Celso Neto será piloto da Stallion Motorsports em estreia histórica da equipe na IMSA em 2026

A presença brasileira no automobilismo norte-americano ganha um capítulo histórico. A Stallion Motorsports, equipe fundada em Orlando e liderada por brasileiros, confirmou estreia na temporada 2026 da IMSA Michelin Pilot Challenge, na categoria TCR, e terá a bordo do novo CUPRA Leon VZ TCR, um dos nomes mais promissores da nova geração de pilotos do país: o baiano Celso Neto.

Foto: KMCom/Divulgação

Com isso a Stallion, anunciada dias atrás, se torna a primeira equipe de propriedade integralmente brasileira a disputar uma temporada completa da classe TCR na IMSA Michelin Pilot Challenge, fortalecendo a presença verde e amarela em um dos principais palcos do automobilismo mundial.

Neste ano de 2025, Celso Neto encerrou a competição, correndo pela equipe Precision Racing LA, na qual protagonizou um dos desempenhos mais consistentes da categoria. Foram três pódios, incluindo um resultado expressivo já na prova de estreia, em Daytona, com o terceiro lugar, além da segunda colocação em Indianápolis, dois dos templos do automobilismo no planeta.

Pilotando ao lado do norte-americano Ryan Eversley, Celso acumulou 2550 pontos, terminando o campeonato na quarta colocação da classificação de pilotos da TCR, consolidando seu nome entre os grandes talentos da categoria.

“A temporada com a Precision Racing LA foi especial demais”, afirmou Celso. “Guiar ao lado do Ryan Eversley foi uma oportunidade enorme. Aprendi todos os dias, na pista, no acerto, na postura. Sou muito grato à equipe por todo o suporte e desejo sucesso a eles. Foi um ciclo importante na minha carreira.”

Agora, Celso inicia um novo e ousado projeto: defender as cores de uma equipe que carrega a bandeira do Brasil dentro da IMSA, pilotado um carro espanhol, mas que é produzido sobre a mesma plataforma do Audi, carro com o qual Neto pilotou neste ano de 2025, em todas as etapas da categoria.

“O novo Cupra Leon VZ TCR é a evolução da plataforma Audi. É como se fosse um Audi de terceira geração. Já me sinto em casa. É a combinação perfeita para aproveitar tudo o que aprendemos na temporada 2025”, revelou Neto. 

Criada com o propósito de unir a criatividade, a técnica e o espírito competitivo do automobilismo brasileiro ao ambiente altamente profissional da IMSA, a Stallion prevê em seu planejamento apenas um carro Cupra Leon VZ TCR em 2026 e a expansão para dois carros em 2027.

À frente desse projeto está o engenheiro e empresário Pedro Moises, figura conhecida no endurance brasileiro e no paddock internacional.

“Ingressar na IMSA representa tanto um sonho quanto uma responsabilidade”, afirmou Moises. “Nosso objetivo não é apenas competir, mas construir uma ponte duradoura entre as comunidades automobilísticas do Brasil e dos Estados Unidos. A IMSA representa profissionalismo, competição e paixão. Tudo o que a Stallion Motorsports busca representar.”

“Ver uma equipe genuinamente brasileira chegar à IMSA Michelin Pilot Challenge me enche de orgulho”, completou Celso Neto. “Representar esse projeto, fazer parte dessa história e ajudar a construir algo grande para o Brasil no automobilismo internacional é uma alegria enorme. Estamos trabalhando para colher frutos muito positivos juntos.”

A Michelin Pilot Challenge é um campeonato com provas de longa duração disputadas em duplas, em que estratégia, entrosamento e ritmo constante são fundamentais para o sucesso. Celso Neto já está confirmado na competição, mas ainda aguarda a definição de quem será seu companheiro de equipe para a temporada 2026. A expectativa é grande para saber quem dividirá o Cupra Leon VZ TCR com o brasileiro em mais esse importante passo de sua carreira internacional.

A estreia da equipe em 2026 está marcada para acontecer na abertura da temporada, durante a semana do Rolex 24 na pista de Daytona, em janeiro.

IMSA Michelin Pilot Challenge

A competição apresenta veículos GT4 e TCR derivados de modelos de produção, competindo em um formato de múltiplas categorias, em provas de 2 a 4 horas de duração, passando por circuitos como Daytona, Sebring, Watkins Glen, Indianápolis e Road Atlanta, Laguna Seca. 

Organizada pela International Motor Sports Association (IMSA), conta com um calendário de 10 etapas, geralmente realizadas em conjunto com os eventos do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

A Michelin Pilot Challenge destaca carros bastante próximos aos modelos vistos nas ruas, divididos em duas categorias distintas: Grand Sport (GS) e Touring Car (TCR).

Fonte: Kako Marques / KMCom Assessoria

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

João Cardoso mira vitória e segue na briga pelo título da Turismo Nacional em Cuiabá

Próximo
Próximo

É tudo ou nada: Vice-líderes partem em busca da taça na etapa decisiva do MBR 2025