Cascavel estreia na Fórmula 1600 e pode definir primeiro campeão da temporada 2025
A maior categoria de fórmula do Brasil, a Fórmula 1600, encara neste fim de semana um desafio inédito: correr pela primeira vez no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A 8ª etapa da temporada de 2025 pode definir o primeiro campeão do ano.
Foto: Divulgação / Carlos Rossi
Quem chega com chances de título é Marcel Fachini (Juka Motors), que depende apenas de si. Caso vença as duas corridas, o piloto de Amparo (SP) garante o tricampeonato da divisão Super, independentemente da posição do vice-líder JP Morato (Fênix). Qualquer outro resultado adiará a decisão para a penúltima etapa, marcada para novembro, no Autódromo Velocitta.
“Nunca andei em Cascavel! Por isso quero me achar o mais rápido possível nessa nova pista para ser no mínimo razoável e entender como funciona por lá”, comentou Fachini, que soma sete vitórias nesta temporada.
Morato, embalado pela vitória no Velocitta, também encara o desafio da estreia na pista paranaense. “Falam que é uma pista bem rápida, onde a coragem conta bastante. Trabalhamos muito no acerto do carro e espero colher bons frutos em Cascavel”, destacou o piloto do carro #52.
O paranaense Luiz Brambila, que divide o carro #69 da Alfia Racing com Guilherme Barbosa, traz a experiência de outras categorias no autódromo. “É uma das pistas mais desafiadoras que já tive o privilégio de correr. É de velocidade média muito alta, exigirá bastante dos motores e da habilidade dos pilotos. Espero disputas alucinantes, com o pelotão andando junto pelo vácuo”, analisou.
A disputa também promete emoção nas outras divisões. Na Light, Edson Shimidt (Rosset Racing) lidera com nove pontos de vantagem sobre Lucas Monteiro (Alfia Racing). Já na Master, Alexandre Bonilha (Juka Motors) soma 181 pontos, contra 176 de Rogério Teixeira (ART Racing) e 170 de Edu Dias (Old Monkey Racing).
Destaque entre os jovens, Dante Monteiro, em sua temporada de estreia, já conquistou duas vitórias e estreia pela San Race. “Espero muitas disputas de posição, já que a pista é bem rápida. Também será um fim de semana de adaptação ao novo carro, mas acredito em boas lembranças”, afirmou o piloto.
A programação começa na sexta-feira (18) com os treinos livres. No sábado (19) acontece a classificação e a primeira corrida, às 13h45. No domingo (21), a etapa se encerra com a segunda prova, às 11h15.
A Fórmula 1600 tem o apoio de Forza Sport, Zeus Consultoria, Sparco, RPC Racing Driver Equipment, ABTEC Engenharia e Lindoya Brasil.
PROGRAMAÇÃO – 8ª ETAPA – F1600 TEMPORADA 2025
19/09 – SEXTA-FEIRA
08h30 – 09h00 – 1º Treino Livre
12h20 – 12h50 – 2º Treino Livre
20/09 – SÁBADO
08h20 – Classificatório
12h15 – Corrida 1
21/09 – DOMINGO
08h20 – Corrida 2
Fonte: Vitor Garcia/VG3 - Assessoria
______________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.