Brasileiro Kiko Porto conquista pole e vitória em sua estreia na pista de Toronto e lidera no IMSA VP Racing
O piloto brasileiro Kiko Porto (Toyota Gazoo Racing / Banco Daycoval / MC Games / Equipe: Rafa Racing) mostrou adaptação impressionante em sua primeira vez no traçado canadense do Canadian Tire Motorsport Park, em Toronto. Na quarta etapa da temporada da IMSA VP Racing Sportscar Challenge, o pernambucano não apenas se familiarizou rapidamente com a pista, como também conquistou a pole position e venceu a corrida de sábado (12). Já no domingo (13), a segunda prova do fim de semana acabou cancelada devido às chuvas.
Foto: KMCom / Rafa Racing Team
Defendendo as cores da equipe Rafa Racing Team, Porto segue firme na liderança da categoria GSX ao volante do Toyota GR Supra número 8. O piloto de Pernambuco demonstrou consistência e velocidade desde os treinos livres, quando liderou a segunda sessão com boa margem sobre o segundo colocado.
No treino classificatório, Kiko Porto cravou o tempo de 1min22seg699, garantindo a pole position para a primeira corrida. A marca estabelecida pelo brasileiro foi suficiente para largar na frente do pelotão em uma pista que conheceu apenas nos últimos dias.
A primeira prova, realizada no sábado (12), foi de total domínio do brasileiro. Porto liderou de ponta a ponta os 45 minutos de corrida, sempre mantendo boa vantagem sobre seus concorrentes. Além da vitória, Kiko registrou a volta mais rápida da categoria GSX e completou 30 voltas no traçado canadense.
"Foi uma vitória de ponta a ponta. Super importante para o campeonato, tivemos um probleminha no primeiro treino livre, mas fizemos um bom acerto no segundo", celebrou Kiko Porto após cruzar a linha de chegada. O desempenho excepcional do brasileiro não se limitou apenas à primeira corrida. No treino classificatório, Porto também cravou a segunda melhor volta de sua categoria, com o tempo de 1min22seg714, assegurando a pole position para a segunda prova do fim de semana que ocorreria no domingo (13), mas que acabou cancelada por conta do clima.
"Infelizmente a corrida dois foi cancelada, a gente teve muita chuva, com muito raio, no horário da nossa corrida. Quando a chuva parou, já tinha começado a corrida principal do fim de semana. Adiaram nossa categoria para o fim da tarde, mas por problemas logísticos, já que a gente está no Canadá, e tudo mais, a categoria resolveu cancelar a prova”, explicou o piloto.
A IMSA - International Motor Sports Association - emitiu uma nota oficial sobre o cancelamento, informando que "após uma avaliação cuidadosa da logística da equipe – incluindo viagens internacionais e requisitos de travessia de fronteira – foi tomada a decisão de adiar a corrida de hoje." A decisão levou em consideração as complexidades envolvidas no deslocamento internacional das equipes e os prazos necessários para os procedimentos de fronteira.
“Ainda não se sabe se a gente vai ter os pontos de largada, já que eu ia largar a pole, ou se essa corrida vai ser realizada na próxima etapa na Virginia, daqui a 6 semanas. De qualquer forma, quero agradecer a torcida de todos, foi legal demais. Primeira vitória no Canadá e vamos para a próxima", completou o piloto brasileiro.
Assim, Kiko Porto segue líder da VP Racing Sportscar Challenge e se prepara para a penúltima etapa da temporada 2025, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto no Virginia International Raceway, na cidade de Alton, no estado americano da Virginia, onde buscará ampliar sua vantagem na luta pelo título da categoria.
Fonte: Kako Marques / KMCom Assessoria
__________________________________________________________________________________________________
*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Sigma e Cristal Seguros.