Alfia Racing) fechou na terceira colocação.
A próxima etapa está marcada para os dias 15 e 16 de novembro no Autódromo Velocitta em Mogi Guaçu (SP), penúltima etapa da temporada de 2025. A grande final acontecerá no Autódromo de Interlagos (SP) nos dias 20 e 21 de dezembro.
Fonte: Vitor Garcia - VG3/Assessoria
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.