Com grid lotado, Turismo Nacional promete grande temporada em 2025
A Turismo Nacional está às vésperas de escrever mais um capítulo emocionante em sua história, iniciada em 2017, e vai abrir a temporada 2025 neste fim de semana (3 e 4 de maio) no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP). Conhecida por ser a categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a TN traz no seu DNA o verdadeiro “automobilismo raiz” com grandes corridas, disputas incríveis lado a lado e chegadas cinematográficas. Tais características serão ainda mais perceptíveis ao longo deste nono campeonato, que se destaca mesmo antes do seu início pelo grid lotado, formado por 36 carros e 44 pilotos.
Foto: Duda Bairros/Vicar
Uma das justificativas para uma escalação tão robusta é o envolvimento da Vicar como promotora da Turismo Nacional desde 2021. A partir deste período, a competição ganhou corpo, evoluiu de maneira notável em profissionalismo e tornou-se ainda mais relevante no cenário do automobilismo brasileiro. Inovações como a adoção de um powertrain padronizado, o chamado Kit Audace — composto por motor 2.0 e câmbio paddle-shift, acionado por borboletas — resultaram em um número baixíssimo de quebras e ampliou o equilíbrio de forças na categoria.
Em 2025, a TN traz um novo pacote técnico que possibilitará aos carros tempos cerca de 4s mais rápidos em relação aos aferidos até o ano passado. A “categoria mais raiz do Brasil” passará a usar câmbio de competição especialmente desenvolvido pela francesa SADEV e passará a contar com o fornecimento de pneus da sul-coreana Hankook, que vai entregar compostos semi-slicks mais eficientes. A composição do pacote proporcionará aos pilotos uma guiada mais prazerosa, divertida e agressiva.
Promoção à Stock Light
Outro grande atrativo da Turismo Nacional nesta nova temporada é a gama de premiações oferecidas pelo Grupo Veloci, controlador da Vicar. Desde o ano passado, o campeão Overall A da categoria recebeu incentivos para ascender ao grid da Stock Light. O primeiro agraciado foi o mato-grossense Ernani Kuhn, que conquistou o título geral e também as taças de campeão Sprint e Endurance em 2024 e subiu para a divisão de acesso à BRB Stock Car Pro Series como piloto da MTK Racing Team.
Para 2025, a novidade é que campeão e vice no campeonato Overall na categoria A receberão incentivos para ampliar os horizontes da carreira. O vencedor do campeonato geral — soma dos pontos obtidos em todas as etapas, Sprint e Endurance —, vai subir para a Stock Light em 2026. Já o vice-campeão terá a oportunidade de trilhar os caminhos do automobilismo internacional e receberá incentivos para ascender ao TCR South America Banco BRB, categoria que acelera com alguns dos carros mais tecnológicos do continente e que permite o crescimento em nível global com o alcance ao FIA TCR World Tour, o calendário mundial da franquia.
Programação e transmissão
As atividades oficiais da Turismo Nacional em Interlagos começam nesta semana, quando serão realizados testes coletivos, além dos treinos livres que abrem de vez a etapa de abertura do campeonato, disputado no formato habitual de corridas sprint.
A programação reúne sessão classificatória na sexta-feira, além de quatro corridas no sábado, sendo duas pela manhã e outras duas no período da tarde. O lendário traçado de 4.309 metros será palco de mais duas provas para fechar o cronograma no domingo.
A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio do canal por assinatura BandSports e também no próprio canal da categoria no YouTube.
Grid por equipes e pilotos (36 carros e 44 pilotos)
Auto Racing
João Cardoso, A (RS) – Chevrolet New Onix #109
Neto Datti, B (SP) – Chevrolet New Onix #777
GRacing Motorsport
Luiz Sena Jr., A (RS) – Hyundai HB20 #97
Marcel Jorand, A (RJ) – Hyundai HB20 #16
Gabriel Moura, B (SC) – Hyundai HB20 #86
Luiz Veras, B (DF) – Hyundai HB20 #22
CAR Racing
Alberto Cattucci, A (SP) – Chevrolet New Onix #808
Adilson Jr., A (SP)/ Walmir Jr., A (SP) – Chevrolet New Onix #3
Renzo Zambolini, A (SP) – Chevrolet New Onix #117
Ale Xavier, B (PR) – Chevrolet New Onix #5
Diego Lozov, B (SP)/Rodrigo Gil, B (PR) – Chevrolet New Onix #43
Vasco Pedro, B (POR) – Chevrolet New Onix #931
GS Sports
Guilherme Sirtoli, A (PR) – Chevrolet New Onix #65
Marcus Índio, A (SP)/Murilo Fiore, B (PR) – Chevrolet New Onix #25
Bia Martins, B (PB)/Maria Luiza Bedin, B (SC) – Chevrolet New Onix #55
WC6 Motorsport
Daniel Nino, A (RJ) – Peugeot 208 #18
Pedro Bürger, A (SP) – Chevrolet New Onix #66
Eduardo Fuentes, A (RS)/Wanderson Freitas, A (MG) – Chevrolet New Onix #225
Pein Competições
Augusto Sangalli, B (SP) – Chevrolet New Onix #88
Brandão Motorsports
Edson do Valle, A (RS)/José Vitte, A (SP) – Chevrolet New Onix #46
Jairo Andrade, B (GO) – Chevrolet New Onix #8
José Neto, B (GO) – Volkswagen Polo #93
Paulo Fernando, B (BA) – Chevrolet New Onix #125
Renata Camargo, B (SP) – Chevrolet New Onix #37
Manzini
André Bragantini Jr., A (SP) – Peugeot 208 #1
Caio Cunha, B (ES)/Domenico Largura, B (SP) – Peugeot 208 #177
Douglas Mattos, B (RJ) – Peugeot 208 #71
Pietro Nalesso, B (RJ) – Peugeot 208 #23
Victor Manzini, B (SP) – Peugeot 208 #15
Porthack Racing
Dorivaldo Gondra Jr., A (PE) – Volkswagen Polo #121
AGB
Nico Dall’Agnol, B (RS) – Chevrolet New Onix #7
Roger Racing
Alexandre Bastos, A (SC) – Toyota Yaris #116
Maranatha Racing
Pablo Alves, A (PA) – Chevrolet New Onix #33
Renato Braga, A (GO) – Chevrolet New Onix #555
Landerson Competições
Beto Pontes, A (CE)/Maurizio Sandro Sala, A (SP) – Chevrolet New Onix #90
Lutianne Soares, A (CE) – Chevrolet New Onix #999
Os números da Turismo Nacional 2025
36 carros
44 pilotos (23 A; 21 B)
5 marcas (Chevrolet, Peugeot, Hyundai, Volkswagen e Toyota)
Pilotos oriundos de 13 estados (cinco regiões), mais Distrito Federal e Portugal
Localidades representadas: Bahia (1); Ceará (2); Distrito Federal (1); Espírito Santo (1); Goiás (3); Minas Gerais (1); Pará (1); Paraíba (1); Paraná (4); Pernambuco (1); Portugal (1); Rio de Janeiro (4); Rio Grande do Sul (5); Santa Catarina (3); São Paulo (15).
Fonte: Vicar