Barrichello vence o Capacete de Ouro na Nascar Brasil e categoria celebra finalistas do Driver Development

A noite foi de festa em São Paulo. Durante a 29ª edição do Capacete de Ouro, o prêmio mais tradicional do automobilismo brasileiro, a Nascar Brasil teve dois grandes motivos para celebrar: a vitória de Rubens Barrichello como melhor piloto da categoria e o reconhecimento aos finalistas do Nascar Driver Development 2025.

No evento, realizado na terça-feira (4), Alfredo Ibiapina foi anunciado como o grande vencedor do programa, enquanto Victor Andrade ficou com o segundo lugar — ambos representando a nova geração de talentos formados sob o guarda-chuva da Nascar Brasil.

Considerado o “Oscar” do automobilismo nacional, o Capacete de Ouro é um dos momentos mais aguardados do ano no esporte a motor. Promovido pela Revista Racing desde 1997, o evento reúne grandes nomes das pistas, dirigentes, patrocinadores e pilotos de várias gerações. Realizada na semana do GP do Brasil de Fórmula 1, a cerimônia transforma São Paulo em um ponto de encontro entre o passado e o futuro das corridas.

Os dois finalistas brasileiros do programa, Ibiapina e Andrade, foram homenageados e premiados no palco em um momento de forte simbolismo. Representaram uma nova geração que está construindo sua trajetória dentro e fora do país.

O Nascar Driver Development Experience é um programa internacional de intercâmbio criado pela Nascar norte-americana e suas séries parceiras. Voltado a pilotos de 16 a 21 anos, o projeto oferece uma imersão completa: treinos com carros Late Model, aulas práticas em pistas ovais, mentorias com profissionais da Nascar e visitas técnicas a centros de desenvolvimento.

Nesta edição, cinco jovens representaram o Brasil — Alfredinho Ibiapina, Victor Andrade, Felipinho Tozzo, Gui Backes e Tito Giaffone. Após uma semana intensa em Charlotte (EUA), com treinos, mentorias, media training e visitas técnicas até testes em pista com a Nexxus Racing com patrocínio da Surf USA Mobile, passando por encontros com gigantes como Hendrick Motorsports e Trackhouse Racing, além de conferir de perto um final de semana em Talladega, os dois finalistas foram escolhidos e, na noite desta terça-feira (04), receberam o reconhecimento diante de toda a comunidade do automobilismo.

O campeão conquistou a chance de disputar quatro provas da Pro Late Model em 2026, enquanto o vice participará de duas etapas. Além da experiência em si, a oportunidade é um passo concreto para quem sonha com uma carreira internacional.

“Muito feliz! Representa uma noite muito especial e esperada, estava muito ansioso, mas também confiante. Aproveitei muito o programa, toda a experiência e dei o meu melhor por lá, eu queria muito conquistar essa vaga”, disse Alfredo Ibiapina (Ford Mustang #8/Full Time Sports), logo após o anúncio no palco do Capacete de Ouro.

Sobre os planos para a próxima temporada Alfredinho Ibiapina destacou: “espero continuar sendo competitivo e que também seja um ano muito especial assim como está sendo esse. Já estou ansioso para acelerar os carros novos e por mais esse desafio, que eu tenha uma rápida adaptação, principalmente seguir aprendendo a cada oportunidade em pista e com os pilotos experientes na busca constante por evolução e claro, resultados. Que eu possa renovar com meus patrocinadores Liderança Serviços e Mêntore Bank e que também surjam novas parcerias fruto desse trabalho serão sempre bem vindos. A oportunidade de realizar esse sonho de ir para EUA competir e principalmente aprender é surreal e quem sabe oportunidades se abrirão para uma carreira internacional, o que seria sensacional! E que seja sempre o que Deus quiser, pois confio nele”, acrescentou.

“Fico muito feliz de receber esse prêmio em um evento tão grande como o Capacete de Ouro. Ano que vem será um ano de muitas novidades: teremos um carro novo e agora terei duas corridas no Late Model nos Estados Unidos. Vou trabalhar muito para estar no topo nas duas categorias, para, quem sabe, estar aqui nesta premiação novamente”, completou Victor Andrade (Ford Mustang #22/Full Time Sports), com seu troféu nas mãos.

A noite também foi especial para Rubens Barrichello (Ford Mustang #91/Full Time Sports), que recebeu o Capacete de Ouro como melhor piloto na categoria Nascar Brasil. “Para mim foi mais um momento de desafio. A Nascar surgiu como mais uma oportunidade para um eterno apaixonado. Agradeço ao Thiago Marques por isto, porque é uma modalidade muito gostosa e por ter voltado a vencer em Interlagos. Fico lisonjeado por ganhar mais um título”, disse Barrichello ao receber o troféu.

Em seguida, Thiago Marques, CEO da Nascar Brasil, apresentou o RiSE26, o novo carro da categoria, destacando o avanço tecnológico e o impacto que o modelo representa para o automobilismo nacional. Durante sua fala, Marques explicou a integração entre a NASCAR Brasil e o ecossistema da Nascar americana, ressaltando como a cultura do automobilismo norte-americano vem influenciando o desenvolvimento da série no país. Ele também citou o projeto de construção do primeiro autódromo totalmente oval do Brasil, em Curvelo (MG), como símbolo dessa expansão. Ao comentar sobre o Nascar Driver Development, Marques reforçou a visão de longo prazo da categoria: “Nosso sonho é colocar pilotos brasileiros na Nascar americana. Esse é o propósito do Driver Development e de toda a estrutura que estamos construindo”.

O troféu o vencedor foi entregue por Giovanni Guerra, presidente da CBA - Confederação Brasileira de Automobiismo, e do segundo colocado foi entregue a Victor Andrade por Hilton Mendes, representante da Surf EUA Mobile, patrocinadora do programa. "A SURF USA Mobile é uma operadora americana e tem na Nascar Brasil e na Nascar USA grandes parceiras que trazem credibilidade e visibilidade à marca Surf USA. O investimento em novos talentos tem ligação direta com os valores da nossa empresa e é uma honra fazer parte desse projeto. Estamos certos que esse dois jovens pilotos brilharão em 2026", disse Mendes, ao celebrar o momento no palco.

A Nascar Brasil tem o apoio de Petrobras, Karter, Pirelli, Frum e dos fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. As montadoras oficiais da categoria são Chevrolet e Ford.

Fonte: SIG Comunicação | Fotos: Capacete de Ouro/Divulgação

______________________________________________________________________________________________

*O site Curva do S tem patrocínio de RS Performance, e apoio de Lusso Performance, Ateliêr Auto Center, Clima Solis, Sigma e Cristal Seguros. 

Anterior
Anterior

Nicolas Guth é o primeiro kartista gaúcho homenageado com um Capacete de Ouro

Próximo
Próximo

GP de São Paulo 2025 promete fortes emoções e clima de decisão em Interlagos