Cadillac conquista dobradinha histórica nas 6 Horas de São Paulo do WEC; Dudu Barrichello vai ao pódio

A etapa de Interlagos do Mundial de Endurance (FIA WEC), disputada neste domingo (13), marcou uma reviravolta na temporada 2025. Em um fim de semana de desempenho impecável, a Cadillac conquistou sua primeira vitória no campeonato — e não apenas isso: garantiu uma dobradinha inédita na categoria Hypercar, superando gigantes como Ferrari e Porsche em uma das provas mais aguardadas do ano.

Foto: FIA WEC/Reprodução

O protótipo #12, pilotado por Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, completou 242 voltas e venceu com folga as 6 Horas de São Paulo. Logo atrás, cruzou a linha de chegada o Cadillac #38, conduzido por Earl Bamber, Sébastien Bourdais e Jenson Button. Completando o pódio, o Porsche #5 da equipe Penske, com Julien Andlauer e Michael Christensen, também teve atuação consistente durante toda a prova.

A Ferrari, que vinha de quatro vitórias consecutivas, viveu um fim de semana para esquecer. Nenhum de seus carros avançou à Hyperpole na classificação e, na corrida, o melhor resultado foi apenas a oitava colocação do carro #83. As Ferrari #51 e #50, que lideravam o campeonato de pilotos, ficaram fora da zona de pontuação, permitindo que a Cadillac se aproximasse perigosamente na tabela e recolocando a Porsche na briga pelo título.

Na categoria LMGT3, outra surpresa: a Lexus venceu pela primeira vez na temporada. A vitória ficou com o carro #87 da Akkodis ASP, pilotado por José María López, Clemens Schmid e Răzvan Umbrărescu, coroando o esforço da equipe em sua estreia no WEC. O resultado coloca mais emoção na disputa da classe de Gran Turismo, que vem crescendo em competitividade ao longo do ano.

Além do espetáculo na pista, a etapa de São Paulo foi um sucesso de público e estrutura, com milhares de fãs presentes no Autódromo de Interlagos e ativações de grandes marcas do automobilismo internacional. O evento também marcou a participação de nomes brasileiros importantes, como Augusto Farfus e Dudu Barrichello, que brilhou na pole da LMGT3 e chegou na terceira colocação na LMGT3.

Foto: FIA WEC/Reprodução

A próxima etapa do WEC 2025 será em setembro, no Lone Star Le Mans, nos Estados Unidos.

Resultados – Categoria Hypercar

1.º lugar: Cadillac #12 (Lynn, Nato, Stevens) – 242 voltas
2.º lugar: Cadillac #38 (Bamber, Bourdais, Button) – 242 voltas
3.º lugar: Porsche #5 (Andlauer, Christensen) – 242 voltas
4.º lugar: Porsche #6 (Estre, Vanthoor) – 241 voltas
5.º lugar: BMW #20 (Van der Linde, Rast, Wittmann) – 241 voltas
6.º lugar: Peugeot #94 (Duval, Jakobsen) – 240 voltas
7.º lugar: Peugeot #93 (Jensen, di Resta) – 240 voltas
8.º lugar: Ferrari #83 (Hanson, Kubica, Ye) – 240 voltas
9.º lugar: Alpine #36 (Gounon, Makowiecki, Schumacher) – 240 voltas
10.º lugar: Proton #99 (Jani, Pino, Varrone) – 240 voltas
11.º lugar: Lamborghini #63 (Caldarelli, Kvyat, Mortara) – 238 voltas
12.º lugar: Isotta Fraschini #11 (Serra, Scherer, Marciello) – 237 voltas
13.º lugar: Alpine #35 (Chatin, Milesi, Habsburg) – 237 voltas
14.º lugar: BMW #15 (Farfus, De Phillippi, Yelloly) – 234 voltas
15.º lugar: Lamborghini #19 (Bortolotti, Grosjean, Cairoli) – 233 voltas
16.º lugar: Toyota #7 (Kobayashi, Conway, De Vries) – 199 voltas (não completou)
17.º lugar: Toyota #8 (Buemi, Hartley, Hirakawa) – 158 voltas (não completou)
18.º lugar: Ferrari #50 (Fuoco, Molina, Nielsen) – 140 voltas (abandonou)
19.º lugar: Ferrari #51 (Pier Guidi, Calado, Giovinazzi) – 96 voltas (abandonou)

Resultados – Categoria LMGT3

1.º lugar: Lexus #87 (López, Schmid, Umbrărescu) – 216 voltas
2.º lugar: Corvette #81 (Andrade, Eastwood, van Rompuy) – 216 voltas
3.º lugar: Aston Martin #10 (Barrichello, Hasse-Clot, McIntosh) – 216 voltas
4.º lugar: Porsche #92 (Ried, Shahin, Lietz) – 215 voltas
5.º lugar: McLaren #59 (Sorensen, Barnicoat, Goethe) – 215 voltas
6.º lugar: Aston Martin #27 (Riberas, Gunn, James) – 215 voltas
7.º lugar: Porsche #91 (Al Harthy, Bachler, Malykhin) – 215 voltas
8.º lugar: Ford Mustang #88 (Priaulx, Grosvenor, Mitchell) – 214 voltas
9.º lugar: Lamborghini #85 (Costantini, Di Folco, Nemoto) – 214 voltas
10.º lugar: McLaren #95 (Fagg, Penttinen, Ramos) – 213 voltas
11.º lugar: Lamborghini #60 (Burton, Basz, Iribe) – 213 voltas
12.º lugar: Porsche #86 (Jefferies, Al Qubaisi, Poulton) – 212 voltas
13.º lugar: Ferrari #54 (Flohr, Castellacci, Rigon) – 212 voltas
14.º lugar: Ford Mustang #77 (Assenheimer, Mies, Gounon) – 211 voltas
15.º lugar: Ferrari #55 (Mann, Nielsen, Rovera) – 204 voltas
16.º lugar: BMW #31 (Feller, Farfus Jr., Verhagen) – 191 voltas
17.º lugar: Lexus #78 (Watanabe, Alesi, Okusa) – 190 voltas
18.º lugar: BMW #46 (Vanthoor, Rossi, Martin) – 156 voltas
19.º lugar: Ferrari #155 (Perel, Hommerson, Hartshorne) – 147 voltas

Fonte: FIA WEC | Texto: Redação Curva do S

__________________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.

Anterior
Anterior

Beto Monteiro "varre" etapa de Cascavel na Copa Truck Petrobras

Próximo
Próximo

Stock Car confirma Curvelo para a quinta etapa da temporada 2025