Brasileiro de Kart inicia edição histórica e com recorde de inscrições no Beto Carrero

O Campeonato Brasileiro de Kart da CBA iniciou nesta terça-feira (18) sua 60ª edição no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC), finalizando no sábado (22), marcada pelo recorde histórico de mais de 600 inscrições divididas em dois grupos. A fase inicial abriu os treinos do Grupo 1 e confirma o evento como o maior e mais tradicional do kartismo nacional, reunindo 22 categorias na disputa pelos títulos de 2025.

Foto: Gilmar Rose/Divulgação

É no kart que o piloto aprende, ainda criança, os fundamentos que levará para toda a carreira: o traçado perfeito, o ponto exato de frenagem, a sensibilidade no acelerador, a coragem nas ultrapassagens. É o alicerce que revela grandes campeões, como os tricampeões da Fórmula 1 Nelson Piquet e Ayrton Senna, que começaram suas carreiras no kart.

Com o recorde de mais de 600 inscrições nos dois grupos, a edição deste ano no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC), é ainda mais especial devido a este marco, que supera o recorde anterior (545 inscrições no Brasileiro de Kart de 2021 também na pista catarinense).

E o novo capítulo desta história começou a ser escrito nesta terça-feira (18) com a realização dos primeiros treinos livres para o Grupo 1, que reunirá até sábado (22) as categorias Mini, OKN Júnior, Novatos, OKN, Sênior AM X30, Sênior PRO X30, OKN Master, Super Sênior, Grand Super Sênior, Sênior 60+, Shifter Graduado, Shifter Sênior e Shifter Super Sênior.

Na próxima semana, entre os dias 24 e 29, serão definidos os campeões do Grupo 2, com a disputa pelos títulos da Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Novatos, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior e F4 60+. Todas as disputas acontecerão no traçado de 1.200 metros (sentido horário).

As corridas classificatórias, Super Classificatórias e Finais dos dois grupos poderão ser acompanhadas ao vivo no Youtube CBA Kart e também nos portais CATVE e Metrópoles. As Finais também serão exibidas no Bandsports.

“Alcançar mais de 600 inscrições em um evento nacional de kart é, sem dúvida, um marco histórico. Mais do que um número expressivo, esse resultado evidencia o trabalho contínuo da atual gestão da CBA pelo crescimento e fortalecimento do kartismo brasileiro, e, nesta edição, também reflete a dedicação e a parceria da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina”, destacou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

“A 60ª edição chega ainda com importantes novidades técnicas e desportivas. Entre elas, a estreia dos motores OKN no Brasileiro de Kart — uma iniciativa da CBA que traz ao país o que há de mais moderno no kartismo mundial em termos de motorização”, completou Carcasci.

Para celebrar a data, a primeira semana do evento ainda contará com uma homenagem aos dois primeiros campeões brasileiros de kart: o paulista Affonso Giaffone Jr. (categoria 125 cc) e o carioca Lucio Modi (100 cc) receberão da CBA uma placa de reconhecimento por suas conquistas e pioneirismo na disputa do Brasileiro de 1964, que contou com três etapas: em Belo Horizonte (MG), Ribeirão Preto (SP) e no Aterro da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).

22 títulos em jogo e muita adrenalina

Os maiores campeões nacionais da modalidade, pilotos de todo o Brasil e kartistas de outros países estarão na briga pelos títulos de 22 categorias.

O carioca Olin Galli, o maior campeão do evento e detentor de 15 títulos Brasileiros, já está confirmado em duas categorias: F4 Graduado e OKN. O conterrâneo André Nicastro, com 12 títulos, disputará a Sênior Pro, a Shifter Graduado e a Super Sênior.

Entre as inscrições, quase 100 são de pilotos naturais de Santa Catarina e vão em busca de bons resultados com o apoio da torcida, correndo em casa. Além disso, mais de 170 são inscrições de pilotos afiliados à FAUESC.

A competição também contará com 11 mulheres: Anna Luiza Pimpão (F4 Novatos), Anna Paula Martins (F4 Novatos), Barbara Estevo (Novatos), Eloisa Chefer (F4 Júnior), Gabriela Manzato (F4 Novatos), Isabelly Melniski (F4 Júnior), Juliana Petruschky (F4 Sênior), Manuella Bernadelli (F4 Júnior), Marcella Assumpção (F4 Júnior e OKN Júnior), Maria Luiza Machado (F4 Novatos) e Marina Brandão (Cadete e Mini).

Até o momento, além do Brasil, mais três países contam com representantes inscritos: Argentina (Valentino do Santos na Mirim, Maximo Toviggino na OKN, Francisco Morgenstern e Felipe Morgenstern, ambos na Cadete, e Alejo Caracoche na F4 Júnior e OKN Júnior), Paraguai (Nelson Sosa na Mini e Cadete, Francisco Britez na Cadete, Pablo Vera na F4 Novatos e Alexander Montiel na F4 Júnior) e Suécia (Beppe Askerbo na Grand Super Sênior).

Inaugurado em 2011, o Kartódromo Internacional Beto Carrero é um dos mais completos e estruturados do país e já recebeu três edições do Brasileiro de Kart (2012, 2017 e 2021) e duas da Copa Brasil (2019 e 2023).

Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (Copa Brasil e Brasileiro de Kart) contam com o patrocínio do Banco BRB, o "Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro", e MG Pneus.

PROGRAMAÇÃO
GRUPO 1:

https://www.dropbox.com/scl/fi/vns3icwokog8vv9rovt19/PROGRAMA-O-OFICIAL-VERS-O-III-60-CAMPEONATO-BRASILEIRO-DE-KART-2025-G-I.pdf?rlkey=rxmmzxrdpcnwtzyxco47fzzfs&dl=0 

GRUPO 2:

https://cba.org.br/upload/downloads//600/programacao-oficial-versao-i-60-ordm-campeonato-brasileiro-de-kart-2025-g-ii-.pdf 

Fonte: Comunicação CBA

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Próximo
Próximo

Marcel Fachini confirma tricampeonato da F1600, no Velocitta